O que é antecipação de recebíveis e como usar o crédito a favor do seu negócio

11 de Outubro de 2021
antecipação de recebíveis
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Ao longo de uma jornada empreendedora muitos desafios financeiros podem aparecer e lidar com estas questões nem sempre é simples.

Ter um planejamento financeiro empresarial bem feito pode ajudar com muitas delas, mas uma das questões que mais tiram o sono das pessoas empreendedoras é ter capital de giro para manter o negócio funcionando e contas sendo pagas em dia, evitando juros abusivos. 

Por isso, o mercado financeiro conta com algumas opções de crédito empresarial, como a antecipação de recebíveis, que pode ser uma saída simples em momentos específicos

Nesse texto, vamos explicar melhor do que se trata esse recurso e como usá-lo a seu favor.

 

Ganhe tempo e agilidade na sua gestão financeira

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial e organize as movimentações da sua empresa

 

O que é antecipação de recebíveis

A antecipação é uma opção de crédito que permite que as empresas adiantem valores que seriam futuramente recebidos, sendo muito usada para que as contas pagas a prazo sejam recolhidas antes do prazo previsto.

Com este recurso, que é uma maneira de estabilizar o fluxo de caixa da empresa em momentos de aperto, é possível receber valores referentes às vendas que serão cobradas dos clientes mais pra frente como:

  • Boletos bancários emitidos
  • Valores pagos com cartão de crédito
  • Cheques pré-datados
  • Carnês e duplicatas

 

Embora seja muito comum, é importante ter cautela ao usar esta linha de crédito e tratá-la como uma opção estratégica para manter a saúde financeira da sua empresa. 

As instituições financeiras que oferecem esta opção costumam cobrar taxas sobre os valores adiantados, então é sempre importante avaliar o que é melhor para o seu negócio a curto e médio prazo ao solicitar uma antecipação de recebíveis.

 

Se o seu fluxo de caixa pudesse falar…

O que ele diria sobre a sua administração? Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxos de Caixa e organize as finanças da sua empresa

Planilha de Fluxo de caixa

 

Como funciona a antecipação de recebíveis

Ao solicitar o adiantamento de recebíveis, a empresa irá receber o valor referente a Notas Fiscais que só seriam pagas mais pra frente.

Esta solicitação pode ser feita para uma instituição financeira que atende a empresa, seja um banco, operadora financeira ou até uma fintech. 

Após o pedido da empresa, a instituição financeira deverá responder o valor da taxa de juros, a ser descontada do valor adiantado, e o prazo para disponibilizar o dinheiro.

Depois disto, é preciso informar as notas fiscais cujos valores serão adiantados e a conta bancária onde o valor deve ser depositado, para que a antecipação seja realizada.

Ao realizar este processo é importante se atentar a alguns pontos:

  • Costumam haver diferenças nas taxas e prazos entre as instituições financeiras, portanto, é importante fazer uma análise antes de decidir com qual seguir. Lembrando que, quando se tem um relacionamento, é possível negociar esses valores.
  • Quanto maior valor e maior o tempo de antecipação, maiores as taxas de juros, por isto, o ideal é utilizar este recurso apenas para pagamentos a prazo. 
  • Caso o cliente que parcelou a compra não pague as parcelas devidas, o banco ou fintech que antecipou os valores pode aplicar restrições a empresa ou exigir o pagamento deste valores. Por isso, é importante ficar atento aos níveis de inadimplência dos seus clientes.

 

O que é melhor: fazer um empréstimo ou uma antecipação de recebíveis

Uma dúvida que costuma surgir quando o negócio precisa de liquidez, seja para pagar contas ou dívidas, é qual tipo de linha de crédito escolher. E esta escolha deve ser analisada de acordo com seu planejamento financeiro.

Para tomar esta decisão com mais informação, conheça as principais diferenças entre estas duas opções:

 

Empréstimo empresarial

Neste caso, o dinheiro solicitado não é da empresa que fez a solicitação, e sim do banco ou instituição financeira.

Assim, o dinheiro emprestado deverá ser devolvido com uma determinada taxa de juros, seja ele parcelado ou não.

Esta taxa de juros do empréstimo para empresas é definida de acordo com a nota de crédito. Assim, esse valor aumenta conforme o risco for maior para o lado que está emprestando.

 

Leia também | Empréstimo empresarial: como e quando optar por um?

 

Antecipação de recebíveis

Já ao antecipar os valores, o banco está apenas repassando antecipadamente os valores que já são da empresa, ainda que não estejam disponíveis ainda. 

Dessa forma, o risco para a instituição financeira é muito menor. 

Isso faz com que a taxa de antecipação de recebíveis seja muito menor, se tornando um recurso mais eficaz para garantir o fluxo de caixa.

 

Vantagens e cuidados 

Como vimos até aqui, se sua empresa está precisando de um alívio para garantir o capital de giro, esse tipo de crédito empresarial pode ser uma solução. Vamos resumir as vantagens deste recurso e citar alguns cuidados necessário antes de tomar esta decisão:

 

Juros mais baixos

Como a instituição financeira tem uma segurança maior pelo baixo risco de inadimplência, essa opção pode ter juros mais baixos do que outras linhas de crédito disponíveis.

 

Praticidade 

Por conta deste baixo risco, a contratação deste recurso é também mais simples e menos burocrático, principalmente com a contratação através de fintechs.

 

Liquidez

A antecipação é uma forma de garantir liquidez para sua empresa rapidamente, o que facilita a gestão empresarial das finanças.

 

Menos empréstimos e financiamentos

A antecipação de recebíveis pode ser também uma estratégia mais adequada e que compromete menos a saúde financeira da sua companhia do que um financiamento ou empréstimo.

 

Atenção às taxas de juros 

Além de ser vantajoso em relação a outras linhas de crédito, esse recurso também costuma ter taxas de juros mais baixas que o rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial. 

Mas ainda é importante verificar também outros encargos e o IOF cobrado para ter certeza que está tomando a melhor decisão.

 

Cuide do seu planejamento financeiro

Apesar de ser um recurso importante, fique atento para não precisar recorrer a antecipação de recebíveis com muita frequência. Ter um planejamento estratégico que leve em consideração diferentes cenários é importante para não te fazer dependente deste tipo de recurso para gerar capital de giro.

 

Quando recorrer a antecipação

A antecipação de recebíveis costuma ser um recurso utilizado para cobrir um problema emergencial, mas como dissemos é essencial  levar em conta todo seu  planejamento financeiro para que isso seja um aliado na gestão das suas finanças e não mais um causador de problemas.

Antes de definir pela contratação avalie se você não pode esperar mais uns dias pelo dinheiro, talvez negociando prorrogações de prazos das contas a pagar, para evitar as taxas.

Com todas estas análises feitas, você pode tomar a decisão de optar por este recurso para:

  • Pagar despesas não planejadas
  • Manter o equilíbrio do fluxo de caixa
  • Aumentar o capital de giro

 

Para te ajudar na gestão das finanças, nós da Cora criamos essa planilha de controle financeiro. Como dissemos algumas vezes, antes das tomadas de decisão, é sempre necessário olhar para a saúde financeira da sua empresa. 

 

Ganhe tempo e agilidade na sua gestão financeira

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial e organize as movimentações da sua empresa

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Chegou o cartão de crédito PJ da Cora, exatamente do jeito que a gente gosta: com zero tarifas, sem burocracia e feito sob medida para o seu negócio

Título

Descrição