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O que é o preço de custo e como calcular o do seu produto ou serviço?

29 de março de 2023
preço de custo

Errar no cálculo do preço de custo de um produto ou serviço pode levar a empresa a ter prejuízo, mesmo vendendo muito. Isso porque o preço de venda deve incluir todos os custos de produção, além da margem de lucro.

Aliás, entender a diferença entre preço de venda e de custo é outro ponto essencial para uma precificação eficaz. Pois, se você apenas recupera o valor gasto na produção ao vender um item, cadê o lucro para o negócio crescer?

Então, para simplificar o assunto, preparamos este post explicando o que é e como calcular o preço de custo e sua diferença em relação ao preço de venda.

O que é o preço de custo e qual a sua importância?

O preço de custo é o valor total gasto na produção, aquisição ou fabricação de um produto, ou serviço. 

Sendo assim, ele pode ser considerado o valor mínimo pelo qual pode ser um item pode ser vendido, para a empresa não ter prejuízo.

Por isso, o preço de custo considera todos os gastos necessários para produzir ou adquirir um produto (ou serviço).

Desse modo, os custos envolvidos na compra de um produto para revenda incluem o valor pago ao fornecedor e gastos com transporte/frete para o item chegar até o estabelecimento onde será vendido.

E numa indústria, o preço de custo engloba gastos com matérias-primas, mão-de-obra empregada na produção, energia elétrica, água e outros insumos necessários para a fabricação do produto.

Já o custo de um serviço pode envolver os materiais e insumos necessários para sua prestação, gastos com deslocamentos e o custo da mão de obra. 

Aqui vale frisar que, mesmo em uma empresa individual onde a própria pessoa empresária presta o serviço, o valor de sua hora de trabalho entra como custo de produção.

Como adiantamos, saber calcular o preço de custo é fundamental para a empresa precificar corretamente seus produtos. 

Além disso, o cálculo pode ser usado em análises e decisões que trazem mais eficiência econômica à empresa.

Confira a seguir alguns benefícios de saber calcular corretamente o preço de custo:

Estabelecer preços competitivos

O preço de custo é a base para determinar o preço de venda do produto ou serviço. Logo, ele permite que a empresa defina preços competitivos em relação à concorrência e ainda obtenha uma margem de lucro satisfatória.

Tomada de decisões estratégicas

O domínio do preço de custo ajuda a empresa a tomar decisões estratégicas, como: a definição do volume de produção, escolha de fornecedores, seleção de materiais ou equipamentos mais econômicos, etc.

Identificação de oportunidades de redução de custos

Quando a empresa sabe o seu preço de custo, conhecendo todos os gastos envolvidos na oferta de um produto ou serviço, ela pode achar oportunidades de redução de custos. 

Para isso, é possível recorrer à negociação com fornecedores, ou ainda, pela busca de alternativas mais econômicas para a produção ou aquisição do que é vendido.

Prevenção de prejuízos

O cálculo do preço de custo também ajuda a empresa a evitar prejuízos financeiros. Pois, assim é possível identificar quando o preço de venda do produto ou serviço está abaixo do custo.

 

Oficina por trás do Preço certo

Oficina Por Trás do Preço Certo

Aprenda a precificar o seu produto ou serviço de uma vez por todas, sem nunca mais se perguntar se esse é “o preço certo”. 

 

Como calcular o preço de custo de um produto?

Para saber como calcular o custo de um produto (ou serviço) é preciso levantar todos os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis de produção. Entenda a seguir como essa classificação funciona:

Custos diretos

São aqueles diretamente relacionados à produção, sem os quais fica inviável oferecer o produto ou serviço.

Então, os custos diretos podem incluir: o preço de compra do produto do fornecedor, matérias-primas, embalagens, gastos com transporte e mão de obra necessária para a produção.

Custos indiretos

Os custos indiretos são mais difíceis de mensurar, pois, embora necessários para a produção, não podem ser quantificados de maneira exata.

Nesse contexto, a energia elétrica de uma pequena empresa de artigos decorativos é um exemplo de custo indireto.

Pois, embora a energia seja essencial para utilizar os equipamentos de fabricação, ela também é usada em outros setores do negócio. Por isso, seu cálculo deve ser proporcional.

Custos fixos

Os custos fixos são aqueles que variam pouco ou nada conforme o volume de produção da empresa, como aluguel, contas de consumo e salários.

Por isso, os gasto fixos também podem ser classificados como despesas, por serem necessários para a operação do negócio, mesmo sem interferir diretamente na produção.

Custos variáveis

Os custos variáveis estão diretamente relacionados à escala de produção do produto ou serviço, o que significa que seu valor aumentará à medida que a produção aumentar. 

Dentre os gastos variáveis mais comuns, estão inclusos: as horas extras pagas às pessoas colaboradoras, as taxas e comissões de vendas, as matérias-primas utilizadas na produção e os impostos e tributos decorrentes das vendas.

Portanto, você pode usar as categorias acima como um guia para levantar todos os custos envolvidos na produção do seu produto ou serviço.

 

Modelo de Tabela de Preços
Utilize nosso modelo de tabela de preços para ter processo de vendas mais assertivo

 

Qual a diferença entre custo e preço de venda?

Como vimos, o preço de custo é o valor total que a empresa gasta para produzir ou adquirir um produto, ou prestar um serviço.

Já o preço de venda é o valor pelo qual a empresa vende o produto ou serviço ao público. Logo, esse valor deve englobar não só o preço de custo, mas também a margem de lucro desejada.

Caso contrário, a empresa poderá ter prejuízo ou não obter lucro suficiente para se manter competitiva no mercado.

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

A partir do preço de custo, é possível utilizar uma fórmula de precificação para definir o preço de venda de um produto ou serviço.

Nesse aspecto, existem diferentes métodos de precificação, sendo os principais: margem sobre o custo, markup e margem de contribuição.

Leia mais | Saiba como fazer o cálculo de margem de preço corretamente

Margem sobre o custo

Nesse método de precificação, basta adicionar a margem de lucro desejada sobre o preço de custo para obter o preço de venda.

Sendo assim, se o custo unitário de uma camiseta é R$ 100 e uma loja de roupas estipulou e margem de lucro em 20%, preço de venda será R$ 120.

Leia mais | O que é e como calcular margem de lucro

Margem de contribuição

Nesse modelo, as variáveis utilizadas são o preço de venda, custos variáveis e despesas variáveis, a partir da seguinte fórmula:

Margem de contribuição = Preço de Venda – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

Assim, o valor correspondente à margem de contribuição deve ser suficiente para custear as despesas fixas do negócio, além de proporcionar lucro à empresa. 

A propósito, você pode conferir uma explicação detalhada no artigo que explica o que é margem de contribuição.

Markup

Nesse método, o custo de produção é multiplicado por um indicador (o markup) para formar o preço de venda. 

Logo, se o preço de custo de um produto é R$ 50 e o markup utilizado é 1,8, o preço de venda será R$ 90, por exemplo.

Assim, o valor do markup é calculado a partir da seguinte fórmula: 

100 / [100 – (Despesas variáveis + Despesas fixas + Margem de lucro)]

Vale frisar que o preço de venda deve considerar fatores além do custo e lucro desejado. 

Nesse sentido, é preciso analisar aspectos como preços da concorrência, o segmento de atuação, perfil do público e diferencial competitivo da empresa na hora de criar sua tabela de preços.

Esperamos que o artigo tenha descomplicado o preço de custo para você. E para ajudar ainda mais, preparamos uma planilha de precificação de produtos gratuita. Até a próxima!

Por Equipe Cora
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