Blog

Entenda os motivos pelos quais a Cora não cobra taxas do Pix PJ

28 de março de 2022
taxa do pix cora

O Pix chegou ao Brasil com o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do setor de meios de pagamento,  além de reduzir o custo e promover a inclusão financeira. Isso se deve à praticidade, agilidade e economia que esse nosso modelo de pagamento instantâneo oferece. Não à toa, a adesão ao Pix  superou as expectativas do Banco Central (BC).

De acordo com o último levantamento do BC, somente neste ano, mais de 286 milhões de operações entre contas bancárias (80% do total) foram efetuadas por meio do sistema. Por outro lado, as operações feitas entre empresas (B2B) representaram apenas 2,5% do total realizado por meio de pagamento instantâneo em janeiro.

Especialistas avaliam que um dos motivos da baixa adesão é a incerteza que muitos empreendedores ainda têm sobre como será a cobrança de taxas pelo uso do Pix. Sabemos que cada centavo é contabilizado em uma empresa – e isso não é uma forma de expressão. Assim, encontrar o meio de pagamento mais vantajoso significa aumentar os lucros do negócio. 

Por este motivo, vamos te contar o que a Cora pensa da cobrança pelo Pix PJ e como sua empresa pode se beneficiar ao adotar esse meio de pagamento.

O Pix na Cora é gratuito para quem empreende

Acreditamos no Pix como um meio de pagamento eficiente, ágil e inovador e é por isso que não cobramos taxa no Pix Cora — e não pretendemos cobrar no futuro. Além disso, os boletos da Cora também são completamente gratuitos, desde a emissão e reemissão, quando gerados pelo app, até o cancelamento e compensação. Também não cobramos taxas para transferências (TED), independentemente do agente financeiro de destino.

Isso porque a Cora nasceu para eliminar as burocracias desnecessárias e transformar a relação da sua empresa com a rotina financeira. Acreditamos em serviços financeiros descomplicados e acessíveis, que auxiliam a tomada de decisão e que preservam o tempo e dinheiro de cada empreendedor.

 

Leia também | Como a Cora ganha dinheiro sem cobrar por boletos e transferências?

Agentes financeiros passaram a cobrar taxas do Pix PJ

De acordo com o BC, nas operações entre pessoas físicas, o Pix deve ser gratuito. Já no uso por empresas, fica a cargo da instituição financeira decidir se irá cobrar e quanto irá cobrar pela transação. Ou seja, o processo é semelhante ao que acontece com as tarifas de transferência atuais (TED e DOC).

No fim do ano passado, a expectativa do Banco Central era de que o custo médio para realizar as operações Pix entre pessoas jurídicas fosse relativamente menor do que o cobrado em DOCs, TEDs e até mesmo em cartões de crédito e de débito. No entanto, não é o que vemos na prática: algumas instituições financeiras chegam a cobrar até R$ 10,00 por cada transação Pix.

Sua empresa faz tudo em um Pix: pagar, cobrar e receber.

Seguro e sem tarifas

Mas esse custo faz sentido?

O valor cobrado pelo Banco Central por cada transação do Pix é muito baixo: R$ 0,01 a cada 10 transações efetuadas. Portanto, a Cora entende que não faz sentido repassar esse custo ao cliente e não considera justo cobrar taxas altas por um produto barato. Inclusive, essa cobrança pode desencorajar as empresas a adotarem um método de pagamento com potencial grandioso de transformação do setor e da rotina financeira do pequeno e médio negócio.

Leia também | Como funciona o Pix para PJ?

O Pix é um produto necessário para o crescimento de pequenos negócios

Os impactos do Pix para os pequenos e médios empreendedores são evidentes: empresas que, há bem pouco tempo, não tinham oportunidades de diversificar as suas formas de pagamento, encontraram uma opção prática e segura para enviar e receber pagamentos.

A Cora acredita no potencial do modelo de pagamento instantâneo  para descomplicar a rotina financeira do empreendedor e trazer mais rapidez e praticidade para as empresas realizarem transações no dia a dia, complementando as opções de pagamento que já existem.

A alta adesão do Pix por pessoas físicas indica uma potencial mudança de hábitos do consumidor e o empreendedor precisa acompanhar essa mudança. Portanto, o Pix é uma ferramenta essencial para compor a cesta de pagamentos dos empreendedores. Além disso, as micro e pequenas empresas são as que mais têm dificuldades para conseguir manter o seu fluxo de caixa saudável. Isso ocorre porque as vendas nem sempre são recebidas de forma imediata.

Para as vendas realizadas com o boleto bancário, o lojista precisa esperar a sua compensação para ter o valor disponível. Caso o pagamento seja realizado nos fins de semana e feriados, os valores serão creditados somente no próximo dia útil. Nas vendas por meio do cartão de crédito, os valores estarão disponíveis em até 30 dias após a data da compra.

Por outro lado, o Pix disponibiliza o acesso total aos recursos em até dez segundos, independentemente do dia e da hora do pagamento.  Nesse sentido, o pagamento instantâneo otimiza a geração de recursos da pessoa empreendedora, de modo que ela tenha mais autonomia antes de partir em busca de uma linha de crédito com juros elevados para honrar os compromissos. Utilizar o Pix é ter dinheiro em caixa! É por estes motivos que acreditamos no Pix como um produto capaz de fazer a diferença na vida da pessoa empreendedora.

Reduzir custos promovendo a inclusão financeira sem taxas abusivas, em um mundo em que os empreendedores precisam se desdobrar para cumprir suas funções, alimenta o propósito do nosso serviço. A Cora existe para ajudar os empreendedores a atingirem os seus sonhos, criando prosperidade e crescimento econômico.

Venha fazer parte disso com a gente! Baixe o aplicativo e aproveite todas as funcionalidades da conta. Aqui, além de uma conta digital PJ gratuita, você também poderá ter um cartão empresarial prático, moderno e sem anuidade e serviços personalizados de gestão de cobrança, para ajudar a reduzir a inadimplência em sua empresa.

 

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.