Como um sistema de cobrança automatizado pode reduzir inadimplência

3 de Outubro de 2021
sistema de cobrança automatizado
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você sabia que um sistema de cobrança automatizado pode transformar a rotina da sua empresa de um jeito simples? A gente sabe que gerenciar os pagamentos dos clientes pode ser uma tarefa cansativa,  por isso preparamos este texto para te mostrar uma solução que não é novidade, mas ainda é pouco utilizada por pequenas empresas.

Hoje, ainda é muito comum que pessoas empreendedoras façam a grande maioria dos processos de gerenciamento de forma manual.   Desde o controle de estoque até as mensagens de cobrança, que costumam ser  enviadas sem um padrão pré-definido. Além de não favorecer a imagem da empresa, essa forma de controle demanda mais tempo de quem empreende e ainda gera uma série de riscos , como o aumento da inadimplência.

Um sistema de gestão é capaz de mudar  essa realidade,  auxiliando na recuperação de crédito e controle de clientes inadimplentes. Além disso, não é preciso gastar muito para ter um sistema eficiente na empresa. 

Neste post, vamos te mostrar as principais mudanças que um sistema de cobrança automatizado pode fazer pelo seu negócio. Mas a melhor parte é que  deixamos no final uma dica de  como ter essa ferramenta de forma gratuita.

Fuja do vermelho sem perder o bom relacionamento com o cliente usando o nosso Script de Cobrança Gratuito
Script de cobrança

Melhor controle de clientes com inadimplência recorrente

Quando se tem poucos clientes,  notar os atrasos recorrentes nos pagamentos dos boletos é um pouco mais fácil.

No entanto, com o crescimento da empresa, analisar esse dado sem uma ferramenta é pouco produtivo .

É por isso que o software de cobrança, mesmo que seja simples, ajudará você a identificar mais facilmente a quantidade de pagamentos em atraso e quem são os credores.

Com as informações em mãos, dá para estruturar ações de recuperação de crédito e, até mesmo, criar um pequeno sistema de score próprio, que pode ser consultado sempre  que o cliente solicitar novas adesões ou realizar compras parceladas.

Baixe o guia completo para reduzir a inadimplência no seu negócio e um modelo de régua de cobrança exclusivo

 

EBOOK GESTÃO DE COBRANÇA
Aprenda a cobrar clientes e evite ficar no vermelho

Baixe gratuitamente nosso Guia Completo de Gestão de Cobrança e saiba como reduzir a inadimplência sem impactar o bom relacionamento com seu cliente.

Organiza e automatiza as cobranças

Como falamos no início, muitos processos de cobranças das pequenas empresas ainda acontecem manualmente, gerando o  risco de aumento da taxa de inadimplência. 

Nesse sentido, um sistema de cobrança automatiza e garante mais eficiência para essas atividades, além de aumentar  a produtividade de todas as pessoas responsáveis pelo setor financeiro.

Por exemplo, a partir da criação de uma régua de cobrança, as suas mensagens de vencimento e atraso de fatura serão encaminhadas automaticamente pelo sistema.

Leia Mais | Modelos de carta de cobrança: quando e como usar?

O que é uma régua de cobrança?

Chamamos de Régua de Cobrança o fluxo de mensagens enviadas ao cliente para garantir que o pagamento será realizado dentro do prazo. Dessa forma, são enviados  lembrete do  vencimento das faturas, avisos sobre  atrasos no pagamento e também ações de cobranças extrajudiciais.

Não existe um modelo obrigatório para criar a régua de cobrança. Ela precisa se adequar a realidade de cada negócio. No entanto, deixamos uma sugestão abaixo, que vai ajudar neste primeiro momento:

A primeira régua é montada a partir da previsão de pagamento. Assim, as mensagens notificam o cliente sobre o vencimento da fatura. Em uma estrutura mais básica temos:

  • lembrete de pagamento 5 dias antes do vencimento da fatura;
  • lembrete de pagamento no dia do vencimento da fatura;
  • envio da confirmação do pagamento.

Quando a fatura vence, você já precisará de outro modelo de régua, com mensagens de cobrança sobre o atraso do pagamento e possível suspensão de serviços, se for o caso da sua empresa. Sendo assim, a estrutura pode ser:

  • lembrete de aviso com 1 dia útil após o vencimento;
  • aviso de atraso após 7 dias do vencimento;
  • aviso de atraso após 15 dias do vencimento;
  • notificação por chamada após 30 dias do vencimento;
  • oferta de renegociação da dívida com 45 dias do vencimento.

Saiba como cobrar sem afetar o relacionamento com o seu cliente. Baixe agora um modelo de script de cobrança exclusivo!

Amplia as formas negociação de contas em atraso

Caso você tenha percebido que o cliente não efetuou o pagamento, mesmo com o envio dos lembretes de atraso, é possível gerar novas oportunidades de negociações, apresentando mais formas de pagamentos e, até mesmo, descontos para ele.

O sistema de cobrança automatizado gera uma visão mais ampla sobre os débitos e abre um leque de oportunidade  para reduzir a inadimplência da sua empresa.

Leia Mais | Posso enviar mensagem de cobrança por WhatsApp para clientes?

Preparamos esse vídeo completo para você aprender hoje mesmo como acabar com a inadimplência do seu negócio seguindo 5 etapas, uma delas é adotando lembretes automáticos de cobrança. Veja só:

Como ter um sistema de cobrança automatizado gratuito

Analisando cada uma das vantagens acima, você deve estar pensando que ter um sistema de cobrança automatizado vai aumentar os seus custos operacionais e, talvez, seja inacessível para sua empresa.

E se falássemos que dá para ter um gestor que envia suas notificações de cobranças, controla os boletos pagos e a vencer, além de te ajudar a gerir melhor o financeiro da empresa?

A conta PJ  Cora conta com uma ferramenta que faz tudo isso! A partir da ferramenta de gestão de cobrança, você pode:

  • acompanhar os ganhos mês a mês. Além disso, o aplicativo te mostra um gráfico da suas movimentações, apontando se houve queda ou aumento de recebimentos naquele período;
  • acompanhar todos os boletos gerados para o mês corrente;
  • gerenciar os boletos emitidos, recebidos e a receber, todos separados em seus respectivos quadros;
  • saber quais são os boletos bancários em atraso e quantos dias já se passou da data do vencimento;
  • programar lembretes de vencimento e notificações por atraso, seguindo a sua régua de cobrança;
  • emitir boletos parcelados em até 12 meses;
  • adicionar juros, multa e descontos para os pagamentos em atraso ou por antecipação.

Além disso, o sistema de cobrança recorrente será lançado em breve e permitirá que você administre melhor as mensalidades dos seus produtos ou serviços. 

Gostou de todos  esses benefícios? Abra já a sua conta Cora e tenha um sistema de cobrança automatizado e sem custos.

Boleto com compensação instantânea?

Com o QR Code Pix, sua empresa não precisa mais esperar dias para receber o pagamento. 

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos ilimitados, transferências (TED e PIX) e cartão de crédito totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Título

Descrição