Usar modelos de boleto no seu negócio permite oferecer mais opções de pagamento ao público, o que pode aumentar as vendas e o faturamento.
O pagamento por boleto parcelado é uma opção inclusive, para quando a pessoa cliente não possui cartão de crédito ou limite disponível, viabilizando uma compra de maior valor.
Veja a seguir quais são os modelos de boleto que você pode usar e saiba como gerar boleto no seu negócio de um jeito simples e gratuito.
Quais modelos de boleto é possível usar?
O Banco Central do Brasil (BCB) define duas espécies de boleto bancário a partir das circulares n.º 3.598/2012 e n.º 3.656/2013: boleto de cobrança e boleto de proposta.
O boleto de cobrança serve para o pagamento de obrigações e dívidas de qualquer natureza. Na prática, é um meio de pagamento que você pode utilizar para receber pelas vendas de seus produtos ou serviços.
Já o boleto de depósito serve para depositar valores em uma conta de depósito ou conta pré-paga.
Existe ainda o boleto de proposta, que serve para fazer um pagamento após a aceitação de uma oferta de produto, serviço, proposta de contrato civil ou convite para associação. Sendo assim, o pagamento do boleto de proposta não é obrigatório e só deve ser feito se a pessoa recebedora decidir aceitar a oferta.
Além disso, a emissão do boleto de proposta só pode ser feita após declaração de interesse e autorização prévias da pessoa pagadora. Vale lembrar que este tipo de boleto não pode ser emitido aqui na Cora.
Qual é o melhor modelo para a minha empresa?
Se a ideia é oferecer mais uma opção para o público pagar por seus produtos e serviços, o boleto de cobrança deve ser utilizado.
Porém, o boleto de proposta pode ser válido, dependendo do modelo de negócio. Só é preciso cumprir as regras de emissão.
O que um modelo de boleto deve conter?
Os campos obrigatórios em um boleto de cobrança são:
- Nome da instituição destinatária;
- Prefixo da instituição destinatária;
- Linha digitável — representação numérica do código de barras;
- Local de pagamento;
- Data de vencimento;
- Nome do beneficiário, CPF/CNPJ e endereço;
- Nome do beneficiário final, CPF/CNPJ;
- Valor do documento;
- Nome do pagador, CPF/CNPJ e endereço;
- Código de barras.
No boleto de proposta, é obrigatório incluir a seguinte mensagem:
“ESTE BOLETO SE REFERE A UMA PROPOSTA JÁ FEITA A VOCÊ E O SEU PAGAMENTO NÃO É OBRIGATÓRIO.
Deixar de pagá-lo não dará causa a protesto, a cobrança judicial ou extrajudicial, nem a inserção de seu nome em cadastro de restrição ao crédito.
Pagar até a data de vencimento significa aceitar a proposta. Informações adicionais sobre a proposta e sobre o respectivo contrato poderão ser solicitadas a qualquer momento ao beneficiário, por meio de seus canais de atendimento”.
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Como emitir boleto de cobrança no meu negócio?
Como adiantamos, emitir boletos bancários é um jeito de aumentar as opções de pagamento no seu negócio. Isso pode ter um efeito positivo nas vendas e ajudar no crescimento da empresa.
Aí vem a pergunta: como gerar boleto de cobrança? Para isso, você pode usar uma plataforma, programa para gerar boleto ou apps para gerar boleto bancário.
Em todos os casos, é preciso fazer um cadastro antes de iniciar a emissão de boleto e podem ser cobradas taxas, como mensalidade ou por boleto compensado.
Mas, lembra que prometemos mostrar um jeito simples e gratuito de gerar boleto bancário? Essa é uma funcionalidade da conta PJ Cora sem tarifas — emissão gratuita e ilimitada de boletos de cobrança pelo app da Cora.
Portanto, basta abrir sua conta gratuita para aproveitar essa facilidade sem gerar nenhuma despesa para o seu negócio.
Tipos de boleto de cobrança
Embora os campos obrigatórios do boleto de cobrança não mudem, podemos classificá-lo em três tipos:
- Boleto avulso: é utilizado para cobranças pontuais e com o valor total do produto ou serviço pago a vista;
- Boleto recorrente: serve para cobranças programadas, que podem ser mensais, trimestrais, semestrais, etc. Para fazer o envio automático, é preciso utilizar um sistema de gestão de cobrança;
- Boleto parcelado: é utilizado para dividir uma compra, de modo que cada parcela corresponde a um boleto. Sendo assim, uma compra de R$ 400 no boleto parcelado em quatro vezes vai gerar quatro boletos no valor de R$ 100 cada, por exemplo.
Como transformar boleto em carnê?
Para transformar boleto em carnê, você deve fazer um parcelamento e gerar um boleto para cada parcela, como no exemplo citado no tópico anterior (uma compra de R$ 400 dividida em quatro vezes de R$ 100).
Essa é mais uma função que você pode aproveitar de graça com a Conta PJ Cora. Veja como transformar boleto em carnê com a Cora:
- No app Cora, clique em “Cobrar”;
- Selecione como o boleto será gerado (tradicional ou boleto com QR Code Pix);
- Clique em “Emitir para novo contato” para inserir os dados da pessoa cliente ou escolha um nome na lista de contatos recentes;
- Escolha a opção “Parcelado”;
- Preencha o valor total da cobrança (não das parcelas do carnê);
- Escolha o número de parcelas do carnê (podem ser até 24, com valor mínimo de R$ 20 por parcela);
- Defina o vencimento das parcelas (podem ser todas no mesmo dia do mês, em dias diferentes ou até em dias corridos);
- Dê um nome para o carnê;
- Se preferir, adicione uma descrição;
- Se desejar, inclua desconto, multa e juros. Você também pode configurar a notificação de cobrança;
- Por último, clique em concluir para gerar o carnê.
Você ainda pode imprimir as folhas e depois recortar nas linhas pontilhadas para fornecer o carnê físico à pessoa cliente. São impressos três boletos por folha, exceto na primeira, que contém a capa do carnê de pagamento.
Como vimos, o formato de cobrança costuma ser o mais utilizado entre os modelos de boleto.
Pode haver algumas diferenças no boleto conforme a instituição financeira emissora, como a presença de logotipo e campos adicionais, mas os dados obrigatórios não mudam.
Que tal aprender mais sobre a gestão financeira do seu negócio com vídeos direto ao ponto? É só visitar o canal da Cora no YouTube.