Pix Gratuito: por dentro das tarifas do pagamento instantâneo

2 de Junho de 2021
Pix gratuito
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O PIX gratuito é fato ou fake? Essa é uma das perguntas mais frequentes quando o assunto é o novo queridinho do momento. Isso porque o novo meio de pagamento traz inúmeras vantagens para quem paga e quem recebe, saindo na frente dos meios tradicionais de transação: TED, DOC e boleto. 

Criado pelo Banco Central, o PIX foi lançado em novembro de 2020 com a promessa de revolucionar a relação dos brasileiros com as transações digitais. Sua principal caraterística é processar operações instantaneamente. Os pagamentos e transferências realizadas com o PIX acontecem em no máximo 10 segundos, 24 horas por dia e em todos os dias do ano (incluindo finais de semana e feriados).

Dessa forma, o meio de pagamento deixa para trás as transferências que são processadas somente dentro do expediente bancário ou que demoram até 2 dias para serem compensadas. 

Além disso, essas operações poderão ser feitas entre diferentes bancos e instituições. As operações PIX acontecem entre contas PF (pessoa física), entre contas PF e PJ (pessoa jurídica), entre contas PJ e ainda com órgãos públicos, para pagamentos de impostos e taxas.

Naturalmente, os inúmeros benefícios do PIX levantam dúvidas sobre as taxas que acompanham as operações. Descubra mais a seguir.

 

Leia também | Entenda as diferenças entre PIX e outros métodos de pagamento

 

Afinal, quais são os custos envolvendo o PIX?

O Banco Central determinou o PIX gratuito para as pessoas físicas (PF) e microempreendedores individuais (MEI). Isso significa que todas as operações realizadas pelos clientes PF são isentas de taxas – salvo duas exceções de uso. 

Nesse caso, as transações poderão ser cobradas se os recursos forem recebidos como pagamento de venda de um produto ou serviço, ou se o PIX for realizado via contato telefônico ou de forma presencial (como no caixa). 

Já para os usuários pessoa jurídica (PJ), as taxas sobre envio e recebimento das transações são definidas pelas instituições financeiras. O Banco Central não interfere nas tabelas de tarifas estabelecidas pelos bancos. 

Em outras palavras, os clientes PJ não têm garantia do PIX gratuito, já que os bancos têm autonomia para tarifar as operações. Grandes instituições já estão cobrando pelas transações PIX PJ e o valor pode chegar até R$10,00 por operação.

Entretanto, aqui na Cora, acreditamos no PIX como um meio de pagamento eficiente, ágil e inovador e é por isso que não cobramos nenhuma taxa por ele. 

 

Leia também | Entenda os motivos pelos quais a Cora não cobra taxas do PIX PJ

 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo. 

 

Por que o PIX gratuito vai sempre existir na Cora? 

Porque apoiamos quem empreende. Ser dono de um negócio é um enorme desafio no Brasil, sabemos que cada centavo faz a diferença no caixa da empresa. Dessa forma, ter acesso a um meio de pagamento tão vantajoso como o PIX significa aumentar os lucros do negócio. 

O PIX PJ na Cora não tem taxas e não pretendemos cobrar por ele no futuro. Nascemos para eliminar as burocracias desnecessárias e transformar a relação da sua empresa com a rotina financeira. Por isso, oferecemos serviços financeiros descomplicados, eficientes e sem burocracia. 

 

Como usar o PIX

O primeiro passo para utilizar o PIX é ter uma conta em banco, instituição de pagamento ou fintech que participe do sistema de pagamento – a adesão ao PIX não é obrigatória para todas as instituições financeiras

A conta pode ser poupança, corrente, de depósito ou até mesmo uma carteira digital. Esse é um requisito tanto para quem vai pagar, quanto para quem vai receber. Os canais oficiais das instituições financeiras cadastradas no PIX oferecem todas as informações necessárias para adesão e uso do meio de pagamento.

O cadastro de chaves PIX facilita a conclusão das operações, já que você precisará informar apenas um dado para receber um pagamento, e não mais todos os dados bancários. As chaves podem ser o CPF, e-mail, telefone celular e sequências aleatórias. 

 

Saiba mais | Chave Pix: o que é e como cadastrar?

 

#CoraDescomplica 

O PIX gratuito é uma grande “mão na roda” para o empreendedor, não é mesmo? Mas tem muito banco cobrando altas tarifas pelo pagamento instantâneo. Aqui na Cora, apoiamos quem empreende e, acima de tudo, prezamos pela transparência. Por isso,  lançamos o contador de economia da tarifa do PIX PJ, uma ferramenta que mostra o quanto os nossos clientes economizam ao não pagar por essa operação.

Encontramos a taxa média praticada pelo mercado através do cruzamento de dados públicos e, com base nela, estipulamos como seria a realidade dos nossos clientes se praticássemos esses valores. Preservamos a segurança da informação, portanto nenhum dado presente nessa página acessa alguma informação privada. 

A contagem se atualiza a cada 10 minutos – você precisa atualizar a página para ver a alteração do valor – e evidencia o quanto os empreendedores economizam ao escolher o PIX PJ da Cora.

Acreditamos que as pequenas e médias empresas transformam e potencializam a economia e nós, enquanto instituição financeira, apoiamos sua jornada empreendedora para que você prospere e realize o seu trabalho com brilho nos olhos. 

Seja parte do nosso jeito descomplicado de empreender #CoraDescomplica

 

E se você quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir nossas dicas de segurança para não cair em armadilhas.

 

Por Giovanna Cornelio

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Título

Descrição