Conta empresarial: como escolher a melhor?

5 de Julho de 2020
abrir conta empresarial

Muitos empreendedores, seja no momento da abertura da empresa ou mesmo ao longo de sua carreira, vão se deparar com uma questão: vale a pena abrir uma conta empresarial e separar as finanças pessoais das jurídicas?

Já adianto que a resposta é sim! Embora não seja uma obrigatoriedade dependendo do porte do seu negócio, existem inúmeros benefícios em concentrar e movimentar as receitas de sua empresa em uma conta específica para o negócio, a fim de manter um controle adequado do seu fluxo de caixa.

No entanto, em meio a tantas opções disponíveis no mercado é comum que muitos empresários se sintam inseguros na escolha da melhor opção. Pensando nisso, listamos alguns pontos importantes que você precisa considerar antes de abrir uma conta PJ. Confira!

Motivos para abrir uma conta PJ

A conta PJ nada mais é que uma conta bancária desenvolvida para empresas. Neste caso, a identidade da conta é o CNPJ e não o CPF. E muitas coisas impactam nesta ação. Este tipo de conta bancária pode ser aberta tanto pelos sócios ou pelo representante legal da empresa, que da mesma forma são os únicos que podem movimentá-la.

Motivos não faltam para você abrir uma conta própria para o seu negócio. Além da facilidade para controlar o caixa, uma conta empresarial é necessária para quem pretende receber pagamentos de seus clientes, realizar cobranças, conseguir empréstimos, realizar financiamentos ou adquirir linhas de crédito.

Além disso, a conta digital PJ é essencial para que o empreendedor separe as finanças empresariais das pessoais e empresariais, o que é indispensável para a saúde financeira do negócio.

 

abrir conta empresarial

Tipos de Contas PJ

Soluções pensadas especialmente para empreendedores ganharam espaço no mercado. E não foi diferente no setor bancário.  Essa tendência estimulou o desenvolvimento de produtos financeiros específicos para este público e movimentou as operações dos bancos tradicionais, que antes eram voltados quase que exclusivamente para pessoas físicas.

Veja as diferenças entre as contas Pj disponíveis no mercado:

Bancos tradicionais

Os bancos tradicionais são aqueles que possuem agência física e oferecem serviços bancários diversos tanto para pessoas físicas como jurídicas. Essas instituições financeiras precisaram se reinventar para acompanhar as necessidades dos empreendedores brasileiros.

Hoje, boa parte do sistema bancário oferece opções para os empresários, acompanhando os serviços encontrados na conta PF. É importante lembrar que as condições de contratação, taxas e encargos variam de acordo com o agente financeiro. Portanto, nem sempre escolher o banco que você utiliza como pessoa física é a melhor opção. É sempre válido pesquisar e comparar as opções disponíveis.

Contas Digitais

Como seu próprio nome sugere, esse tipo de conta funciona inteiramente no contexto digital. Ao invés de caixas eletrônicos, as operações são realizadas através do celular ou computador.

Os bancos digitais estão crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. Desde 2016, eles têm se popularizado e ganhado espaço na rotina financeira dos brasileiros. De acordo com um levantamento recente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), 6 a cada 10 movimentações bancárias são realizadas por vias digitais (celular ou computador).

Leia também | Conta Jurídica: o que você ganha com uma conta só para negócios?

As Contas Digitais vieram para para suprir com tecnologia e eficiência um mercado que sofria com a burocracia nos grandes bancos. Isso porque, além de não terem filas, geralmente não cobram taxas de manutenção ou sobre transações.

A conta digital PJ geralmente é oferecida por bancos digitais e fintechs: empresas do ramo financeiro que disponibilizam serviços baseados na tecnologia. Da abertura da conta bancária ao esclarecimento de dúvidas, todas as necessidades dos clientes podem ser resolvidas pelo computador ou aplicativos. Sem fila, sem burocracia e sem precisar sair de casa.

São novas propostas – algumas ainda em consolidação – que estão em busca de resolver problemas como tarifas elevadas, falta de transparência, conflito de interesses, entre outros.

