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Confira 6 dicas práticas para fazer uma queima de estoque eficaz

25 de dezembro de 2022
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Dar saída a mercadorias sem giro e ainda atrair mais vendas com uma ação promocional… parece uma boa ideia, não? Sabendo como fazer queima de estoque no seu negócio, você consegue pôr isso em prática!

Aliás, vale ressaltar que esse tipo de campanha requer um bom planejamento. Caso contrário, provavelmente não serão obtidos bons resultados, podendo gerar até prejuízo para a empresa.

Neste artigo, você confere dicas práticas de como montar uma queima de estoque bem planejada, sem complicação.

Por que fazer uma queima de estoque?

Mesmo com uma gestão de estoque eficiente, é normal que um negócio tenha mercadorias com baixa saída. O problema é que produtos sem giro são sinônimo de dinheiro parado.

Sendo assim, a empresa deixa de utilizar um recurso que poderia servir para alavancar seu crescimento. Afinal, mercadorias paradas não geram lucro e ainda trazem custos com armazenagem.

Desse modo, a queima de estoque é uma ação promocional que visa dar saída a produtos com baixa rotatividade ou data de vencimento mais próxima, no caso de itens perecíveis.

Até porque, ter um catálogo variado e com novidades é importante para manter o público atual e aumentar a clientela, seja em um negócio físico ou online.

Além disso, ainda que seja necessário reduzir a margem de lucro para garantir preços mais atrativos, a queima de estoque é uma forma de aquecer o fluxo de caixa, considerando um aumento nas vendas.

Da mesma forma, uma ação desse tipo ajudar a aumentar sua base de clientes. Afinal, descontos e promoções podem ser o primeiro atrativo para uma pessoa consumidora entrar em contato com a sua marca.

Porém, montar uma queima de estoque requer planejamento, não é só dizer que “deu a louca no gerente” e sair baixando preços, sem uma estratégia e objetivos definidos.

 

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6 dicas práticas de como fazer queima de estoque

Agora você confere seis dicas práticas de como fazer uma queima de estoque de sucesso no seu negócio. 

Assim, abordaremos desde o planejamento, passando pela estratégia de vendas até a divulgação do evento.

1. Trace objetivos para a queima de estoque

Como vimos, um dos principais objetivos da queima de estoque é dar saída a mercadorias paradas, para evitar prejuízo e renovar o catálogo de produtos.

Porém, o evento também funciona como ação promocional, no sentido de atrair novas pessoas consumidoras. Além disso, pode contribuir para aumentar as vendas em geral, devido ao maior fluxo de clientes.

Sendo assim, é importante traçar objetivos, até para direcionar a divulgação da queima de estoque. 

Nesse sentido, vale pensar no público-alvo prioritário a atingir e traçar metas no planejamento financeiro — um aumento de 10% no faturamento médio durante a queima de estoque, por exemplo.

2. Escolha os produtos da queima de estoque

Outro ponto fundamental para montar uma queima de estoque é definir os produtos que vão fazer parte da promoção.

Aqui, é recomendável priorizar os itens que estão em excesso no estoque, assim como aqueles que têm menor demanda porque “saíram de moda”. 

Em itens perecíveis, a proximidade do vencimento também é um critério válido, sempre observando as regras comerciais e sanitárias.

3. Defina a data e duração da queima de estoque

Planejar a melhor época para a realizar a queima de estoque é outro fator importante para o sucesso da ação.

Assim, você pode considerar a sazonalidade e escolher uma época de menor movimento, usando o evento para aquecer as vendas.

Porém, também é possível fazer a promoção em datas especiais para o seu segmento (dia das crianças para quem vende brinquedos, por exemplo) ou mesmo como parte das ações para vender mais na Black Friday.

Além de planejar o período, é preciso determinar a duração da queima de estoque e cumprir o anunciado. 

Aliás, deixar claro que os preços reduzidos são por tempo limitado pode funcionar como um incentivo às vendas, levando a pessoa consumidora a querer comprar logo para aproveitar os descontos.

4. Encontre a melhor estratégia de vendas

Existem diferentes estratégias para demonstrar a redução de preços ao público, apresentando a queima de estoque como uma oportunidade para economizar.

Nesse sentido, considerando seu modelo de negócio e o perfil da clientela, é possível oferecer:

  • Descontos progressivos (10% em uma peça, 20% em duas e 35% em três, por exemplo);
  •  Cupons de desconto;
  • Kits promocionais (o valor unitário dos produtos no kit ou combo sai menor que o preço normal);
  • Leve 2 pague 1.

 

Além da redução de preços, a estratégia de vendas para o evento pode incluir condições especiais de pagamento, como parcelamento especial no cartão de crédito ou carnê.

 

Leia mais | Como gerar carnê de pagamento de forma simples na empresa?

 

5. Cuidado com a precificação

Considerando que a queima de estoque visa dar saída a produtos parados, colocar alguns itens a preço de custo é aceitável, dependendo dos objetivos traçados para ação.

Ainda assim, é preciso lembrar que o custo de um produto não se limita ao custo de aquisição. 

Logo, além do valor pago ao fornecedor, é preciso incluir despesas como armazenagem e frete, além dos impostos e taxas que a venda pode gerar.

Portanto, é importante ter uma estratégia de precificação, analisando a fatores como a margem de contribuição, para não ter prejuízo na queima de estoques.

 

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6. Invista em uma boa divulgação

Depois de planejar outros aspectos, é hora de pensar na divulgação da queima de estoque para que seus objetivos sejam concretizados.

Sendo assim, é preciso analisar o perfil do seu negócio e público-alvo para encontrar as melhores opções.

Então, se você tem um negócio físico, a decoração ajuda a divulgar o evento, além de cartazes ou faixas anunciando a data da queima.

Da mesma forma, se você mantém uma lista de contatos, enviar mensagens por e-mail ou WhatsApp avisando sobre o evento é um modo simples e eficaz de divulgação.

Publicações e anúncios em redes sociais, assim como um banner de anúncio no site da empresa, também são meios de publicidade possíveis.

Agora você já sabe como montar uma queima de estoque com planejamento e sem descuidar do controle financeiro empresarial.

A propósito, falando em controle financeiro, você pode aprender a cortar os custos com tarifas bancárias com um post que ensina como abrir uma conta PJ gratuita. Esperamos que seja útil, até a próxima!

Por Equipe Cora
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