Proposta comercial de prestação de serviços: dicas para montar a sua

10 de Novembro de 2021
proposta comercial de prestação de serviços
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você já se viu em algum perrengue porque o cliente quis fechar a venda, mas sua empresa não tinha uma proposta comercial de prestação de serviços para apresentar? Esse é um erro até comum, mas bem grave entre muitos novos empreendedores.

A boa notícia é que a gente vai ajudá-lo a resolver essa questão e fechar ainda mais acordos, aumentando a sua renda e fazendo seu negócio crescer muito mais.

E não é papo de vendedor! Um dos maiores motivos para as empresas perderem uma venda é a falta de uma proposta documentada e enviada para o futuro cliente. Negócios firmados no “boca a boca” podem se perder em meio a diversos detalhes e conversas. Por isso é mais que válido apresentar todo o acordo em um documento organizado, bonito e bem estruturado!

Então, criamos esse post para ajudar você nesse processo de criação, mostrando o que é uma proposta comercial de prestação de serviço e algumas dicas para montar sem erro e sem medo!

O que é uma proposta comercial de prestação de serviços?

A proposta comercial de prestação de serviços é um documento, que como o próprio nome já indica, formaliza uma proposta de venda para um futuro cliente da sua empresa.

Para que a proposta seja completa, é necessário detalhar todas as informações da prestação de serviço, como prazo, início, término, possíveis pagamentos extras, valor e custos do serviço, entre outras informações.

Esse documento é bastante similar ao orçamento, no entanto, contém mais detalhes sobre o processo de execução do trabalho. É uma boa ferramenta, principalmente para microempreendedores individuais (MEI), que ainda não conseguem firmar um contrato com as empresas.

A proposta de prestação de serviço pode funcionar como um documento que comprova tudo o que foi acordado entre o contratante e o contratado, podendo ainda ser reavaliada e alterada ao longo do tempo. Por isso é importante que você conheça todos tipos de contrato de prestação de serviço e escolha o modelo ideal para o seu negócio. 

 

Precifique corretamente o seu serviço com a nossa Planilha de Orçamento 
Planilha de orçamento

 

Como montar uma proposta comercial de serviço sem erro?

Não existe um modelo padrão para a proposta comercial de prestação de serviço. O documento deve sempre ser adaptado para a realidade de cada empresa e preparado de uma maneira atrativa para o seu cliente.

Mesmo sem um modelo padrão, há passos e dicas essenciais, que fazem toda a diferença nesse processo. Então, deixamos alguns para ajudar você!

Dedique um tempo para a criação da proposta

Pode até parecer redundante deixar essa dica logo de cara. A verdade é que ainda tem muito empreendedor fazendo propostas às pressas e enviando um documento sem nenhum tipo de atrativo e, muitas vezes, confuso.

Então, sempre dedique um tempo para elaborar o conteúdo focado na empresa a qual você está negociando. Você até pode ter uma estrutura pré-montada, mas evite utilizar o mesmo texto em todas. Adapte a comunicação!

Organize todas as informações

Uma proposta comercial de prestação de serviços, obrigatoriamente precisa ter:

  • Índice: espaço para destacar a estrutura da sua proposta, caso ela tenha muitas páginas.
  • Introdução: faça um resumo inicial da proposta, apresentando o documento para o seu cliente. Aqui também dá para falar um pouco do potencial da sua empresa e os diferenciais que ela levaria para o contratante;
  • Argumentação: é onde você explicará de maneira bastante objetiva, os pontos mais importantes do serviço que será prestado;
  • Escopo do trabalho: nesse espaço, você detalhará toda a proposta comercial, mostrando as tarefas que serão realizadas;
  • Investimento: dedique um espaço para detalhar todo o investimento que o cliente precisará fazer e as formas de pagamento.

Ao finalizar, deixe todas as informações sobre seu negócio no final do documento, como CNPJ, endereço, e-mail e telefone.

Se for necessário, inclua anexos, como planilhas, imagens, plantas, etc. Lembre-se de deixar a proposta o mais completa possível.

 

Ganhe tempo e agilidade na sua gestão financeira

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial e organize as movimentações da sua empresa

 

Não hesite em adicionar um termo de confidencialidade

Não esqueça de, preferencialmente, no final incluir um termo de confidencialidade. Isso evita que o seu cliente repasse a proposta para a concorrência e possa prejudicar a sua empresa.

Lembre-se de fazer essa comunicação de maneira leve! Evite uma linguagem com termos judiciais e que possam coagir o contratante. Esse tipo de comunicado deve ser firmado apenas na assinatura do contrato, que é o documento que tem validade jurídica.

 

Leia mais | Contrato de prestação de serviço: aprenda a fazer o seu sem erro

 

Personalize o documento

Um design faz toda diferença em qualquer documento. Isso não significa que, caso você envie a sua proposta comercial em um documento de texto simples, ela não se torne atrativa. No entanto, quando há a personalização, a imagem do seu negócio ganha, de fato, alguns pontos com o novo cliente.

Atente-se para criar algo que não seja muito chamativo. O que precisa prender a atenção do seu cliente é o conteúdo e não as cores e desenhos do documento! 

Há um tamanho ideal para a proposta comercial?

Não! Você precisa enviar uma proposta completa, mas direta. Evite documentos repletos de informações que não sejam relevantes para o cliente neste momento. Ao mesmo tempo, jamais resuma demais a sua proposta, de maneira que faltem informações.

As nossas dicas sobre proposta comercial para prestação de serviço ajudaram você? Aqui no blog Cora, publicamos conteúdos repletos de dicas para o seu negócio! Acompanhe!

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Título

Descrição