Cartão de crédito PJ: 5 dicas para escolher o melhor

3 de Janeiro de 2022
cartão de crédito pj
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Neste conteúdo você vai encontrar:

De maneira geral, o cartão de crédito PJ (pessoa jurídica) funciona de modo muito similar a um cartão para pessoa física (PF). O titular possui um limite de crédito negociado com a instituição financeira para ser usado em compras, que podem ser pagas à vista ou parceladas. Os gastos referentes ao cartão são pagos por meio de uma fatura, cuja data de pagamento é fixa e pré-estabelecida no momento de contratação do serviço de crédito.  Entretanto, a particularidade do cartão PJ é oferecer para a pessoa empreendedora a possibilidade de acesso a limites de crédito mais altos, que frequentemente são usados em investimentos para empresa. São exemplos disso a compra de novos equipamentos, ferramentas e materiais para melhorias na estrutura física do prédio.  Mas assim como ocorre com as pessoas físicas, se não houver um planejamento financeiro para o seu uso, o cartão de crédito pode acabar atrapalhando mais do que ajudando a pessoas jurídica. Por isso, preparamos este conteúdo para te ajudar a entender se a sua empresa está apta a adquirir um cartão de crédito de forma saudável e sustentável. Além disso, também separamos cinco dicas para você escolher o melhor cartão.   
Chegou o cartão de crédito Cora

100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio

 

Minha empresa precisa de um cartão de crédito PJ?

Talvez essa seja a primeira pergunta que toda pessoa empreendedora se faz quando está realizando o seu planejamento financeiro. Só quem realmente vive a realidade de uma empresa sabe a dificuldade que é conseguir crédito para tirar os planos do papel, seja para a abertura do CNPJ, expansão os negócios ou até mesmo apenas manter as portas abertas.  O acesso ao crédito nunca foi tão urgente para quem empreende. As dificuldades enfrentadas por pessoas empreendedoras para manter os seus negócios funcionando durante a pandemia do Coronavírus intensificaram a busca por linhas de crédito. Mas os altos juros e burocracias seguem dificultando a situação das empresas, principalmente as de pequeno porte. Nesse sentido, o acesso ao crédito aprece como um fôlego extra para quem precisa de uma forcinha para colocar o carro nos trilhos novamente. Mas o serviço atrai clientes por conta de seus outros benefícios, como ser um facilitador na hora de realizar o controle financeiro empresarial. Além de possibilitar a realização de compras parceladas e contratação de serviços online, o cartão de crédito PJ permite a separação das despesas pessoais e empresariais. Assim, ao centralizar as compras da empresa em uma só fatura, é possível ter um controle maior sobre os gastos e agilizar o pagamento de contas, já que os valores de serviços e assinaturas ficam reunidos em um só lugar.  No entanto, o crédito pode aprisionar quando utilizado sem planejamento, já que costuma ser  causa de descontrole financeiro e consequente endividamento. Portanto, para responder a essa pergunta, você precisa analisar qual é o momento financeiro da sua empresa.  

Organizando o financeiro da empresa para ter um crédito saudável

O primeiro passo para organizar a gestão financeira de uma empresa é separar as finanças pessoais das empresariais. Esse processo é importante não apenas para a contabilidade, mas também para que o setor administrativo tenha dados reais para medir a saúde financeira da empresa.  Nesse sentido, antes de solicitar um cartão de crédito, é preciso ter o controle do fluxo de caixa.  Qualquer pessoa empreendedora que ainda não consegue separar o seu salário do lucro do negócio não está apta para adquirir o crédito. Isso porque ela entenderá o crédito como uma expansão de recursos e não como um método de pagamento.   Ou seja, sem uma educação financeira, é muito provável que a pessoa gestora da empresa acabe adquirindo dívidas e complicando a sua vida. Para garantir um uso saudável do cartão de crédito é preciso entender que esse serviço funciona como um empréstimo a ser pago em até 40 dias. Os bancos e instituições financeiras disponibilizam os limites para seus clientes realizem compras de bens ou serviços mesmo que não tenham dinheiro naquele exato momento. Contudo, existe um compromisso de pagamento quando a fatura chegar.  
kit turbine o caixa da sua empresa
Turbine o caixa da sua empresa com um kit de ferramentas gratuitas 
  Leia também | Cartão pessoa jurídica: 5 motivos para ter um para sua empresa  

Um novo jeito de olhar para o serviço de crédito

Como você viu, para ter uma relação saudável com o cartão de crédito PJ não é preciso ter medo de usá-lo, mas sim consciência financeira. Além de auxiliar na centralização das compras em uma só fatura, o cartão também oferece mais segurança. Para o ambiente físico, o cartão dispensa a necessidade estar com dinheiro na carteira. Já no ambiente virtual, é comum que as instituições financeiras enviem algum tipo de alerta em caso de compras suspeitas, garantindo que as operações estão sendo realizadas pelo titular. Em outras palavras, o cartão de crédito não é um vilão. O primordial é saber utilizá-lo da maneira correta para evitar endividamentos desnecessários. Se a sua empresa estiver se organizando financeiramente, a nossa dica é optar por um cartão empresarial de débito nessa primeira etapa. Porém, caso o empreendimento já esteja com o financeiro em ordem e realmente necessite de uma expansão de recursos para capital de giro, pode ser a hora de optar pelo cartão de crédito PJ.   
Sua empresa faz tudo em um Pix: pagar, cobrar e receber.

