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Saiba como enviar boleto para cliente de forma prática e segura

22 de maio de 2023
como enviar boleto para cliente

Todas as etapas do processo de venda merecem atenção, incluindo conhecer as diferentes formas de enviar o boleto de cobrança ao cliente. 

Dessa forma, você pode escolher o método mais prático para garantir que o cliente tenha o boleto acessível para fazer o pagamento no prazo.

Neste post, vamos apresentar as principais formas de como enviar boleto para cliente, além de dar uma super dica para otimizar sua cobrança gratuitamente.

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Como enviar boleto para cliente: conheça 5 opções

Existem diferentes formas de enviar um boleto de cobrança para um cliente, sendo as principais: SMS, WhatsApp, e-mail, boleto impresso e link de pagamento. Assim, conheça mais sobre cada alternativa a seguir:

1. SMS

Enviar o boleto para o cliente por mensagem de SMS tem como principais vantagens a entrega imediata e a alta taxa de abertura.

Além disso, praticamente todos os celulares permitem receber esse tipo de mensagem (sem instalar nenhum aplicativo). Logo, é um canal de envio muito acessível.

Porém, como o número de caracteres em um SMS é limitado, as informações sobre o boleto que se pode incluir ficam restritas.  Isso pode dificultar a identificação da cobrança pelo cliente, inclusive.

Outro ponto negativo é que mensagens nesse formato contendo links são muito usadas em tentativas de golpes. Logo, o cliente pode ficar em dúvida sobre a legitimidade do SMS.

2. WhatsApp

Também é possível enviar boleto para cliente pelo WhatsApp. Aliás, o envio por esse canal pode aumentar as chances do cliente visualizar o boleto, devido à popularidade do aplicativo de mensagens no Brasil.

Da mesma forma, o WhatsApp permite redigir mensagens mais completas para identificar o boleto enviado.

Além disso, o cliente pode usar o aplicativo para ter uma comunicação direta com a empresa ao receber a cobrança,  tirar dúvidas e pedir dados adicionais.

Entretanto, um ponto negativo é que o WhatsApp, assim como o SMS, costuma ser usado em tentativas de golpes com links maliciosos. Logo, isso pode gerar dúvidas sobre a origem da mensagem pelo cliente.

Outro ponto desfavorável é a necessidade de conexão com a internet para receber as mensagens pelo aplicativo, o que pode atrasar o recebimento.

Leia também | Como negativar um cliente devedor: tudo o que você precisa saber

3. Boleto impresso/correspondência

Enviar o tradicional boleto impresso é outra possibilidade. A propósito, alguns clientes podem preferir receber boletos impressos, especialmente aqueles não são acostumados com documentos digitais.

Do mesmo modo, a facilidade de visualização é um ponto positivo. Pois, o boleto impresso permite que o cliente tenha uma cópia física para ver e conferir sempre que necessário.

Por outro lado, os custos com impressão e envio são desvantagens a considerar antes de escolher esse canal. Além disso, o tempo de entrega do boleto por correspondência é maior, se comparado às alternativas digitais.

Ademais, o envio de boletos impressos aumento o consumo de papel na empresa, uma desvantagem do ponto de vista ambiental.

4. Link de pagamento

Enviar o boleto por um link de pagamento é uma opção cada vez mais popular, dada sua praticidade. Nesse caso, o cliente recebe um link que o redireciona para uma página onde ele pode visualizar e pagar o boleto. 

Sendo assim, a facilidade de acesso é um dos pontos fortes dessa opção, já que o cliente não precisa digitar nenhuma informação manualmente para pagar o boleto.

Além disso, é possível incluir instruções e informações adicionais na página de pagamento, facilitando o entendimento e tirando dúvidas do cliente.

Por outro lado, o uso de links de pagamento exige uma certa familiaridade com o processo, além de depender de uma conexão com a internet. A preocupação com a segurança também precisa ser redobrada ao usar essa forma de envio.

5. E-mail

O e-mail é outro canal muito usado para enviar boletos para clientes. Assim, a velocidade de entrega, o baixo custo e a facilidade de acesso são algumas vantagens desse canal.

Além disso, ele permite o envio de informações completas para identificar o boleto, além ser uma opção mais sustentável, reduzindo o uso de papel na empresa.

Mas o e-mail de cobrança corre o risco de ser filtrado como spam. Logo, essa é uma possível desvantagem. Porém, existem medidas que podem minimizar esse risco, como orientar o cliente a adicionar o e-mail da empresa a seus contatos.

A propósito, com a conta Cora sem tarifas você pode automatizar o envio de boletos e notificações de cobrança por e-mail gratuitamente na sua empresa. Falaremos em detalhes sobre essa facilidade em outro tópico.

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Assim, um dos benefícios de abrir uma conta para a sua empresa é ganhar acesso à gestão de cobrança da Cora, gratuita, completa e fácil de usar.

Com ela, você pode gerar quantos boletos de cobrança precisar, sem limites e totalmente livre de taxas. É isso mesmo que você leu: boletos ilimitados sem taxa de emissão ou compensação.

Além disso, a gestão de cobrança permite visualizar rapidamente todos os boletos que a empresa gerou, identificando a situação de pagamento (a vencer, pago ou em aberto). Desse modo, fica bem mais fácil monitorar as cobranças.

Outro recurso para simplificar os processos da empresa são as notificações automáticas de cobrança por e-mail.

Funciona assim: na hora de gerar o boleto, você escolher se quer enviar notificações de cobrança para o cliente e com que frequência (dois dias antes ou cinco dias após o vencimento, por exemplo).

Dessa forma, após configurar as notificações, cobrar o cliente fica por conta da Cora. Logo, sobra mais tempo para investir em ações estratégicas no seu negócio.

Leia também | Conheça as novidades da Cora para facilitar a cobrança de seus clientes

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Como enviar boleto para cliente pela Cora?

Após emitir um boleto na Cora, ele é enviado automaticamente para o e-mail do cliente que você cadastrou. Além disso, o boleto vai anexo às notificações de cobrança que você programar.

Você também pode compartilhar o boleto com o cliente por SMS e WhatsApp após fazer a emissão. Ou ainda, imprimir o boleto para entregar em mãos ou enviar por correspondência. 

Por enquanto, ainda não é possível enviar um link de pagamento, mas estamos trabalhando para trazer essa opção em breve.

Agora você já conhece as diferentes formas de como enviar boleto para cliente. Conte sempre com a Cora para ter mais tempo e cortar os gastos com taxas. Até a próxima!

Por Equipe Cora
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