Saiba como escolher o melhor banco digital PJ para o seu negócio

22 de Junho de 2021
melhor-banco-digital-pj
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Quando o assunto é gestão financeira, escolher o melhor banco digital PJ é a demanda principal dos donos de negócios. Isso porque os bancos tradicionais já não atendem mais às demandas dos empreendedores, que precisam de serviços financeiros inovadores, ágeis, eficientes e descomplicados. 

Em meio às diversas opções de contas digitais, fica até difícil saber qual delas é melhor.  Mas não se preocupe! Preparamos este conteúdo para te ajudar nessa tarefa. 

 

Leia também  |  O que é conta PJ? Saiba por que sua empresa precisa de uma

 

Como escolher o melhor banco digital PJ? 

De empreendedor para empreendedor, sabemos que empreender no Brasil não é um trabalho fácil. Os desafios que envolvem as atividades pessoa jurídica já são imensos, mas a morosidade e o excesso de burocracia dos serviços financeiros tornam a situação ainda mais complicada. Mas não deveria ser assim

De acordo com dados do Ministério da Economia, as micro e pequenas empresas têm participação de 30% no PIB brasileiro. Além de representarem 99% dos negócios no país, elas também são responsáveis por 55% dos empregos gerados. Embora a atuação desses empresários seja bastante expressiva para a economia nacional, ainda faltam serviços e apoio para que os negócios cresçam.

Nesse cenário, a jornada empreendedora tem burocracias de sobra. Os empreendedores se  desdobram para planejar as melhores estratégias dentro de suas atividades econômicas enquanto perdem tempo com processos pouco inteligentes Tudo isso ainda tendo que gastar mais do que deveriam para ter acesso a serviços bancários essenciais. 

Alguns empreendedores costumam ter a sensação de que os bancos estão, na verdade, trabalhando contra suas empresas. No fim do dia, falta tempo e energia para eles se dedicarem ao coração da sua marca: seu produto ou serviço.

Mas a boa notícia é que já existem soluções desenvolvidas justamente para sanar esses problemas. As contas digitais são basicamente contas correntes bancárias operadas apenas pelos meios online (aplicativo ou site). Ou seja, diferentemente do que acontece nos bancos tradicionais, não existe uma agência física para atender o cliente.

Para escolher a instituição que será parceira da sua empresa, considere os seguintes pontos: 

 

1. Tabela de tarifas 

O principal motivo de mortalidade das empresas no seu primeiro ano de funcionamento está ligado à falta de gestão estratégica e financeira do negócio. Esses dados são do SEBRAE, que também aponta planejamento prévio, gestão empresarial e comportamento empreendedor como causas mortis para empresas em seus cinco primeiros anos.

Dessa forma, analisar os custos da conta PJ é fundamental. Coloquei na ponta do lápis a previsão de gastos que a sua empresa terá mensalmente de acordo com os serviços utilizados. 

Considere as tarifas de manutenção da conta e do cartão empresarial, emissão e compensação de boletos, gestão de cobrança, transferências (TED e PIX) e etc. Verifique se a conta oferece todos os serviços que você precisa e quais são os valores cobrados. Vale dizer que existem ótimas opções de banco digital PJ que são completamente isentos de tarifas. 

 

Saiba mais  |  É possível ter uma conta PJ sem taxa?

 

2. Velocidade na abertura de conta

Examine cuidadosamente o processo de cadastro e abertura da conta. Uma grande vantagem dos bancos digitais é a burocracia reduzida e maior velocidade na abertura de contas. 

 Os bancos tradicionais costumam ter processos longos e demorados, que envolvem o preenchimento de vários formulários e o envio de diversos documentos. Em alguns casos, a abertura da conta pode levar de 45 a 60 dias para ser finalizada. 

Portanto, antes de dar os primeiros passos no cadastro, verifique quantas etapas ele possui, quais são os documentos necessários e qual é o tempo médio de análise. Aqui na Cora, por exemplo, o processo de abertura leva apenas 10 minutos. 

 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo. 

  

3. Entendimento do seu negócio

Outro ponto extremamente importante é escolher um parceiro que apoie o seu negócio. O seu banco precisa ser seu aliado em toda a gestão financeira e entender suas dores e dificuldades do dia a dia. Isso quer dizer que aspectos como a interface do aplicativo e as funcionalidades disponíveis precisam ser adaptadas para a realidade de empresas.

Escolha um banco digital cujo objetivo seja te ajudar a resolver as dificuldades na administração financeira, oferecendo serviços inovadores, ágeis e descomplicados.

 

Leia também   |  Índice de lucratividade: o que é e como calcular o do seu negócio?

 

4. O melhor banco digital PJ é aquele oferece tudo isso e também segurança

A gente sabe que ainda há uma parcela muito grande da população com receio de usar os bancos digitais. Mas para resolver toda essa insegurança, o Banco Central regulamentou todas as fintechs de crédito desde abril de 2018, demonstrando a tendência de inovação mesmo num setor historicamente conservador. (Para esclarecer, fintechs são as empresas de tecnologia que costumam estar por trás das contas digitais)

Em outras palavras, antes de abrir sua conta, certifique-se de que se trata de um agente financeiro autorizado pelo Banco Central. E se por acaso a instituição for certificada como Sociedades de Crédito Direto (SCDs), você pode ficar ainda mais tranquilo.

Essas instituições financeiras trabalham intermediando operações financeiras, ou seja, as SCDs precisam ter o patrimônio dos clientes totalmente separado do patrimônio da empresa. 

Em outras palavras, todo o dinheiro que você deposita no seu banco digital SCD está diretamente depositado no Banco Central. Dessa forma, mesmo se a fintech declarar falência, o seu dinheiro estará completamente seguro. 

 

Leia também | Cora é a mais nova instituição autorizada pelo Bacen

 

Agora que você já sabe como escolher o melhor banco digital pj, conheça mais sobre a Cora: a conta digital que a sua empresa merece!

 

 

Por Giovanna Cornelio

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Título

Descrição