Seguro e sem tarifas

  Leia também | Score de crédito: 7 dicas para aumentar a pontuação do seu CNPJ  

Como escolher o melhor cartão de crédito PJ?

Para escolher o melhor cartão de crédito para a sua empresa, é importante avaliar, entre as opções disponíveis no mercado, quais oferecem isenção de anuidade e tarifas, eficiência no controle de gastos, menores taxas de juros, qualidade no atendimento prestado pela instituição financeira e benefícios adicionais que fazem sentido para a sua rotina. A seguir, falaremos mais sobre cada um desses pontos:

1) Isenção de anuidade e tarifas

Um dos primeiros pontos a serem considerados é a questão da anuidade ou mensalidade do cartão. Dessa forma, procure entender quais são as empresas que oferecem menos tarifas e maiores benefícios para sua empresa. Para te ajudar nisso, o site da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) disponibiliza uma lista com as tarifas de todas as instituições financeiras e, no item 5, você pode verificar os custos relacionados ao serviço de cartão de crédito.   

2) Eficiência no controle de gastos

O registro eletrônico das transações feitas pelo cartão facilita o controle do fluxo de caixa do seu empreendimento, mantendo um histórico de despesas. Dessa forma, todas as contas vão para uma mesma fatura, o que evita esquecimentos na hora de realizar o pagamento. Portanto, escolha um cartão que ofereça um aplicativo organizado e acesso descomplicado aos lançamentos de compras.  

3) Menores taxas de juros

Sabemos que os juros cobrados pelo atraso no pagamento da fatura são altos. Por isso, é essencial pesquisar quais são as instituições financeiras com menores taxas de juros e entender sobre a aplicação dos juros rotativos da fatura. Você será responsável pela quitação da fatura mensalmente, portanto é ideal se planejar para não penalizar a empresa com essa despesa.  

4) Bom atendimento

Esse critério é essencial para você adquirir uma conta em banco ou instituições financeira. Uma central de atendimento rápida e empática pode fazer toda a diferença na hora de esclarecer dúvidas e prestar suporte em caso de qualquer problema que você possa vir a ter com seu aplicativo ou com o uso do seu cartão de crédito.   

5) Benefícios oferecido pelo cartão de crédito PJ

É muito importante estar atento a todos os benefícios que os cartões de crédito oferecem como: 
  • Desconto para antecipação de parcelas; 
  • Cartão virtual para compras; 
  • Possibilidade de ter cashback, pontuação ou milhas.
  Leia também | Como contratar um cartão corporativo para sócio  

Como funciona o cartão de crédito PJ da Cora?

Para quem busca o melhor cartão de crédito para CNPJ e prioriza opções mais econômicas, assim como a conta PJ, o cartão de crédito Cora é livre de anuidade, tarifas e burocracias, pensado para descomplicar a rotina financeira de quem empreende. Olha só o que você pode encontrar no nosso cartão:
  • Cartão de crédito sem anuidade e taxas de manutenção;
  • Bandeira Visa Internacional, aceita em milhões de estabelecimentos no Brasil e no mundo;
  • Mais controle e visibilidade das suas despesas empresariais;
  • Cartão múltiplo: função débito e crédito em um só cartão;
  • Cartões adicionais para sócios com gestão de limites em uma única fatura;
  • Múltiplos cartões virtuais: mais praticidade e segurança em compras online.
 

Quem pode ter o cartão de crédito Cora?

A ansiedade aqui é grande para a liberação do nosso cartão de crédito para o maior número de clientes, mas precisamos conter as emoções. Queremos testá-lo aos poucos, mapear feedbacks e aprimorá-lo para garantir que ele atenda às suas reais necessidades antes de expandir o seu acesso a mais pessoas. Por isso, quem quiser usar o cartão pode se inscrever em nossa lista de interesse. Basta preencher algumas informações simples no app da Cora. A lista também é aberta para não clientes da Cora com CNPJ ativo. Basta criar sua conta para entrar na lista. A análise de crédito pode durar até 3 meses após a declaração de interesse. E, durante esse prazo, quanto mais você movimentar a sua conta, maiores são as chances de você conseguir crédito. Só quem empreende sabe o valor real do crédito. Nosso objetivo é viabilizar um crédito saudável para o seu negócio avançar e para você crescer junto com ele. Entre em nossa lista de interesse e participe dessa mudança. Enquanto isso, você pode pode conferir 7 dicas para aumentar o score da sua empresa e reforçar as chances de você conseguir crédito para o seu negócio!   

Precisando de uma forcinha com a sua gestão financeira?

Baixe gratuitamente o nosso ebook e aprenda os conceitos básicos sobre finanças empresariais

Gestão financeira empresarial
Por Leticia Souza

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Chegou o cartão de crédito PJ da Cora, exatamente do jeito que a gente gosta: com zero tarifas, sem burocracia e feito sob medida para o seu negócio

Título

Descrição