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Saiba como fazer o cálculo de margem de preço corretamente

11 de fevereiro de 2023
como calcular margem de preço

Saber como calcular margem de preço para produtos e serviços é uma das principais dificuldades de quem empreende. Até porque, errar no preço final pode resultar em prejuízo, mesmo com um volume de vendas alto.

Afinal, a precificação deve garantir a cobertura de todos os custos e despesas que a produção de um produto ou serviço traz, e ainda gerar lucro.

Mas também é preciso manter um preço competitivo, tendo em vista os valores praticados por concorrentes e o perfil do público consumidor.

E tudo fica ainda mais complicado quando o negócio está começando e ainda não tem um serviço de contabilidade para apoiar sua gestão financeira.

Desse modo, é natural que o cálculo da margem de preço gere tantas dúvidas. Por isso, preparamos este post explicando os principais métodos que você pode usar para ter uma estratégia de preços sustentável e eficaz.

Como calcular a margem de preço de um produto ou serviço?

Como foi mencionado no início do texto, é preciso considerar diferentes fatores ao calcular a margem de preço de um produto ou serviço. Assim, um passo básico é entender todos os custos e despesas envolvidos.

Pois, se esse cálculo for negligenciado, deixando de incluir gastos na hora de formar o preço de venda, as chances de ter prejuízo são grandes.

Nesse sentido, os custos se referem aos gastos diretamente ligados à produção de um produto ou serviço, como fornecedores e mão de obra, matérias-primas e insumos.

Aqui, perceba que o custo de um produto para revenda vai além do preço de compra, devendo incluir gastos com transporte e armazenagem, taxas e comissões, etc.

E, mesmo que uma pessoa prestadora de serviço trabalhe sozinha (a famosa “eupresa”), o valor de sua hora de trabalho deve entrar nos custos para calcular a margem de preço.

Já as despesas fixas e variáveis se referem aos gastos que a empresa tem para manter seu funcionamento, como contas de consumo, aluguel do imóvel comercial, tributos, pró-labore e salários, etc.

Então, após levantar todos os custos e despesas, já é possível aplicar a margem de lucro para calcular a margem de preço e assim montar uma tabela de precificação.

 

Como precificar um produto
Baixe o nosso guia de precificação e aprenda a precificar um produto na prática.

 

O que é margem de lucro e como calcular?

Apenas cobrir todos os seus gastos, não é suficiente para um negócio crescer. É preciso obter retorno, ou seja, lucro, a partir da margem de preço.

Assim, o lucro é o valor que “sobra” quando se desconta todos os custos e despesas do preço de venda de um item. Logo, a margem de lucro representa esse percentual na margem de preço.

E como calcular margem de lucro? Para isso, utilizamos a seguinte fórmula:

Margem de Lucro (ML) = {[P – (C + D)] / P]} x 100

Desse modo, as variáveis da fórmula são:

P = preço de venda do produto ou serviço;

C = custos;

D = despesas.

Exemplo de cálculo da margem de lucro

Para exemplificar o cálculo da margem de lucro na margem de preço, imagine que uma loja de artigos para pets vende um arranhador de gatos por R$ 100.

Os custos do produto totalizam R$ 25 e as despesas também somam R$ 25. Daí, basta substituir os valores na fórmula para obter a margem de lucro:

ML  = {[100 – (25 + 25)] / 100]} x 100

ML = [100 – (50) / 100] x 100

ML = (50/100) x 100

ML = 50%

Portanto, a empresa tem 50% de lucro sobre o custo de aquisição de cada arranhador.

Qual a margem de lucro ideal?

Infelizmente, não existe uma resposta única para essa pergunta. Até porque, um produto ou serviço pode não oferecer uma margem tão alta, mas ter um grande volume de saída.

Portanto, é válido buscar um equilíbrio entre itens com maior e menor margem de lucro para garantir o crescimento financeiro sustentável do negócio.

Em geral, itens de luxo, exclusivos e de alta competitividade têm margens mais altas, enquanto aqueles de uso diário costumam ter percentuais menores.

Métodos para calcular a margem de preço

Existem diferentes métodos para a precificação de produtos e serviços. Além disso, é importante considerar elementos como a concorrência e o público-alvo na hora de montar uma estratégia.

Assim, os principais sistemas utilizados são: margem sobre o custo, markup e margem de contribuição.

Margem sobre o custo

Nesse método, basta adicionar a margem de lucro desejada sobre o custo total de um produto ou serviço. 

Logo, se o custo total de um produto é R$ 100 e você deseja adicionar 30% de margem de lucro, o preço de venda será R$ 130.

Markup

O markup é um multiplicador que, aplicado ao custo total de um produto ou serviço, aponta o preço de venda.

Desse modo, primeiro devemos obter as seguintes variáveis:

  • Despesas fixas (DF)
  • Despesas variáveis (DV)
  • Margem de lucro (ML)
  • Custo de produção (CP)

 

Daí, substituímos os valores na fórmula para obter o valor do markup. A fórmula do markup é: 100 / [100 – (despesas variáveis + despesas fixas + margem de lucro)].

Por último, multiplicamos o custo de produção pelo valor do markup, obtendo assim o preço de venda. E você pode conferir mais detalhes no post que explica o que é markup e como utilizá-lo.

Margem de contribuição

A margem de contribuição, também chamada de lucro bruto, é calculada com a dedução dos custos e despesas variáveis do preço de venda de um produto ou serviço.

Dessa forma, é possível saber o quanto um produto ou serviço contribui para o pagamento das despesas da empresa.

Assim, para aplicar a fórmula e obter a margem de contribuição (MC), precisamos das seguintes variáveis:

PV = preço de venda;

CV = custo variável;

DV = despesa variável.

Então, substituímos os valores referentes a cada variável na fórmula:

MC =  PV – (CV + DV)

Usando um exemplo simples, imagine uma empresa que venda biquínis por R$ 50 cada. 

E que cada biquíni tem custo variável de R$ 15 e despesa variável de R$ 5. Sendo que no mês de janeiro foram vendidos 100 biquínis, o que totaliza uma receita bruta de R$ 5 mil.

Daí, aplicando a fórmulta temos:

MC = (R$ 5.000) – (R$ 1.500 + R$ 500)

MC = R$ 3.000

Portanto, a margem de contribuição dos biquínis para o mês de janeiro foi de R$ 3 mil. Desse resultado, podemos obter um valor em porcentagem, o chamado índice de margem de contribuição, como você confere abaixo:

IMC = MC / PV

IMC = R$ 3.000 / R$ 5.000

IMC = 60%

Esperamos que o artigo tenha sido útil para você calcular a margem de preço adequada no seu negócio. E fique livre para aproveitar também a planilha de orçamento gratuita que preparamos.

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