Banco PJ: o que você precisa saber antes de contratar uma conta para empresas

18 de Outubro de 2021
banco pj
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Uma das dúvidas de toda pessoa que começa a empreender é sobre a necessidade ou não de se abrir uma conta em um banco PJ. E em meio a tantas tarefas necessárias para abrir um negócio e formalizar a empresa, é comum ficar em dúvida na hora de tomar uma decisão.

Separar sua conta pessoal da conta empresarial é muito importante para manter o fluxo de caixa da empresa sem comprometer o orçamento. Por isso, ter este controle é essencial para o futuro do seu negócio.

A seguir, saiba todo sobre uma conta bancária PJ e conheça os melhores bancos PJ para sua empresa.

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

O que é banco PJ?

Como você já deve ter percebido, banco PJ é a instituição financeira onde você consegue abrir uma conta para sua empresa utilizando seu CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Através desta conta, você passa a ter serviços exclusivos para sua empresa, como emissão de boletos, gestão de cobranças, transferências PIX PJ, entre outros.

Além disso, o banco PJ pode ser tradicional ou digital. Esse segundo tem se difundido muito nos últimos tempos devido à facilidade e menos burocracias, como no processo de abertura de conta, por exemplo. Mais abaixo, vamos falar sobre benefícios desse tipo de banco.

Qual a diferença entre conta jurídica e pessoal

Normalmente, banco para empresas tende a oferecer benefícios exclusivos para seu negócio.

Possibilidade de emitir boletos, maquininhas de cartão e empréstimos com juro reduzido para capital de giro são exemplos que você só encontra em conta de pessoas jurídicas, seja para grandes empresas, ou até mesmo microempreendedores individuais.

Então, ter benefícios exclusivos para sua empresa é o grande diferencial entre uma conta jurídica e pessoal.

O que é necessário para abrir conta em banco PJ?

Para abrir uma conta empresarial, cada banco pj pode exigir uma documentação diferente. Alguns são mais burocráticos, outros menos, e isso é um detalhe importante para ficar atento.

Normalmente, o contrato social, CNPJ e documentação do sócio  é suficiente, mas alguns bancos podem exigir outro tipo de documentação.

Banco digital PJ

O banco digital pj, apesar de pouco tempo de mercado, já vem ganhando espaço e conquistando muitos CNPJs. O famoso banco PJ online tem sido uma boa saída para quem quer bons benefícios e agilidade na hora de resolver seus problemas ou utilizar um serviço.

Burocracia é uma palavra inimiga na maioria dos bancos digitais, seja para pessoa jurídica ou pessoa física. Com produtos e serviços bem atrativos, muitos deles têm se tornado o melhor banco digital para empresas.

E não se preocupe, pois são super seguros. Assim como os bancos tradicionais, os bancos digitais também são regulamentados e fiscalizados pelo Banco Central (BC). 

Quais são os serviços oferecidos 

Muitos serviços oferecidos por bancos digitais para empresas são iguais aos dos bancos tradicionais, a diferença está na qualidade, na agilidade e no menor custo. Como exemplo, ganham destaques os seguintes produtos e serviços:

  • Emissão de boletos
  • Cartão de crédito
  • Fazer transferências para outros bancos sem taxa
  • Saques ilimitados
  • Sistema de gestão financeira
  • entre outros.

Principais tarifas de uma conta digital PJ

Para atrair mais e mais empresas interessadas em abrir uma conta pj digital, os bancos digitais pj buscam oferecer a maioria dos serviços de forma gratuita ou com custo bem abaixo do praticado por outros bancos. Assim, conseguem agradar os clientes e oferecer serviços onde há cobrança, como um empréstimo, por exemplo.

Mas ainda assim compensa, e muito, ser cliente de um banco pj. O baixo custo dos serviços ou a isenção das taxas podem fazer toda a diferença na saúde financeira da sua empresa.

É obrigatório ter uma conta bancária PJ?