Conheça os principais benefícios desse tipo de conta:

  • Serviços gratuitos e menores taxas: processos otimizados e automatizados também possibilitam a redução de custos de produtos e serviços. 
  • Conveniência: acesso a todos os serviços e facilidades oferecidos pelos bancos tradicionais, sem precisar sair de casa ou pagar tarifas abusivas, ou seja, a união da praticidade e economia.
  • Controle das finanças: o usuário tem muito mais controle do que está acontecendo em sua vida financeira. Com alguns cliques é possível acessar saldo, agendar pagamentos e cobranças, fazer transferências, entre outras operações. Assim, tem muito mais recursos para poder controlar suas finanças e tomar decisões mais assertivas.
  • Redução de burocracia e mais agilidade: a automatização dos processos também possibilita a desburocratização e consequente agilidade nas operações. Hoje é possível abrir contas bancárias e solicitar empréstimos de forma totalmente online, em poucos minutos.
  • Serviços melhores e mais especializados: elas são especializadas em nichos específicos e atuam ativamente na qualidade desses serviços. Ao ofertar menos produtos e soluções, cada fintech se torna especialista em determinado produto e, consequentemente, entregam ao cliente final um serviço de mais qualidade.
  • Tecnologia a serviço do usuário: essas empresas nascem digitais e têm a tecnologia em seu DNA. Elas utilizam os recursos tecnológicos  em prol da praticidade e qualidade. Dessa forma, é possível resolver tudo – ou quase tudo – online e com a segurança de dados garantida.
  • Melhor experiência do consumidor: essas empresas estão preparadas para atender o mais variado perfil de público. Não é necessário ter certa familiaridade com a tecnologia para aproveitar essas vantagens, já que uma de suas principais características é o cuidado em melhorar a experiência do consumidor, incluindo os que não são nativos digitais.
  • Estímulo à concorrência saudável: elas estimulam a concorrência do mercado e impulsionam os concorrentes a melhorar a qualidade dos serviços.

Qual melhor conta digital para PJ?

Agora que você já conhece os benefícios de investir em uma Conta Digital PJ, chegou o momento de saber como escolher a melhor opção para sua empresa. 

A melhor conta digital para PJ é a que contempla todas as suas necessidades como empreendedor. No fim das contas, não existe uma regra para definir se uma é mais vantajosa que outra. Tudo vai depender de um conjunto de fatores, que vão desde experiências prévias até facilidades oferecidas na hora de abrir a conta. 

O mais importante quando for escolher um banco é selecionar aquele que se torna parceiro do seu empreendimento, ou seja, aquele banco que oferece facilidades e serviços que miram no seu crescimento e não em lucros próprios.

Para te ajudar, selecionamos alguns pontos que são extremamente importantes para considerar no momento de escolher a melhor Conta PJ:

  • Serviços oferecidos
  • Anuidades e tarifas
  • Segurança
  • Experiência de uso
  • Facilidade para se cadastrar

Falamos sobre cada um deles a seguir:

Serviços oferecidos

Antes de qualquer coisa, é preciso avaliar se os serviços oferecidos pelo agente financeiro atendem efetivamente as necessidades da sua empresa.

Por exemplo, se você costuma cobrar seus clientes por meio de boleto bancário, de nada adianta escolher uma Conta PJ que oferece somente opções de transferência (TED ou DOC). Nesse caso, é preciso escolher uma alternativa que ofereça o serviço e, de preferência, sem custos.

Portanto, antes de iniciar sua pesquisa e comparativos, entenda as reais necessidades financeiras do seu negócio, incluindo o setor de cobranças.

Leia também | Como gerar boleto bancário? Tudo sobre o método de pagamento

Anuidades e tarifas de contas comerciais

Outro ponto de extrema importância é o custo necessário para movimentar e manter sua conta ativa. O mesmo vale para as taxas e encargos dos serviços financeiros que você irá realizar, como transferências bancárias e emissão de boletos.

Portanto, a melhor opção é sempre aquela que oferece qualidade nos serviços financeiros que você utiliza, sem interferir na margem de lucro do seu negócio.

Geralmente, bancos tradicionais cobram anuidades ou mensalidades para manter uma conta PJ ativa. Por outro lado, boa parte das contas digitais isentam esse tipo de taxa.

Isso porque, por serem online e não precisarem manter estrutura similar à dos bancos tradicionais, contas digitais podem oferecer tarifas mais competitivas, entregando um melhor custo-benefício aos seus usuários.

