Comece a empreender! Aprenda a elaborar o seu modelo de negócios.

7 de Janeiro de 2021
modelo de negocios

O início de um negócio sempre vem cercado de muitas incertezas. Isso acontece principalmente porque coisas novas surgem a todo momento, a tecnologia evolui muito rápido e é cada vez mais difícil prever o que vem por aí.

Para este contexto de difícil previsibilidade e muito dinamismo damos o nome de mundo VUCA que nada mais é que um acrônimo para as palavras em inglês que traduzidas significam Volatilidade, Incertezas, Complexidade e Ambiguidade!

Mas, como começar um negócio diante de todos esses desafios? Neste post vamos te explicar tudo isso e ensinar a ferramenta para construir seu modelo de negócios!

Quero empreender! Como começar?

Depois de escolher qual o produto ou serviço você vai oferecer, é hora de estruturar e fazer os primeiros testes e validações com seus possíveis clientes!

Esta primeira etapa é muito importante porque afinal, o que move o negócio são seus clientes e você precisa garantir que está oferecendo algo que de fato resolva o problema de um certo grupo de pessoas.

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O que é e porque ter um modelo de negócios?

O modelo de negócios faz com que seja possível entender bem o seu produto ou serviço e o papel que tem no mercado.

Ele é uma ferramenta prática e visual que serve para definir a entrega de valor da sua empresa para os clientes. Ou seja, permite que você tenha uma visão macro da interface entre as áreas do seu negócio e te ajuda na definição de estratégias e tomada de decisões.

Além disso, o modelo de negócios facilita o entendimento dos pontos fortes e pontos fracos do seu empreendimento e te ajuda a construir o “como” você faz o que faz. Ou seja: como você se relaciona com os clientes, como são suas fontes de receita, como é seu produto ou serviço, dentre outros pontos. 

A ferramenta utilizada para a definição do modelo de negócios mais comum é o Business Model Canvas que vamos te explicar como funciona a seguir!

Entenda o Business Model Canvas: como elaborar o modelo de estruturação do seu negócio

Conhecido também somente como Canvas, essa ferramenta foi criada pelo empreendedor suíço Alexander Osterwalder depois de diversas pesquisas com empresas. 

A interface para te guiar na construção você confere na figura a seguir:

[Fonte: ACIF

 

Segmento de clientes

Uma peça-chave para começar o seu negócio é entender quem é o seu cliente ideal. Com esse passo, você consegue começar toda a estratégia do seu negócio colocando o cliente no centro.

Comece definindo a persona! A persona nada mais é do que um personagem semi fictício mas baseado em dados reais que é criado com o objetivo de definir qual é o tipo de cliente que você pretende atingir com seu produto ou serviço.

Você pode citar informações como comportamento desse cliente ideal, problemas que enfrenta no dia a dia, desafios e objetivos pessoais e/ou profissionais.

Proposta de valor

A proposta de valor é a definição de forma clara de qual é a solução que sua empresa pretende entregar, quais problemas resolver com essa solução e principalmente qual é o diferencial se comparado com outras opções do mercado!

Essas são informações precisam ser concretizadas para toda a sua equipe porque com isso é possível entender como fazer o seu cliente optar por sua empresa e não por outra concorrente. 

Canais

Depois de definir qual é o seu perfil de cliente ideal fica mais fácil pensar: com base nessa persona, qual o melhor meio para divulgar meus produtos ou serviços? Por qual canal consigo atingir esse público com mais eficácia?

O canal é justamente a resposta a estas perguntas. São os caminhos que você utiliza para atingir seus clientes e efetivar a compra.

Com os canais definidos, você consegue elaborar um plano de marketing e entender o melhor posicionamento da sua marca.

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Relações com clientes

Uma forma extremamente eficaz de crescer sua empresa é apostar na fidelização de clientes. Isso porque você precisa demandar esforço apenas uma única vez até que ele efetue uma compra e a partir daí, por ter gostado da experiência, o seu cliente compra novamente.

Isso só é possível com a criação de um laço forte com o seu cliente! E para isso, é preciso definir quais os canais que a sua empresa vai lançar mão durante toda a jornada do cliente. 

Ou seja, como e por onde será o contato com seu cliente desde o momento que ele vê a sua marca até o momento da compra. Aqui você pode envolver as estratégias de publicidade e propagandas, atendimento ao cliente, SAC, sites e blogs, dentre outras.

Fonte de Receita

Toda a sua ideia de negócio e seu esforço precisa em algum momento retornar em lucro! 

Por isso, detalhe bem neste ponto quais serão todas as formas de monetização do seu negócio. É importante pensar sob a visão do cliente, até onde ele estaria disposto a pagar por aquilo que você está oferecendo? 

Leia também | Como ter sucesso com produtos de preço baixo e alto volume

Recursos chave

Depois de definir qual a sua persona e entender bem como o seu produto se difere no mercado e entrega valor para o cliente, é hora de buscar pelos recursos indispensáveis para fazer seu negócio acontecer.

Pense em recursos tanto materiais quanto humanos. Por exemplo, você pode precisar de um fogão caso esteja abrindo uma loja de bolos e também de um chefe de cozinha e dos cozinheiros. 

Atividades chave

Depois de chegar até aqui, é importante escrever detalhadamente como será o funcionamento do seu negócio.

Você vai precisar relacionar suas descobertas relacionadas ao quadro de proposta de valor com as necessidades do seu segmento de clientes. Ou seja, quais são as atividades que você precisa no seu negócio que serão a solução para os problemas dos seus clientes?

Parcerias chave

Alguns parceiros podem ser fundamentais para o seu funcionamento, como por exemplo fornecedores ou empresas terceirizadas. 

Portanto, é muito importante uma pesquisa minuciosa e a definição das empresas que estarão em parceria com você, já que pode impactar significativamente na experiência direta do seu cliente com sua empresa.

Estrutura de custos

Uma pergunta que muitos empreendedores costumam fazer no início do seu negócio é: como precificar o meu produto e/ou serviço para não sair no prejuízo? Essa parte do canvas tem justamente o objetivo de te guiar neste ponto!

Comece colocando na ponta do lápis todos os seus gastos fixos com materias para a produção, aluguel do seu espaço, impostos, salários de funcionários, dentre outros. 

A partir daí, fica muito mais fácil entender sua estrutura de custos e incluir todas as variáveis que você precisa para ter uma precificação que seja justa e ao mesmo tempo garanta seu crescimento.

Acho que vale linkar o conteúdo da lele sobre custos fixos e variáveis.

Leia também | Despesas fixas e variáveis: tudo que o empreendedor precisa saber

Negócios em alta para 2021!

Segundo dados divulgados pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, em uma matéria do Estadão, mesmo com a pandemia 782 mil empresas foram fundadas entre maio e agosto de 2020. Dentre essas empresas novas, a maioria foram microempreendedores individuais (MEIs).

Os negócios em alta são, em sua maioria, aqueles que fogem do mais tradicional e apostam em tecnologias. 

Se você quer empreender mas ainda não sabe em qual setor apostar, vamos te dar algumas dicas de setores que estiveram em alta mesmo em meio à crise:

  • E-commerce 
  • Serviços de Assinatura
  • Alimentos veganos e vegetarianos
  • Varejo de vestuário
  • Delivery de comida

 

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Conta PJ Cora

Por Amanda Montovani

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