Blog

Descubra os 5 motivos para cobrar com QR Code

17 de junho de 2021
motivos-para-cobrar-com-qr-code

Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada em 2020, sobre o monitoramento de pagamento com QR Code, subiu 35% para 48% a proporção de brasileiros com smartphone que declaram já terem realizado pagamentos por QR Code. E é por isso que preparamos esse conteúdo completo com todos os motivos para cobrar com QR Code por produtos e serviços, a partir de hoje. 

 

1) Pagamento sem contato físico

Ainda de acordo com a pesquisa, um dos motivos do aumento expressivo no pagamento por QR Code pode ter sido o isolamento social. Isso porque, a pandemia do coronavírus apesar de ter deixado muitas lojas com as portas fechadas, impulsionou a utilização de tecnologias de pagamento sem contato. 

Quem ainda não havia experimentado pagamentos por QR Code teve finalmente o argumento que precisava para deixar a carteira no bolso e optar por usar o smartphone como meio de pagamento: evitar encostar as mãos nas maquininhas de cartão.

Além disso, antes da pesquisa não havia ocorrido o lançamento do Pix, o meio de pagamento instantâneo que trouxe ainda mais novidades para cobrança com QR Code

 

Leia mais |  Adeus boletos? Saiba porque o Pix Cobrança é uma alternativa para o boleto bancário

 

2) Menores tarifas

Com o QR Code, é possível simplificar e baratear os custos das transações de recursos financeiros, pois essa tecnologia elimina intermediários como, por exemplo, as maquininhas de cartão de crédito. 

Portanto, ao optar pela cobrança com QR Code o lojista aumenta a competitividade do seu negócio e auxilia o seu fluxo de caixa, já que o pagamento com o QR Code do Pix, por exemplo, é mais barato e instantâneo. 

 

3) Rapidez e menor fricção na hora do pagamento

Um dos cinco motivos para cobrar com QR Code é a agilidade no pagamento. Para os empreendedores, basta gerar um QR Code via aplicativo e para os clientes, não é preciso usar o cartão, ou mesmo levá-lo. Basta sacar o celular, apontado para o QR Code, e o aplicativo da conta digital já processa a cobrança automaticamente.

Além disso, o Pix veio trazer ainda mais potência em acelerar a cobrança por QR Code pois: 

  • O Pix chegou para unificar o pagamento por QR Code. Diferentes bancos estão aptos para realizar o pagamento. 
  • A funcionalidade de QR Code do Pix segue o mesmo critério do meio de pagamento instantâneo: funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana e o pagamento é concluído em até 10 segundos.
  • O vendedor tem a opção de gerar um QR Code estático, com informações sobre sua conta, e um QR Code dinâmico, que é personalizado para o cliente com informações como: valor, juros, multas, descontos e dia de vencimento da cobrança. Essa segunda opção é o Pix Cobrança, que foi lançado pelo Banco Central no dia 14 de maio de 2021.

Ah, e aqui na Cora, o Pix e todas as suas funcionalidades são gratuitas, inclusive o QR Code. Hoje, já é possível criar um QR Code Pix estático atrelada a sua conta PJ digital e você também consegue emitir boletos com QR Code Pix dinâmico, fruto do Pix Cobrança. 

Ao emitir um boleto com QR Code Pix, por exemplo, você oferece ao seu cliente a opção de pagar via código de barras ou via QR Code. A grande vantagem é que, se o cliente optar por pagar via QR Code, o pagamento acontece em 10 segundos! Isso mesmo, esperar o tempo de compensação dos boletos tradicionais é coisa do passado.

 

Leia também | Chegou o boleto com QR Code Pix na Cora

 

Além de todos esses fatores positivos, diversificar as formas de pagamento e facilitar a compra para o seu cliente é um dos fatores que aumenta a chance de venda. Afinal, oferecer uma experiência de compra que seja fluida, simples e eficiente é a melhor forma de garantir a fidelidade dos clientes.

 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

 

4) Praticidade para clientes e empreendedores

Caso você seja um(a) empreendedor(a) que ainda utilize os boletos como uma das formas de receber dos seus clientes, o QR Code dinâmico do Pix – o Pix Cobrança – chegou para ajudar o seu fluxo de caixa. A ideia do Pix Cobrança é substituir o boleto bancário trazendo benefícios para quem empreende. 

Isso porque, se antes o empreendedor precisava esperar cerca de 2 a 3 dias para o boleto ser compensado, com o Pix cobrança o pagamento é compensado no mesmo dia e em 10 segundos! Extremamente positivo para o seu capital de giro, não é mesmo?!

Ademais, essa forma de pagamento para o cliente também é muito simples. É necessário apenas que o pagador tenha uma câmera de qualquer smartphone para que faça a leitura do código. Isso torna o pagamento muito mais prático, já que o envio de Pix para pessoas físicas é gratuito, segundo o Banco Central.

Quanto ao empresário que optar por cobrar com QR Code, é preciso apenas criar um código com as informações da cobrança. Com o Pix, essa funcionalidade está disponível no próprio aplicativo da sua conta PJ. Aqui na Cora, a opção de criar um QR Code é totalmente gratuita e feita em poucos cliques.

 

Leia mais | Entenda os motivos pelos quais a Cora não cobra taxas do Pix PJ #CoraDescomplica

 

5) Segurança no método de cobrança

A cobrança por QR é segura porque não é necessário que o cliente forneça o número do cartão ou que o mesmo entre em contato com qualquer pessoa. O processo é direto pelo smartphone, portanto, o risco de fraude é menor. 

Além disso, um outro motivo para cobrar por QR Code é porque esse meio de pagamento permite encriptar as informações. Ou seja, os dados são lidos de forma totalmente segura, sendo praticamente impossível danificá-los e, como é muito difícil de ler a olho nu, é praticamente impossível que ele seja manipulado após ser impresso ou criado.

Entretanto, existem algumas dicas de segurança que tornam este meio de pagamento ainda mais confiável:

  1. Busque sempre garantir que as informações entre quem está enviando e recebendo o dinheiro estão corretas. 
  2. Confie apenas no envio de QR Code que vêm de fontes confiáveis. Se receber um QR Code por e-mail e não tiver certeza da veracidade da informação, desconfie!
  3. Caso faça o pagamento através de um sistema online, confira o nome do domínio e garanta que é um ambiente seguro, conferindo se existe o pequeno cadeado ao lado do link.

 

Leia também | Pix é seguro? Confira dicas para não cair em armadilhas

 

Portanto, existem muitos motivos para cobrar por QR Code no seu empreendimento. Além disso, a tendência para pagamentos digitais é crescente e o Pix chegou com essa intenção: automatizar os meios de pagamento e trazer maior competitividade para os pequenos negócios. 

Não fique de fora e aproveite para oferecer novos serviços financeiros aos seus clientes que contribuam para a sua redução de gastos. Aqui na Cora, acreditamos que todas as empresas têm direito ao Pix e a todas as suas funcionalidades gratuitamente pelo app. Seja Cora!

 

Por Leticia Souza
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos de cobrança gratuitos e transferências (TED e PIX) totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.