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Pagamento recorrente para cursos online: o que é e como oferecer?

3 de agosto de 2022
Aluno assistindo sua aula com transmissão ao vivo. Aprende como oferecer pagamento recorrente para cursos online.

O pagamento recorrente para cursos online é uma opção de pagamento que não pode ser deixada de lado dentro de uma estratégia de plataformas de educação.

Acontece que, se o aluno pretende fazer um curso de longa duração, conseguir pagar de forma recorrente é essencial para não sobrecarregar sua vida financeira, porém não impedi-lo de ter a oportunidade de realizar o curso.

Esse método de pagamento ajuda o cliente a não ter o limite do cartão de crédito comprometido, como acontece no pagamento parcelado, por exemplo.

Se você quer saber mais sobre o pagamento recorrente, continue a leitura e veja as opções que você pode oferecer dentro da sua plataforma de cursos online.

O mercado de cursos online

Vender cursos online virou uma possibilidade de negócio muito atrativa não só para as grandes empresas, mas também para profissionais que enxergaram uma boa oportunidade de empreender.

Os chamados infoprodutos – mercadoria criada e distribuída no meio digital, como cursos online e aulas em vídeo –  possuem custos baixos e um alto potencial de lucro e escala. Com crescimento desde 2020, após a pandemia da Covid-19 a busca por esse serviço aumentou.

O principal motivo foi o isolamento social, onde muitos estudantes se viram impedidos de frequentar escolas para atualização em suas áreas de atuação.

Com isso, a busca pelo termo “curso online” no Google, principal mecanismo de busca na internet, registrou um aumento exponencial, segundo a própria empresa.

Outro dado interessante é o crescimento das vendas online em 2020, 27,6% em todo o mundo, de acordo com os dados informados pelo eMarketer, empresa de pesquisa de mercado.

Assim, esse nicho passou a ser explorado por grandes escolas, ou até mesmo pelas pequenas e microempresas que tinham interesse em ofertar cursos online, mas sem estrutura física para isso.

Mesmo com o fim das restrições impostas pela pandemia, a tendência é que essa situação continue em alta, com muitas pessoas investindo para se tornarem infoprodutores e faturarem em cima desse cenário.

O que é cobrança recorrente?

Com a visão do cenário do mercado de cursos bem clara, é hora de entender um pouco mais sobre o que é cobrança recorrente e por que é importante considerar esta forma de pagamento na sua loja de cursos virtuais.

O pagamento recorrente para cursos online é aquele que acontece de maneira repetida durante determinado período, seja ele mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual, ou até mesmo outra frequência.

Imagine, por exemplo, que você resolveu oferecer um curso de inglês pela internet e a cobrança será feita todo mês. Uma das grandes vantagens de utilizar o pagamento recorrente é que você não precisa enviar uma nova cobrança aos alunos sempre que chegar a data de quitação do curso.

A depender do sistema de cobrança, é possível automatizar este processo e apenas ter o trabalho de receber o dinheiro. Para o consumidor, a vantagem é poder escolher a cobrança recorrente no débito, ou no crédito ou diretamente na fatura do cartão. Além disso, não há risco de esquecer de efetuar o pagamento e ter que pagar juros e multas por atraso.

Leia também | Chegou o Boleto Recorrente da Cora!

Pagamento recorrente para cursos online: como funciona?

Quando seu aluno compra um curso com a possibilidade deste tipo de cobrança, ele funciona como uma assinatura, onde é necessário pagar o valor combinado em intervalos regulares de tempo, conforme as opções de periodicidade citadas acima.

Neste formato, o aluno autoriza que novas cobranças sejam feitas automaticamente, seja por boleto, cartão ou débito em conta, de acordo com o intervalo do plano escolhido.  Confira com mais detalhes como o pagamento ocorre após a autorização.

Cartão de crédito

Se o aluno opta pelo pagamento recorrente via cartão de crédito, um token é gerado para o cartão do cliente e fica salvo no sistema de pagamentos. Este token é válido por um período de tempo e permite fazer futuras cobranças com segurança sem armazenar os dados do cartão no sistema.

Assim, na hora de fazer uma nova cobrança, este mesmo sistema realiza a cobrança automaticamente.

Boleto bancário

Essa é uma opção muito buscada por estudantes que não utilizam cartão de crédito, ou não confiam em informar os dados do cartão na internet. Neste caso, há a possibilidade de enviar mensalmente o boleto pelo e-mail, ou outro canal, ou então enviar todos os boletos de uma única vez.

Para isso, você precisa contar com um sistema de cobrança que possibilite este processo. Na Cora, conta digital pj gratuita, é possível fazer esse processo de forma simples e descomplicada, sem pagar pela emissão do boleto.

Débito automático

O pagamento recorrente para cursos online via débito automático funciona basicamente como no cartão de crédito. A diferença é que, nesta opção, o valor é debitado diretamente da conta do aluno, não adicionado na fatura do seu cartão de crédito.

O sistema, também operado via token, debita o valor acordado para aquela conta, por meio dos dados armazenados do cliente e do token da conta.

Como gerenciar uma receita recorrente?

Com o pagamento não sendo à vista – e tendo em mente que você deseja ter muitos alunos na sua operação –, é necessário gerenciar a receita que entra desse pagamento muito de perto.

Por isso, contar com um bom sistema de gestão de cobrança é essencial, mas você também pode implementar algumas métricas para um acompanhamento adequado. Confira as principais:

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Nesta métrica, você vai compreender quanto de dinheiro demanda para conquistar novos clientes. Assim, é possível analisar melhor se é preciso continuar na mesma estratégia de vendas, ou buscar novas alternativas.

Churn Rate

Também conhecida como Taxa de Cancelamento, é uma métrica muito importante que ajuda a entender o percentual de alunos que desistem no meio do curso. Assim, pode-se tomar providências para mudar aspectos que estão afastando o público da sua escola online;

Customer Lifetime

Este é o tempo de vida do cliente, que permite saber o tempo médio que os seus alunos ficam vinculados ao seu negócio. Sabendo disso, é possível definir o grau de satisfação do consumidor e quais estratégias você pode tomar para melhorar esse panorama.

Agora, você já sabe todos os detalhes para oferecer pagamento recorrente para cursos online aos seus alunos. Lembre-se de buscar bons parceiros para este processo de cobrança, além de avaliar, sempre, as taxas cobradas para entender se impactará ou não  negativamente na sua receita.

Por Equipe Cora
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