A Cora, por exemplo, não cobra anuidade e mensalidades de seus clientes. Além disso, serviços como transferências (TED), pagamento de contas, emissão e gestão de boletos são 100% gratuitos para o empreendedor.

Segurança

Com tantas vantagens e por serem novas no mercado, é comum sentir insegurança ao optar por uma Conta Digital PJ.

Antes de abrir sua conta Digital PJ, certifique-se de que trata-se de uma agente financeiro autorizado a operar. Esse cuidado garante que seus dados e o patrimônio do seu negócio estarão sempre seguros.

A Cora, por exemplo, é uma SCD- Sociedade de Crédito Direto, a instituição financeira mais segura que existe, autorizada pelo Banco Central. A licença como SCD traz uma validação de segurança vinda do Banco Central, visto que a fintech passa por uma rigorosa análise antes de receber a licença, a fim de garantir a segurança dos usuários.

Experiência de uso

Uma característica importante das Contas Digitais é a preocupação com a experiência de uso da plataforma. Essas instituições não medem esforços para garantir a melhor experiência ao usuário. Rapidez e praticidade são palavras de ordem. 

Bancos que oferecem a melhor interface estão saindo na frente na conquista de clientes. Com todas as funcionalidades na palma das mãos, o usuário pode gerir suas finanças e poupar dinheiro sem complicações.

Facilidade no cadastro

Outro ponto importante para considerar é o tempo e complexidade para a abertura da Conta. Não faz sentido optar por uma Conta Digital que oferece limitações ou que impõe burocracias e exigências desnecessárias.

Escolha a opção que oferece a possibilidade de fazer o cadastro online e com um bom prazo para aprovação.

Atendimento

Embora tenha processos automatizados, a Conta Digital não deve abrir mão do atendimento humanizado. O empreendedor deve se sentir amparado para esclarecer dúvidas e solucionar qualquer problema.

Para isso, busque informações sobre a empresa em sites de proteção ao consumidor como o Reclame Aqui. Também é válido consultar avaliações dos clientes nas lojas de aplicativos e opiniões nas redes sociais dessas empresas.

Na Cora você conta com um atendimento personalizado, disponível em variados canais, como e-mail, chat ou até mesmo via WhatsApp.

Como abrir uma conta empresarial?

Abrir uma Conta Digital PJ é bastante simples. Boa parte das contas possibilitam o cadastro de forma 100% online via site ou aplicativo.

Após escolher a Conta Digital de sua preferência, basta acessar os canais oficiais e realizar a abertura da conta conforme as orientações. Nesse momento, recomenda-se ter em mãos os seus documentos pessoais e os da sua empresa.

Não importa  se você é um empreendedor individual, freelancer ou dono de um negócio, você provavelmente já aprendeu que a maioria das contas bancárias empresariais:

  • São ridiculamente burocráticas difíceis de abrir.
  • Cobram valores abusivos em relação às taxas.

Mas isso é diferente na Cora, uma conta poderosamente simples e digital, que você abre em poucos minutos.

Como abrir uma Conta PJ na Cora?

Na Cora você pode abrir a sua Conta Digital em apenas 10 minutos, em um processo 100% online e gratuito. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o nosso site e clique em “Abra a sua conta”.
  2. Informe os seus dados: nome, e-mail, CNPJ e telefone. Esses dados são necessários para uma análise prévia.
  3. Em seguida, você receberá um e-mail com as instruções para acessar o nosso aplicativo e completar o seu cadastro. Para isso, tenha em mãos os seus documentos pessoais e os dados de sua empresa.
  4. Acesse o aplicativo e complete o seu cadastro;
  5. Envie fotos dos seus documentos pessoais (RG e CPF ou CNH e comprovante de endereço)
  6. Tire uma foto para garantir a autenticidade das informações.
  7. E, pronto. Basta aguardar a confirmação para começar a usar sua conta. 

Viu como é simples? Agora, aproveite para conhecer as funcionalidades da Conta Digital PJ da Cora:

Agora que você já conhece mais sobre as vantagens de abrir uma Conta Digital PJ, aproveite a emissão gratuita de boletos de cobrança e experimente a Conta Digital que a sua empresa merece!

Você ainda tem alguma dúvida sobre qual o melhor banco para abrir uma conta empresarial? Deixe suas perguntas nos comentários, vamos ajudá-lo com todas as informações que você precisar. 

banner CTA

Por Equipe Cora