O que é fluxo de caixa e por que é importante para o seu negócio

11 de Junho de 2020
o que é fluxo de caixa
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O crescimento sustentável de uma empresa depende de diversos fatores. E isso inclui gestão, estratégias de marketing, vendas e uma série de processos operacionais, além de, é claro, uma boa gestão financeira.

Para manter a saúde financeira do negócio é essencial manter o controle do dinheiro que entra e do que sai. É aí que entra a gestão do fluxo de caixa, imprescindível para os negócios, independentemente do porte ou da área de atuação de sua empresa. A seguir, entenda o que é fluxo de caixa e a importância dele para a sua empresa.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um dos principais instrumentos para auxiliar o controle financeiro do seu negócio. Com esta ferramenta é possível acompanhar detalhadamente toda a movimentação de valores da sua empresa, com base na entrada e saída de dinheiro. Geralmente, o processo de análise ocorre em períodos mensais, tendo como avaliação final o balanço anual.

A ferramenta ajuda o empresário a fundamentar suas tomadas de decisões, pois permite acompanhar toda a movimentação de valores da empresa, ou seja, auxilia no controle da parte financeira. Por isso é importante ter um controle sobre o fluxo de caixa, pois é por meio dele que o empresário mantém a vida financeira do empreendimento organizada.

Qualquer falha na previsão de prazos dos recebimentos e dos pagamentos, incide na falta de dinheiro para pagar as principais contas da empresa, como salários e aluguel, além dos fornecedores. Desconhecer ou ignorar o fluxo de caixa da empresa resulta na falta de controle financeiro e perder o controle não é bom em nenhuma área, principalmente nas finanças.

Leia também | Linhas de crédito para pequenas empresas: compare e escolha a melhor

 

Se o seu fluxo de caixa pudesse falar…

O que ele diria sobre a sua administração? Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxos de Caixa e organize as finanças da sua empresa

Planilha de Fluxo de caixa

 

A importância do fluxo de caixa

Controle Financeiro 

A primeira vantagem trazida pela utilização do fluxo de caixa está relacionada ao controle financeiro da sua empresa. Ao organizar todas as receitas e despesas de acordo com data e categoria, é possível ter uma visão clara de todas as movimentações que ocorreram no período em questão.

Você sabe de onde vem e para onde vai o dinheiro de seu negócio? Uma gestão de fluxo de caixa eficiente é capaz de lhe informar isso de maneira clara e sem grandes esforços. E, você sabe como isso pode ajudá-lo?

Essa estratégia pode lhe mostrar que você tem gasto mais do que deve ou até realizado investimentos pouco rentáveis. Assim, você pode reprogramar seus custos e planejar novos investimentos. 

Auxílio na tomada de decisões e ganho de eficiência

Sabendo a origem dos recebimentos e como o dinheiro está sendo gasto, chegamos à segunda vantagem – auxílio na tomada de decisões. Na prática, as informações contidas no fluxo de caixa podem ser utilizadas para verificar quais fontes de receita estão se destacando mais e direcionar ações de marketing e vendas, por exemplo. Além disso, é possível identificar despesas desnecessárias ou que podem ser reduzidas, sem prejudicar a operação. A economia gerada com este corte pode ser redirecionada para outras áreas que estejam precisando de investimento.

Planejamento Financeiro

Tendo conhecimento de todas as movimentações financeiras mês a mês, é possível utilizar estas informações como base para fazer projeções e realizar seu planejamento financeiro. Do lado das receitas, isso é importante para estabelecer metas de crescimento e acompanhar os resultados. Já do lado das despesas, o fluxo de caixa permite verificar se a empresa terá dinheiro o suficiente para honrar com todos os seus compromissos ao longo do mês.

 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo. 

 

Evitar saldos negativos

Quando você realiza uma gestão eficiente do fluxo de caixa, fica mais fácil evitar que sua empresa feche o mês com saldo negativo.

Ao conhecer os dias em que receberá pagamentos, bem como os que você terá algumas despesas, você pode garantir que sempre tenha saldo para quitá-las. Isso é importante para garantir a credibilidade do negócio e manter as contas em dia.

No entanto, existem premissas que são imprevisíveis e fazem parte de atividade empresarial, como a quantidade de vendas diárias e mensais. Por isso, mesmo que as vendas não cheguem ao esperado, a gestão do caixa pode ajudá-lo a se manter em funcionamento.

Com estas pequenas ações, sua empresa pode ganhar eficiência ao otimizar processos e investir em áreas importantes para o crescimento sem aumentar os seus gastos.

Leia também | Planejamento financeiro em períodos de crise

Como fazer a gestão do fluxo de caixa?

Um fluxo de caixa eficaz deve abranger não apenas as movimentações financeiras de entrada e saída de valores, mas também o orçamento disponível – incluindo investimentos recebidos ou empréstimos adquiridos – e o plano de negócios da sua empresa. Isso auxiliará nas decisões não somente de curto prazo, como nas de médio e longo também. Para fazê-lo com qualidade, é necessário atentar-se a alguns procedimentos:

1 – Realize um inventário para organizar as informações

O inventário financeiro consiste no levantamento dos custos fixos e variáveis, receitas em caixa e a receber (recebimentos parcelados), além dos investimentos e expansões previstas para o período de controle e análise. Para facilitar, organize sempre estes dados por categorias como operacionais (para questões do dia a dia) e de investimento, para questões relacionadas a inovação e expansão, por exemplo.

2 – Mantenha os dados constantemente atualizados

Ferramentas que auxiliam a gestão – e isso engloba a toma de decisões – precisam ser alimentadas com dados reais frequentemente. O ideal é que a cada nova movimentação uma atualização seja feita. Algumas ferramentas tecnológicas – software de finanças – são extremamente úteis para agilidade do processo, bem como para a redução de gastos operacionais com mão de obra e para um controle maior das informações.

Contudo, não basta ter um software para otimizar o processo. Tão importante quanto a ferramenta são as pessoas que a alimentam. Para isso, é necessário ter processos bem definidos para que os profissionais estejam alinhados com a operação do dia a dia.

3 – Defina uma periodicidade para análise dos relatórios

Dados sem análise não otimizam processos e nem levam a uma tomada de decisão mais inteligente. Para isso, é necessário o acompanhamento periódico de relatórios de gestão. Eles podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Não há uma regra! Quem define a frequência para emissão e análise é o gestor. Contudo, alguns especialistas indicam que as análises trimestrais são as mais eficientes para verificar novas possibilidades de investimento, contratações, aumento de salários e até mesmo para definição de estratégias de venda como ações para queima de produtos sem giro no estoque, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é e a importância do fluxo de caixa para o seu negócio, não perca mais tempo. Utilize a ferramenta como um apoio para a tomada de decisões em sua empresa e tenha um processo de gestão financeira mais organizado. Este é o primeiro passo para um crescimento escalável!

Como vimos, uma das alternativas que pequenos negócios têm para proteger o fluxo de caixa neste momento é tentar reduzir custos e isso inclui os serviços financeiros. Não é hora de pagar mensalidades ou tarifas bancárias por serviços financeiros simples, como a emissão de boletos.

Na Conta Digital Cora é possível emitir boletos de cobrança 100% gratuitos, fazer pagamentos de contas de consumo e realizar transferências gratuitas e ilimitadas para qualquer banco. Abra a sua conta agora mesmo!

Por Vanessa Ferreira

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Título

Descrição