Meios de pagamentos digitais: conheça os principais e escolha o ideal para o seu negócio

13 de Dezembro de 2021
Saiba tudo sobre meios de pagamentos digitais
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Fazer compras de produtos ou serviços online é uma prática muito comum hoje em dia. As pessoas têm preferido cada vez mais comprar direto de suas casas e com isso, mais negócios estão aderindo a esse modelo de venda. Nesse cenário, os meios de pagamentos digitais evoluíram com grande rapidez, tornando os processo práticas para empresas e clientes.

Embora sejam mais utilizados por e-commerces, outros tipos de negócio também passaram a aderir aos meios digitais para receber os valores das vendas. Neste texto, reunimos tudo que você precisa saber sobre os principais meios de pagamentos digitais e o que levar em conta na hora de escolher o melhor para o seu negócio.

 

quiz Potencial financeiro da sua empresa
QUIZ: Descubra o potencial financeiro da sua empresa

Você tem cuidados das finanças do seu negócio como deveria? Faça o quiz e descubra!

 

O que são meios de pagamentos digitais?

Toda transação realizada totalmente online, seja em um site ou aplicativo, é um pagamento digital. Isso significa que estamos falando de uma operação sem qualquer elemento físico, como quando passamos um cartão em um maquininha, por exemplo.

Existem diversas formas de pagamento digital, que são a opção escolhida pelo consumidor para finalizar a compra, como o cartão de crédito, o boleto bancário e o Pix.

os meios de pagamentos digitais são a ferramenta utilizada pelo site ou aplicativo para viabilizar a transação online. Esses sistemas são desenvolvidos para oferecer segurança e praticidade para os dois lados da negociação comercial. 

 

Opções de meios pagamentos online

Existem três formas de viabilizar os pagamentos online em um negócio e a escolha de uma dessas tecnologias depende de fatores como:

  • Preferências dos clientes e tipos de pagamento digital oferecidos;
  • Viabilidade de integração com o sistema que a empresa utiliza;
  • Experiência de compra do cliente;
  • Custos e taxas com o meio de pagamento;
  • Prazos de recebimento;
  • Segurança de dados;

 

Tendo isso em mente, é importante entender como cada uma das tecnologias funciona. A lista abaixo explica tudo o que você precisa saber sobre cada um dos meios de pagamento disponíveis hoje.

 

Gateway

O gateway de pagamento é como se fosse a maquininha de cartão, conectando a loja com todos os envolvidos no processo de pagamento (adquirentes, bancos e as bandeiras de cartão de crédito). Assim, quando um cliente paga uma compra à empresa, seja por cartão de crédito ou boleto, o gateway faz essa conexão.

 

Intermediador

Um Intermediador faz toda a conexão de pagamento entre loja e cliente, como o gateway. Mas, nesse caso fica responsável pelo processamento das transações, incluindo análise de crédito e segurança. Para isso, o cliente é redirecionado para uma página da empresa intermediadora de pagamentos para finalizar o pagamento.

 

Integração direta

Quando uma companhia opta pela integração direta, ela fica responsável por toda a infraestrutura de pagamento, como sistema e segurança. Além disso, também tem que fazer os acordos e parcerias com as instituições bancárias para definir tarifas e conseguir benefícios e opções de pagamento para os clientes.

As bandeiras de cartão de crédito e a loja virtual são integradas diretamente, dispensando a contratação de uma empresa para fazer essa ponte.

 

Quem pode investir em pagamento online

Sabemos que as lojas virtuais são as principais usuárias de meios de pagamentos digitais, mas esse tipo de cobrança também pode funcionar para outros negócios.

Empresas que têm modelos de pagamento recorrente, como academias, estacionamentos e escolas, podem utilizar meios de pagamentos online para facilitar o dia a dia do cliente, diminuindo os atrasos e o risco de inadimplência. 

Clubes de assinaturas de livros, flores, vinhos e cafés, além de empresas que vendem produtos digitais (livros e cursos livres) são outros exemplos de empresas que se beneficiam desses tipos de pagamento. 

 

Leia também  | 7 dicas de como fidelizar clientes para sua empresa

 

Quais são as formas de pagamento digitais mais comuns

Na hora de escolher as formas de pagamento digital para oferecer em seu site,  é importante pensar nas taxas que você deverá pagar em cada uma delas e também no padrão de compra do seus clientes.

