5 dicas para fazer o controle financeiro empresarial

1 de Novembro de 2021
controle financeiro empresarial
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Todas as pessoas que empreendem sabem que não é fácil começar um negócio do zero, mas que o maior desafio é mantê-lo funcionando por muitos anos, principalmente em cenários instáveis, como o atual. Por isso, o planejamento estratégico e acompanhamento diário da empresa é essencial.

Embora pareça um processo burocrático, o controle financeiro empresarial é uma das ferramentas mais importantes para garantir que o seu negócio se mantenha firme e forte com o passar do tempo.

Neste texto, vamos contar quão importante é fazer esse controle e te explicar em 5 passos como implementá-lo no seu negócio.

Ganhe tempo e agilidade na sua gestão financeira

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial e organize as movimentações da sua empresa

O que é o controle financeiro empresarial?

O controle financeiro é resultado de uma gestão financeira detalhada das finanças da empresa, ou seja, é o acompanhamento e análise de todas as movimentações financeiras: fluxo de caixa, saldos, patrimônios, investimentos, entradas e saídas. 

Tudo isso para ter sempre condições de fazer previsões de crescimento, tomar decisões e até passar por momentos mais turbulentos com segurança.

Esse acompanhamento é importante para não só organizar a saúde financeira da empresa, mas também para evitar problemas como atrasos de pagamento,  taxas abusivas e até o endividamento do negócio.

Se o seu fluxo de caixa pudesse falar…

O que ele diria sobre a sua administração? Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxos de Caixa e organize as finanças da sua empresa

Planilha de Fluxo de caixa

Vantagens de fazer o controle financeiro da sua empresa

Fazer o controle financeiro empresarial é uma maneira também de visualizar como a companhia poderá alcançar os objetivos que foram definidos no planejamento financeiro, como a meta de faturamento, a margem de lucro e a rentabilidade desejadas, mas existem outros motivos para você fazer este trabalho.

Maior previsibilidade

Quando você investe tempo em acompanhar e analisar de perto as finanças da empresa, além de ter uma melhor gestão do dia a dia, você também consegue ter mais previsibilidade e antecipar problemas que possam surgir, já pensando em soluções e minimizando os prejuízos.

Melhor gestão de crises

Por mais que você tente prever todos os cenários, às vezes acontecem coisas que saem do planejado, como um equipamento que quebra e precisa de manutenção ou um cliente que fica inadimplente. Mas se você fizer um bom controle financeiro, terá condições de resolver estas crises com soluções menos onerosas pro negócio.

Evitar problemas no fluxo de caixa

Muitas empresas passam por isso quase todo mês: as contas chegam mas os valores que serão recebidos ainda não estão no caixa para pagá-las. Só acompanhando de perto as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa, que você conseguirá se programar para que os recebimentos aconteçam antes dos pagamentos, assim você não terá mais problemas de controle de fluxo de caixa.

Evitar o endividamento

Quando a situação aperta, você pode precisar ir atrás de empréstimos ou outras linhas de crédito, e isto é normal. Mas, se isso se torna uma prática recorrente e a empresa fica dependente dela, os juros acabam se elevando e a dívida crescendo, o que impede que o negócio continue. Desta forma, prever os problemas é imprescindível para manter a companhia de pé.

Leia também | Sistema de Gestão Empresarial: como escolher o melhor para o seu negócio

5 passos para você fazer o controle financeiro da sua empresa

1. Registre todas as entradas e saídas

Para garantir que você tem todas as informações financeiras da sua empresa, o primeiro passo é registrar todo dinheiro que entra e sai, detalhadamente.

Separe um horário, diária ou semanalmente, para fazer estes apontamentos, controlando os valores e prazos de pagamento e recebimento. 

Assim você mantém seu fluxo de caixa saudável e não precisa recorrer a linhas de crédito para manter o negócio funcionando.

2. Faça projeções e defina os orçamentos de cada área

Com seus objetivos em mãos, é importante definir um orçamento anual para a empresa, que deve se desmembrar em previsões semestrais e mensais, levando em consideração todas as áreas da sua empresa. 

É importante fazer projeções de custos e previsões de faturamento e ao longo do tempo acompanhar e ajustar estes orçamentos para a realidade.

Isso vai te dar segurança na hora de tomar decisões e vai permitir que você saiba exatamente o que melhorar na gestão financeira da sua empresa, como onde é possível otimizar os custos e onde vale a pena investir mais, por exemplo.

3. Tenha um fundo de reserva para emergência

Assim que possível, comece a separar um valor mensal para um fundo de reserva financeiro. Este dinheiro vai fazer toda diferença quando surgirem os imprevistos, de manutenção de equipamento ou contratação de serviços que não foram planejados. 

Com este planejamento prévio, você não precisa se preocupar com o impacto deste custo no seu caixa, caso aconteça alguma coisa

4. Prepare-se para possíveis crises

Investir seu tempo em gestão de riscos pode salvar sua empresa caso aconteça alguma coisa. Crie cenários diferentes e faça previsões de como seu negócio conseguiria lidar financeiramente com estes cenários para estar sempre preparado para crises, seja ela, de liquidez, de mercado, operacional ou de crédito.

Leia também | Como fazer um planejamento financeiro em períodos de crise

5. Tenha uma planilha atualizada

Uma forma simples de manter esta gestão de forma eficiente é através de planilhas. Por isso, a Cora preparou 2 planilhas que vão te ajudar neste trabalho e vão facilitar sua gestão empresarial:

 

Com estas duas ferramentas em mãos vai ficar mais fácil fazer um bom controle financeiro da sua empresa, garantindo a sustentabilidade dela a curto, médio e longo prazo. 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo. 

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Chegou o cartão de crédito PJ da Cora, exatamente do jeito que a gente gosta: com zero tarifas, sem burocracia e feito sob medida para o seu negócio

Título

Descrição