Blog

Conta Jurídica: o que você ganha com uma conta só para negócios?

9 de junho de 2020
conta jurídica Cora

Abrir uma conta pessoa jurídica – sim ou não? Essa deve ser uma pergunta comum se você iniciou sua jornada como dono de negócio ou empreendedor individual, e agora está vendo (ou talvez apenas prevendo) transações se acumulando em sua conta pessoal.

Uma rápida pesquisa no Google confirma os requisitos legais: como MEI, por exemplo, você não é obrigado a abrir uma conta pessoa jurídica separada. Mas você deveria?

Absolutamente sim. Aqui está o porquê.

1. Seu negócio com uma contabilidade mais clara e organizada

Como empreendedor, a abertura de uma conta comercial ajuda a acompanhar suas transações, para que quando a temporada de impostos chegue, tudo fique claro e organizado.

“R$ 22,40 para um restaurante em 22 de abril de 2020 … Foi um almoço de negócios ou foi gasto pessoal?”

Procure uma Conta PJ livre de burocracia, simples de usar e que funcione para você. E que também facilite o entendimento das movimentações financeiras que você faz para sua empresa.

Afinal, por razões fiscais, você precisará manter um registro de todas as despesas reivindicadas, além de todas as informações necessárias para calcular o valor do IR.

New call-to-action

2. Acompanhe as transações financeiras da sua empresa facilmente

Mantenha uma visão precisa do seu fluxo de caixa o tempo todo. A abertura de uma conta jurídica separada garante uma visão mais clara das finanças da sua empresa e, por extensão, das suas finanças pessoais também. Isso ajuda a evitar gastos excessivos, especialmente nos estágios iniciais quando você está começando os investimentos no seu negócio.

Dica profissional: no painel de extrato da Cora, por exemplo, você pode visualizar todas as suas transações de forma discriminada: entradas, saídas e lançamentos futuros; isso em tempo real e com base em pagamentos compensados ou agendados – para que você possa entender instantaneamente a situação do seu fluxo de caixa.

 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

 

3. Saiba quando você é pago – gestão de cobranças e outras vantagens

Cansado de verificar compulsivamente sua conta bancária para conferir se o pagamento do seu cliente foi realizado e a transferência deu certo? A Conta PJ da Cora, por exemplo, apresenta uma ferramenta de gestão de boletos de cobrança muito prática, projetada para facilitar a vida de empreendedores, assim como você.

Isso permite criar e enviar cobranças – no formato de boletos com um tom mais oficial e profissional – em apenas alguns cliques, direto no aplicativo do seu celular. Com a possibilidade de definir o melhor dia de vencimento para as cobranças e escolher se aplica multas e juros.

Você ainda pode receber notificações informando no momento em que uma boleto foi pago, e também pode acompanhar o status das cobranças no app: os boletos que estão abertos, os atrasados e os que já foram recebidos.

4. Crie um equilíbrio entre vida profissional e pessoal

No mundo de hoje, tudo se mantém atualizado. Não importa onde você esteja, sua empresa permanecerá com você — assim como sua conta comercial. Mas, às vezes, é necessária a separação. Manter um equilíbrio entre vida profissional e pessoal é algo muito importante.

E nessa nota psicológica, separar suas finanças pessoais e de negócios indica para você que essas são duas partes distintas da sua vida. Você tem sua vida pessoal e a sua vida profissional —  e estas, para sua sanidade e produtividade, devem ser mantidas separadas.

Sim, haverá dias (ou às vezes semanas) em que os negócios consomem a maior parte do tempo — isso é algo que faz parte da decisão de empreender — o  importante é não fazer da exceção uma regra. Afinal,  essa situação até pode ser viável quando você está começando, mas convém se afastar desse posicionamento à medida que sua pequena empresa cresce e os desafios de gestão crescem junto!

Agora, faça o balanço final.

Depois de ler este texto, pense no tempo e na energia que a separação de suas finanças lhe poupará —  agora e quando for a hora dos impostos. Então pense novamente nesses 4 fatores e faça a si mesmo a pergunta:

“Eu me beneficiaria com a abertura de uma conta só para negócios, separada dos meus gastos pessoais?”

Se a resposta for sim, esperamos que você considere a Cora, uma conta digital completamente livre de tarifas e burocracias, desenvolvida para simplificar seu dia a dia e colocar você no controle do seu negócio e do seu dinheiro. Que tal baixar o app da Cora e experimentar?

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.