Em alguns negócios, as vendas por boleto bancário são mais numerosas, por isso essa opção é indispensável. Outras empresas têm optado por aderir às opções mais recentes de pagamento, como o Pix, que além de mais barato é instantâneo. 

Dito isso, é sempre importante estar atento ao que funciona para a sua clientela e escolher as opções menos custosas mais o seu caixa. 

 

Cartão de crédito

O cartão de crédito é a forma de pagamento digital mais comum no ambiente online. Por ser amplamente aceito, é uma opção prática para o cliente e permite que a loja ofereça opções de parcelamento, com ou sem juros. 

O cartão de crédito ainda pode ser usado no pagamento de cobranças recorrentes, como nas assinaturas de serviços e produtos. Dessa forma, o pagamento acontece automaticamente sem que o cliente precise informar seus dados ou gerar boletos mensalmente.

 

Débito automático

Essa é a opção ideal para as empresas que vendem serviços ou produtos de forma recorrente. Nesse caso, o valor é pago com o saldo da conta corrente e é feita uma programação para que a cobrança seja feita na frequência definida. 

Entretanto, é preciso verificar os convênios da instituição financeira para viabilizar esse meio. O débito automático costuma ser utilizado no pagamento de serviços e utilidades,  como fornecimento de água, luz, gás e internet. 

 

Boleto bancário

O tradicional boleto bancário é o meio mais democrático,  já que pode ser utilizado por qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha uma conta em banco. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas. 

O lado negativo desse meio é o seu prazo de compensação, que pode ocorrer em média em até 2 dias úteis e o seu custo, já que nem todas as contas PJ oferecem emissão gratuita de boletos. 

 

Leia mais | Como gerar um boleto d bancário? Tudo sobre o método de pagamento

 

Pix

Desde o fim de 2019, o brasileiro pode contar com o Pix, o pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central. Para realizar uma transação, basta que o cliente tenha o QR Code ou uma chave Pix.

Seu funcionamento é muito semelhante ao de uma TED, mas o valor da transação compensa na conta da empresa de forma instantânea, agilizando o pagamento. Essa opção pode ser oferecida em diversos estabelecimentos, inclusive em lojas físicas.

 

Leia também | Taxa do Pix PJ: entenda quando é cobrada e como isentar o pagamento

 

Boleto com compensação instantânea?

Com o QR Code Pix, sua empresa não precisa mais esperar dias para receber o pagamento. 

 

Link de pagamento

Como o nome sugere, trata-se de um link que pode ser enviado por Whatsapp, Email ou SMS e que encaminha o cliente para a página onde ele poderá escolher a forma de pagamento que ele preferir.

 

Carteiras digitais

As carteiras digitais funcionam como uma carteira que guarda seus cartões de crédito ou dinheiro, mas de forma online. Através delas, é possível fazer o pagamento de diversos produtos e serviços digitalmente com muita facilidade. Para isso, basta cadastrar um cartão de crédito ou depositar um saldo no aplicativo da carteira digital antes de utilizá-la.

 

Segurança sempre em primeiro lugar

Um dos pontos fortes dos meios de pagamentos digitais é a segurança que oferecem. Isso porque esses métodos de pagamento online utilizam tokens, que são um código exclusivo e secreto que substitui os dados do cartão, no processo de transferência das informações de pagamento entre lojas e instituições financeiras.

Naturalmente, os pagamentos digitais serão cada vez mais comuns, por isso é importante estar por dentro de cada novidade. Pesquisar e entender como eles funcionam é fundamental na hora de escolher as melhores opções para o seu negócio e assim oferecer ótimas experiências para os seus clientes.

 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir nossas dicas para aumentar as vendas de uma loja online. Faça a sua empresa crescer seguindo esse guia de ouro.

 

Pague ZERO na configuração de juros e multas do seu boleto

Na Cora, os boletos são completamente livres de tarifas, tanto na emissão quanto na compensação

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Chegou o cartão de crédito PJ da Cora, exatamente do jeito que a gente gosta: com zero tarifas, sem burocracia e feito sob medida para o seu negócio

Título

Descrição