O Boleto Recorrente é mais uma funcionalidade gratuita do boleto da Cora que veio para facilitar o seu dia a dia e deixar suas cobranças automatizadas.
Se antes você já tinha acesso a boletos gratuitos e a uma gestão automática de cobrança, agora a sua gestão financeira fica ainda mais poderosa. Afinal, com o Boletos Recorrente, você vai conseguir colocar em prática o modelo de assinatura na sua empresa.
Ou seja, você vai conseguir programar e editar os boletos que o seu cliente deve pagar mensalmente para ter acesso ao seu serviço ou produto. Quer saber mais sobre o que é Boleto Recorrente e quais as vantagens que ele traz para sua empresa? Acompanhe o conteúdo.
O que é boleto recorrente?
Assim como o nome indica, o Boleto Recorrente é utilizado por empresas que prestam algum tipo de serviço contínuo ou que utilizam o modelo de assinatura. Pois, de modo geral, é necessário que seja uma cobrança recorrente para que o pagamento também aconteça em um período pré-determinado.
Esse tipo de pagamento é bastante utilizado para algumas modalidades de prestação de serviços como academias, escolas, imobiliárias e serviços/clubes de assinaturas. A ideia é vender um produto ou serviço de forma recorrente em vez de um pagamento único, que se desdobra em um pagamento periódico (mensal, trimestral, semestral ou anual).
Qual a diferença entre o boleto parcelado e o boleto recorrente?
A grande diferença é justamente o uso desses dois meios de pagamento. Enquanto o boleto recorrente é utilizado para serviços de assinatura, o boleto parcelado é usado quando o cliente não tem o dinheiro todo à vista e deseja pagar em parcelas.
Por exemplo, se você fez uma venda de R$ 600 e a pessoa cliente escolheu parcelar no boleto em 3 vezes. Nesse caso, você vai optar pelo parcelamento do boleto para facilitar o pagamento do seu cliente.
No entanto, se você for responsável por uma escola particular, por exemplo, saiba que a opção mais recomendada é adotar o boleto recorrente. Caso contrário, imagine o pesadelo: emitir, acompanhar, notificar e cobrar, em caso de atraso e inadimplência, mais de 500 boletos todo mês?
Sendo assim, o Boleto Recorrente é a solução ideal quando você precisa ter maior flexibilidade e agilidade. Afinal, com ele você consegue editar informações como: dia do recebimento, valor e número de parcelas; e ainda automatiza o envio do boleto todo mês para o email do seu cliente.
O lado bom é que aqui na Cora, as duas funcionalidades são gratuitas e você pode escolher qual das opções melhor se aplica no dia a dia da sua empresa.
Leia mais | Como parcelar boleto gratuitamente na sua empresa?
Como emitir Boletos Recorrentes na Cora?
De forma resumida: o Boleto Recorrente da Cora facilita a cobrança de pagamentos por boletos no modelo de assinatura e é muito simples o processo de emissão. Você tem a opção de emitir boleto por meio do aplicativo e também usando o seu computador e acessando a Cora Web.
Acompanhe o passo a passo no aplicativo:
- Abra o aplicativo da Cora e toque em “Cobrar”;
- Escolha o tipo de boleto bancário que prefere gerar (Boleto com QR Code Pix ou tradicional);
- Toque em “Emitir para novo contato” e insira os dados da pessoa cliente ou selecione o nome na lista de contatos recentes;
- Selecione a opção “Recorrente (assinatura)”;
- Digite qual o valor total da cobrança (o valor mínimo é de R$20,00);
- Escolha em qual período que a cobrança se repetirá (mensal, semanal ou personalizado);
- Informe a data de vencimento do primeiro boleto;
- Defina quantas vezes essa cobrança se repetirá para o seu cliente (a quantidade de repetição aceita é entre 2 e 24 vezes);
- Dê um nome para a cobrança;
- Se preferir, pode colocar uma descrição da cobrança (opcional);
- Se quiser, você pode configurar desconto, multa, juros e notificações de cobrança, como funcionava com nossas outras funcionalidades. E a novidade agora é que você também pode escolher se o boleto será enviado apenas para o seu email ou para o email do seu cliente (7 dias antes do vencimento);
- Toque em “Concluir”, e pronto.
Ou seja, com essa funcionalidade, você consegue definir por quanto tempo a cobrança se repetirá, o valor, os juros (em caso de atraso), a data de vencimento da fatura e o envio automático dos boletos para o email dos seus clientes (7 dias antes do vencimento) ou para o seu, caso prefira realizar a cobrança.
Assim, o processo de emissão, envio, recebimento e pagamento recorrente é desburocratizado e, ainda, otimizado. Afinal, com a utilização do pagamento recorrente é possível destinar o tempo, que antes era investido no trabalho manual de emissão e envio do título de cobrança, ao desenvolvimento da empresa.
Como acompanhar os boletos emitidos?
Para acompanhar os boletos, você vai precisar acessar a área de Gestão de Cobranças do aplicativo. Até aí, nada de novo, certo? A grande novidade é que, além de acompanhar os boletos emitidos, você também pode visualizar o próximo boleto da recorrência e terá autonomia e flexibilidade para editá-lo.
Vai funcionar assim: como os boletos serão emitidos apenas 10 dias antes do vencimento, até a data de emissão, você terá a opção de excluir a recorrência dos boletos, ou apenas um boleto, e também editar o valor, a data de vencimento e até a descrição da cobrança.
Confira:
Gostou da novidade? Atualize o seu aplicativo e comece a utilizar o boleto recorrente no seu empreendimento.
Agora, se você ainda não for cliente Cora, abra sua conta e tenha acesso à funcionalidades gratuitas para reduzir tarefas manuais e te ajudar a acabar com a inadimplência da sua empresa.