É importante ressaltar que não há nenhuma lei que obrigue as empresas a terem uma conta pessoa jurídica. Porém, optar por isso pode ser decisivo no processo de profissionalização do seu negócio.

Além disso, ter uma conta corrente pessoa jurídica pode abrir portas para o seu negócio. Algumas empresas exigem esse tipo de conta para pagar seus fornecedores. Logo, se você não tem, não pode nem mesmo participar da concorrência de prestar serviço.

Vantagens para o seu negócio?

A principal vantagem de se ter uma conta pj para seu negócios é a possibilidade de deixar bem separado suas despesas pessoais e as despesas da empresa.

Assim, impede que haja a confusão entre patrimônios, citada na Lei nº 13.874, evitando problemas em sua prestação de contas ao governo, deixando de forma clara, quais são as despesas jurídicas e físicas. 

Além disso, é importante levar em consideração os serviços exclusivos que o banco pj oferece, como já comentado acima.

Como escolher uma conta PJ?

Essa parte pode parecer difícil, mas não necessariamente é. Para escolher o banco pj ideal para sua empresa, basta você conhecer bem o seu negócio e entender o que ele realmente precisa.

Liste alguns requisitos básicos, como: pagar contas e tributos, receber pagamentos ou fazer transferências e pix, comparar os juros cobrados para empréstimos e a taxa de manutenção.

Com tudo anotado, busque opções do mercado que mais se adequa à realidade da sua empresa e, assim, conseguir fazer a comparação das tarifas e serviços e descobrir qual melhor banco digital para empresas.

Como abrir conta em banco digital PJ

E para simplificar ainda mais, a gente organizou cada etapa em um passo a passo.

1 – Escolha o banco

Hoje temos vários bancos digitais no mercado e cada um com a sua oferta de produtos e serviços para o empresário.

Na hora de decidir qual o melhor banco digital para empresas, é preciso pensar quais soluções sua empresa precisa hoje e quais ela pode necessitar daqui há 1 ano.

Sabemos que as ofertas de tarifas gratuitas são grandes, mas verifique se há condições para essa gratuidade para evitar surpresas depois.

2 – Saiba quais as praticidades de atendimento oferecidas

Nada mais desconfortável do que precisar de um atendimento e não ter, concorda? Como o conta PJ online não tem uma agência física, como os bancos convencionais, você precisa se certificar que os canais de atendimento da instituição são eficientes e solucionadores.

3 – Realize o cadastro em canais oficiais do banco

Além dos seus documentos pessoais, para a abertura da conta pessoa jurídica, você ainda precisará os documentos da sua empresa.

Separe todos antes de iniciar o cadastro. Em alguns bancos digitais, você consegue pausar o processo de abertura, mas há aqueles nos quais você terá que preencher todo o formulário novamente. Sendo assim, já guarde todos os documentos por perto para não ter esse problema.

Veja por qual canal (site ou aplicativo) é permitido abrir a conta e realize o processo. Evite fornecer seus dados para terceiros. Por serem muito práticos, os bancos digitais raramente terão agentes para abrir contas de clientes.

Conta corrente pessoa jurídica da Cora

Para te ajudar na decisão, agora, você vai conhecer um pouco mais sobre a Cora e os serviços que ela oferece para te ajudar na gestão financeira da sua empresa.

A Cora é uma conta digital PJ criada por quem empreende para quem empreende. Ela foi projetada para libertar as pessoas empreendedoras de burocracias e taxas abusivas,  descomplicando a gestão financeira dos negócios.

E isso fica claro ao conhecer os serviços que ela oferece. Confira no vídeo abaixo:

Viu só quanta coisa interessante é possível fazer pelo seu negócio pelo simples fato de se ter uma conta num banco pj? E se quiser experimentar todas essas funcionalidades, baixe o aplicativo agora mesmo e faça seu cadastro. Dura menos de 5 minutos!

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Chegou o cartão de crédito PJ da Cora, exatamente do jeito que a gente gosta: com zero tarifas, sem burocracia e feito sob medida para o seu negócio

Título

Descrição