Como escolher a melhor conta digital PJ?

18 de Novembro de 2020
melhor-conta-digital-pj

Não importa se você é um empreendedor individual, freelancer ou dono de um negócio; você provavelmente já aprendeu que a maioria das contas PJs tradicionais têm processos de abertura muito burocráticos e costumam cobrar valores abusivos em relação às taxas. 

E é nesse cenário que as contas digitais PJ surgem para oferecer para o seu negócio um serviço menos burocrático, mais transparente e sem tarifas. Mas, como escolher a melhor conta digital PJ? Para que você consiga tomar a melhor decisão, te ajudaremos neste post.

O que são contas digitais?

As contas digitais possibilitam que seus usuários realizem qualquer movimentação de dinheiro via internet por aplicativo ou site. A conta digital permite as mesmas funcionalidades que uma conta bancária tradicional, como: pagar contas, fazer transferências, checar seu saldo, verificar o extrato e tudo isso utilizando a internet; chamamos esse serviço de Internet Banking. Ou seja, as contas digitais permitem que você use a tecnologia e o seu celular para resolver todos os problemas bancários, sem precisar ir até uma agência. 

Até novembro de 2018,  a abertura de contas por meio eletrônico só era autorizada para pessoas físicas, contudo, após a Resolução nº 4.697 definida pelo Banco Central (BC), a abertura de contas digitais para pessoas jurídicas passou a ser possível. E, como o BC é o órgão regulador de todas as instituições financeiras, a liberação da abertura de contas online só pode ser feita por instituições que garantem a segurança das informações utilizadas para a abertura da conta bancária. 

Sendo assim, além de também garantirem a segurança do dinheiro do seu negócio, as contas digitais PJ surgem para oferecer um serviço com menor custo e maior simplicidade. Sabemos que ser responsável pelas finanças de uma empresa não é tarefa fácil e que é preciso reduzir todos os gastos desnecessários para que o negócio prospere, certo? Então porquê não aproveitar as vantagens que o mundo digital oferece para o nosso dia a dia?

Quem pode ter uma conta digital PJ?

Qualquer pessoa que tenha CNPJ ativo pode abrir um conta digital PJ! Não importa se você se enquadra como MEI, ME, Eireli, LTDA ou Associações, todos têm espaço para abrir uma conta 100% digital. 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em 2019, o número de pessoas que trabalhavam por conta própria atingiram 24,2 milhões, sendo que a maior parte (19,3 milhões) não possuíam CNPJ. De fato, não existe nenhuma lei que obrigue que empresas e prestadores de serviços tenham conta jurídica; contudo, a decisão pode ser um passo importante para profissionalização do seu serviço.

Além do mais, outro benefício de ter uma conta PJ é a prospecção de mais clientes (algumas empresas exigem uma conta jurídica para pagar fornecedores) e a organização das finanças e da contabilidade. Alguns recursos como a emissão de boleto de cobrança e de extrato OFX só estão disponíveis para pessoas jurídicas. Sendo assim, todos que possuem CNPJ podem e devem investir na abertura de uma conta digital PJ para auxiliar no seu planejamento financeiro. 

Leia também | Conta Jurídica: o que você ganha com uma conta só para negócios?

5 motivos para optar por uma conta digital PJ:

Já vimos que as Contas Digitais PJ apostaram em tecnologia e eficiência para suprir serviços financeiros que sofriam com a burocracia dos grandes bancos.

Entretanto, segundo a matéria do Valor Investe, apenas 2 em cada 10 brasileiros possuem conta em bancos digitais e, por isso, é essencial compartilhar informações sobre as vantagens oferecidas pelas contas digitais. E, para te ajudar nessa decisão conheça os principais benefícios desse tipo de conta:

1. MENORES CUSTOS

Como não existe o custo para manter as agências físicas e os serviços digitais são mais baratos, na maioria das vezes, as contas digitais não cobram taxa de manutenção ou mensalidade. Alguns serviços como transferências ou saques podem ser cobrados, mas a tendência é que os custos sejam menores ou até mesmo gratuitos. 

2. PRATICIDADE

Você tem acesso a todos os serviços oferecidos pelos bancos tradicionais através do seu celular e da internet! As contas digitais permitem a abertura e a realização de diversas transações nos próprios aplicativos, sem a necessidade de enfrentar filas nos bancos.

3. AGILIDADE

Se precisar fazer uma transferência, por exemplo, basta entrar no aplicativo do banco, inserir os dados e pronto! Em alguns minutos à transferência é feita. Além disso, o atendimento é disponibilizado aonde você estiver!

4. SEGURANÇA

Assim como os bancos tradicionais, os bancos digitais são regulamentados pelo Banco Central. Portanto, eles precisam seguir normas rígidas de segurança, como ocorre com os bancos tradicionais. 

5. AUXILIA NO CONTROLE DAS FINANÇAS

Além de todos esses benefícios, a conta digital também te oferece muito mais recursos para poder controlar as finanças do seu negócio de forma muito mais assertiva. Isso porque, você consegue controlar todos os seus gastos, conferir seu saldo, realizar transferências, pagar suas faturas, entre outros serviços; e tudo isso na palma da sua mão!

 Leia também | Como usar a projeção bancária de forma estratégica na gestão do seu negócio

Como escolher a melhor conta digital PJ?

Agora que você conhece todas as vantagens da conta digital PJ, chegou o momento de saber como escolher qual a melhor conta digital para o seu negócio!

 A nossa dica é que você pesquise todas as opções que o mercado oferece e tenha em mente que o mais importante quando for escolher um banco é selecionar aquele que seja parceiro do seu empreendimento, ou seja, aquele banco que ofereça facilidades e serviços que impulsione o seu crescimento.

Além disso, por mais que muitas empresas tenham necessidades semelhantes, é preciso pensar no que é ideal para você, no seu dia a dia. Um profissional autônomo que está enquadrado como um microempreendedor individual e uma grande empresa não procuram por serviços similares quando optam por uma conta bancária digital. 

Então, antes de decidir qual banco ou fintech você vai escolher para sua empresa, liste as suas necessidades. Elas podem ser: geração de boletos, maquininha de cartão de crédito, crédito para capital de giro, transferências sem custo para pagar salários, recebimento via transferências, entre outros.

Agora que você sabe como escolher a melhor conta PJ para sua empresa, conheça mais sobre a Conta PJ da Cora, feita especialmente para empreendedores como você! A Cora não cobra anuidade e nem mensalidades de seus clientes. E oferece serviços 100% gratuitos como: transferências (TED) e PIX, cartão de débito, pagamento de contas, emissão e gestão de boletos.

 

Conta PJ Cora

 

Por Leticia Souza