Blog

Programa para gerar boleto: o que é e quando vale a pena contratar

31 de outubro de 2021
programa para gerar boleto

Uma das ações que toda pessoa que está empreendendo e tem como objetivo a venda de produto ou serviço faz com frequência é gerar boleto para seus clientes.

Este modelo de pagamento é muito difundido no Brasil e um dos mais utilizados entre os consumidores, seja pessoa física ou até mesmo pessoa jurídica. Afinal, pagar com boleto bancário tem muitos benefícios, como não precisar de crédito no cartão ou ser necessário ter uma conta bancária, por exemplo.

E para ajudar você que está empreendendo e busca um programa para gerar boletos aos seus clientes, este texto vai te explicar o porquê optar por eles, quais os benefícios de se usar esse tipo de plataforma e os detalhes das principais ferramentas disponíveis no mercado. Boa leitura!

 

 

O que é boleto bancário?

Boleto bancário nada mais é que um título de cobrança que pode ser pago em qualquer instituição ou estabelecimento conveniado até a data de vencimento indicada. E caso exceda esta data, pode haver incidência de juros e multas para o devedor.

Trata-se de um documento de pagamento muito utilizado no Brasil como instrumento de quitação de débito por compra de produto ou serviço prestado. Estima-se que, em média, são emitidos 3,6 bilhões de boletos de cobrança por ano aqui no país.

Com ele, o emissor pode receber do pagador o valor referente ao custo da ação previamente combinado.

 

Boleto com compensação instantânea?

Com o QR Code Pix, sua empresa não precisa mais esperar dias para receber o pagamento. 

 

Por que gerar boleto?

O boleto bancário é uma das opções de pagamento mais democráticas que existem. Ele atende mesmo os que não possuem cartão de crédito ou conta bancária e também é fácil para emitir, pagar e receber. Ou seja, uma alternativa prática e econômica tanto para quem vende quanto para quem compra.

A importância de se ter esta modalidade no seu estabelecimento é exatamente ser democrática. E por ser a opção preferida de muitos consumidores, consequentemente, seu negócio terá mais clientes interessados nele.

A cobrança por boleto bancário é muito simples. O cedente emite o boleto e o envia para o sacado, no endereço apontado em seu cadastro, seja e-mail ou endereço físico mesmo. Normalmente é enviado entre 5 e 10 dias antes do vencimento para que o devedor tenha tempo hábil de se programar e executar o pagamento.

 

Leia também | Gestão de cobrança na Cora: muito mais que a emissão de boletos

 

Tipos de boleto

Nos últimos tempos, a dinâmica do boleto bancário passou por algumas mudanças desde a implantação da Nova Plataforma de Cobrança da Febraban. Isso garantiu mais segurança e controle ao método de pagamento.

A partir dessa implantação, deu-se origem a dois tipos de boleto.

 

  • Boleto simples

No início, a maioria das cobranças por boleto eram feitas sem o registro bancário e a modalidade ficou conhecida como boleto simples ou boleto sem registro

Assim, as informações do boleto poderiam ser alteradas ou excluídas sem aviso prévio ao banco. Então, não era possível verificar e rastrear as informações da cobrança caso uma fraude fosse identificada.

Devido a isso, foi sentindo a necessidade de melhorar este tipo de boleto, principalmente pensando na segurança e mais agilidade de quem emite e que paga boleto. Foi então que, em 2018, com as mudanças impostas pela Febraban, surgiu o boleto registrado. 

 

  • Boleto registrado

Com o boleto registrado, as instituições bancárias podem acessar as informações da cobrança e identificar quem é o pagador.

Outro benefício, também por segurança, é que fica negada a possibilidade de pagamento de um valor que não esteja registrado no sistema bancário. Todo o processo fica salvo na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) ou na Base Centralizada.

 

Por que usar programa para gerar boleto?

Em meio a tantos benefícios de se trabalhar com boleto bancário, até a possibilidade de se gerar mais negócios, fazê-lo de forma mais rápida, automatizada e eficaz é mais do que necessário.

Para isso, um programa para gerar boleto bancário é o que toda pessoa empreendedora precisa para seu negócio.

 

1. Agilidade e eficiência

Atender clientes com eficiência é o desejo de todas as pessoas que têm uma empresa. E é este um grande benefício de se usar um programa para gerar boleto bancário.

Com um software com esta função, a gestão de cobranças da empresa tem tudo bem automatizado e não corre risco de esquecer alguma cobrança, não gerar o boleto, deixar de entrar dinheiro em caixa e o pior: causar insatisfação do cliente.

 

2. Mais vendas

Com um fluxo de cobrança automatizado e bem definido, seu negócio consegue focar em outras áreas da empresa e dar mais atenção aos seus clientes.

Assim, utilizando um programa para gerar boletos, você terá mais vendas de produtos ou serviços, elevando a rentabilidade da empresa.

 

Plataformas para gerar boleto

E para te ajudar a escolher a melhor plataforma para gerar boletos, a seguir, você vai conhecer mais sobre as opções que existem e entender qual faz mais sentido para seu negócio. Confira!

 

Banco tradicional

Para emitir um boleto bancário por um banco tradicional, é necessário ter conta corrente pessoa jurídica aberta junto a essa instituição.

Assim, você avisa o gerente da necessidade de se gerar o boleto, firma um contrato com o banco em questão e, então, será possível gerar boletos bancários para seus clientes.

 

Conta Digital

Se optar por um banco com conta digital é um pouco mais simples e é possível ser feito através do próprio app.

Normalmente, esses bancos possibilitam abrir a conta de forma totalmente digital, sem precisar ir à agência. É só baixar o aplicativo e fazer tudo por lá mesmo.

 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

 

Plataformas de gestão e cobrança

Algumas plataformas de gestão de cobrança também possibilitam a funcionalidade de gerar boletos.

Neste caso, é necessário ter essa função previamente estabelecida em contrato, ou seja, é importante avisar desse objetivo ainda na negociação, antes mesmo de se assinar o contrato.

Assim, quando iniciado o uso do sistema de cobrança na empresa, já será possível gerar boletos de forma simples e rápida, aproveitando todos os benefícios já citados.

 

Programa para gerar boleto da Cora

O processo de emissão de boletos no aplicativo da Conta Digital Cora é bastante simples e intuitivo. Veja o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo Cora;
  • No menu superior, clique em “cobrar”;
  • Você terá a opção de emitir um boleto com QR Code Pix ou não;
  • Também terá a opção de emitir à vista ou parcelado;
  • Escolha emitir boleto para novo contato ou para um contato salvo anteriormente;
  • Escreva o nome do cliente;
  • Escolha a opção pessoa física ou pessoa jurídica;
  • Digite o documento do seu cliente (CPF ou CNPJ);
  • Digite o valor do boleto;
  • De um nome à cobrança;
  • Se preferir, adicione uma descrição;
  • Escolha uma data de vencimento;
  • Confirme as informações do boleto e clique em confirmar;
  • Pronto, o seu boleto foi gerado!

 

Agora que você já entendeu o que é boleto bancário, a importância dessa modalidade para o seu negócio e as opções de como trabalhar com essa função, você já pode escolher a melhor para a sua empresa.

E não esqueça que, aqui na Cora, todas essas funcionalidades são gratuitas, rápidas e práticas. Abra sua conta gratuita, agora mesmo.

 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos de cobrança gratuitos e transferências (TED e PIX) totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.