Adeus boletos? Saiba porque o PIX Cobrança é uma alternativa para o boleto bancário

24 de Maio de 2021
QR Code
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Banco Central do Brasil anunciou, logo após o lançamento do PIX, uma funcionalidade adicional ao novo sistema de pagamentos instantâneos. Trata-se do PIX Cobrança, modalidade destinada a pessoas jurídicas e que funciona de forma semelhante a um boleto bancário. 

A ferramenta tinha previsão inicial de estreia para 04/01/21, porém, ainda em dezembro de 2020, o prazo foi alterado para 15/03/2021. Sem mais demora, o Pix Cobrança foi lançado no dia 14 de maio de 2021! 

Ou seja, agora já está disponível aos negócios uma nova possibilidade de pagamento mais prática e alinhada às novas tecnologias de meios de pagamentos. Quer saber mais? Confira o conteúdo! 

O que é o PIX Cobrança?

O PIX Cobrança é uma alternativa ao boleto bancário anunciada pelo Banco Central destinado a pessoas jurídicas, sejam estas, prestadores de serviço, microempreendedores individuais e/ou pequenas e grandes empresas. Essa funcionalidade permitirá que qualquer empreendedor emita QR Codes para realizar cobranças imediatas ou com vencimento em data futura, adicionando informações como multa, juros e desconto. 

De fato, desde que o PIX foi lançado, já havia sido informado que pessoas jurídicas poderiam utilizá-lo como forma de pagamento para receber dos clientes por meio de QR Codes. Em algumas contas digitais, como a Cora, já está disponível a possibilidade de gerar um QR Code estático que contém as informações bancárias, por exemplo. No entanto, a grande diferença desta nova funcionalidade será a possibilidade de incluir mais informações específicas sobre a cobrança. Entenda mais, a seguir!

Leia também | Crie agora um QR Code PIX para sua conta Cora

Como o PIX Cobrança vai funcionar?

No Pix Cobrança o sistema tem a função de gerar QR Codes dinâmicos. Ou seja, o QR gerado é exclusivo para cada transação e funciona para pagamento de contas específicas, que só serão pagas uma única vez. Neste caso, o(a) empreendedor(a) poderá emitir um PIX Cobrança e acrescentar as mesmas informações que contém em um boleto bancário: valor, data de vencimento, descontos, juros e multas para o caso de pagamento atrasado.

Portanto, será necessário apenas o escaneamento do QR Code pelo cliente para pagar a conta, usando o aplicativo do seu banco, fintech ou internet banking. O sistema do PIX Cobrança se encarregará de realizar a transferência do dinheiro da conta de quem paga para a conta de quem recebe. Ademais, esse novo meio de pagamento poderá ser utilizado tanto em pontos de venda quanto em comércio eletrônico.

Comparação entre PIX Cobrança e Boleto Bancário

Abaixo vamos listar as principais diferenças e semelhanças entre esses dois meios de pagamento. Saiba porque o PIX Cobrança substituirá os boletos bancários!

QR Code x Código de Barras

As semelhanças entre os dois são: facilidade de escaneamento e versatilidade. Tal como já ocorre com os boletos, o PIX de Cobrança poderá ser gerado eletronicamente ou então impresso em papel, se assim desejar. A diferença é que na fatura física ou no PDF haverá um QR Code do PIX em vez do tradicional código de barras do boleto. 

De fato, a grande diferença entre código de barras e QR Code é a capacidade de armazenar uma quantidade muito maior de informação e a representação gráfica. Enquanto que o Código de Barras é constituído de faixas escuras e claras, largas e finas, o QR Code tem codificação representada em uma imagem quadriculada e pode ser lido tanto na dimensão horizontal, quanto na vertical. 

Tempo de compensação

Após pagar o boleto, o prazo para a sua compensação é de até 3 dias úteis. 

Isso acontece devido ao tempo de compensação do boleto e também ao tempo de comunicação do banco em que o pagamento tenha sido efetuado à Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). Na melhor das hipóteses, se o pagamento do boleto for efetuado em um dia útil há chance que o dinheiro esteja na conta no dia seguinte (se este também for um dia útil).

Já o PIX é um sistema de pagamento instantâneo, ou seja, ele permite realizar transações entre contas bancárias em até 10 segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Portanto, uma das grandes vantagens do PIX Cobrança é que ele possibilitará com que o empreendedor receba o dinheiro imediatamente após o pagamento, o que será excelente para o controle financeiro do negócio.  

 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo. 

 

Personalização da cobrança

Será possível incluir descontos, juros, multas e data limite de pagamento no PIX cobrança assim como acontece na emissão de boletos bancários da Cora.  Além disso, com o PIX Cobrança o empreendedor ou a empreendedora conseguirá revogar a cobrança antes do pagamento do cliente, se for necessário, o que impedirá que ele realize o pagamento.

Segurança

Da mesma forma que ao escanear o código de barras, o consumidor consegue visualizar as informações da cobrança, ele também conseguirá ter acesso quando utilizar a câmera do celular para ler o QR Code. Essas informações são: valor, data de vencimento, CPF/CNPJ do pagador, bem como os dados do emissor daquela cobrança (para onde o dinheiro vai).

Além disso, o PIX Cobrança segue as mesmas diretrizes de segurança impostas pelo Banco Central. Ou seja, o PIX conta com os mesmos protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional usados para TEDs e DOCs. Sendo obrigatório que todas as transações e os dados dos clientes sejam protegidos por criptografia e autenticação para evitar fraudes e prejuízos financeiros.

Tarifa

O Banco Central divulgou que o custo do PIX para as instituições financeiras é de R$0,01 para cada dez transações. Portanto essa redução de custos poderá se estender ao banco ou fintech, que hoje oferece o boleto físico, e também aos seus consumidores. Além disso, sabe-se que para pessoa física, MEI ou empresário individual o recebimento e envio de PIX é gratuito. 

No entanto, no caso de pessoas físicas, empresários individuais e MEIs que adotarem o PIX para fins comerciais, estes também estão sujeitos a tarifa no recebimento da transação. São dois os critérios que configuram a atividade comercial e, portanto, passíveis de tarifação segundo o Banco Central:

  • Recebimento de recursos por QR Code Dinâmico (PIX Cobrança);
  • Recebimento de mais de 30 transações com PIX no mês, por conta, por meio de QR Code estático, chave Pix ou inserção manual dos dados. Neste caso, a tarifa pode ser praticada a partir da 31ª transação. 

Além disso, já foi estabelecido que para pessoas jurídicas pode existir tarifação sobre o PIX dependendo da instituição financeira. E, segundo o Banco Central, o modelo de precificação (custo fixo ou percentual) e os valores das tarifas podem ser definidos livremente pelas instituições. Contudo, é importante ressaltar que, em caso de pagamento do PIX de cobrança, o pagador não poderá ser tarifado, apenas o recebedor. 

Felizmente, a Cora é uma conta digital especializada em empresas e aceita todos os tipos de CNPJ, sendo que aqui o PIX cobrança será totalmente gratuito, como já acontece com o recebimento e o envio de PIX dos nossos clientes. A Cora é uma conta digital feita por empreendedores para empreendedores e a nossa missão é levar o melhor serviço financeiro para que você continue cuidando do que realmente importa: o seu negócio.

Quer conhecer mais sobre como funciona o PIX PJ na Cora e acompanhar todas as novidades de lançamentos dos nossos produtos financeiros? Assine a nossa newsletter! 

Por Leticia Souza

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Cansou de pagar por PIX PJ? Nós também

Fique por dentro deste e mais assuntos em nossa newsletter. Quer deixar de pagar por serviços bancários que deveriam ser gratuitos? Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Título

Descrição