O que é gestão financeira e a importância para a sua empresa

1 de Novembro de 2021
o que é gestão financeira
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Manter uma empresa viva e rentável não é uma tarefa simples, ao contrário disso, é um desafio que envolve diversas questões que vão além de simplesmente vender um produto ou serviço. Um dos pontos mais importantes para conseguir alcançar um negócio estável é a gestão financeira. Mas afinal, o que é gestão financeira e como aplicar isso na sua empresa?

Muitas vezes deixada de lado por parecer uma questão burocrática, esse gerenciamento das finanças da empresa é o que vai permitir que ela se mantenha sustentável, com fluxo de caixa saudável e com segurança para decidir quando e no que investir. 

Se o seu fluxo de caixa pudesse falar…

O que ele diria sobre a sua administração? Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxos de Caixa e organize as finanças da sua empresa

Planilha de Fluxo de caixa

O que é gestão financeira e porque investir nisso

A gestão financeira empresarial engloba todos os processos administrativos necessários para o planejamento, controle a análise das atividades financeiras de um negócio.

Através desses procedimentos devem ser feitos os registros de todos os recursos financeiros da empresa: contas a pagar e a receber, previsões e cenários, metas e prazos. 

Tudo isso deve ser controlado para que se mantenha um equilíbrio nas contas e seja possível fazer investimentos, ter condições de cobrir despesas e imprevistas sem causar prejuízos e atingir resultados positivos que contribuam para o crescimento da companhia.

Fazer um bom gerenciamento das finanças da empresa vai permitir que a organização cresça com mais facilidade, reduzindo gastos e maximizando os resultados. 

Mesmo que você tenha um micro ou pequeno negócio é importante investir em conhecimento  para garantir que o seu negócio passe a ter um resultado positivo o quanto antes, afinal, é isso que vai te dar tranquilidade na hora de tomar decisões e decidir o futuro da sua empresa.

Os pilares da gestão financeira empresarial

Agora que já explicamos o que é gestão financeira, vamos olhar para todos os detalhes desse processo.

Se você não pode contar com um especialista ou uma área dedicada a esses processos não tem problema, é possível que você mesmo faça esse controle. 

Conheça abaixo as principais funções da administração financeira da sua empresa.

Planejamento Financeiro

Fundamental para colocar a gestão financeira em pé, o planejamento financeiro empresarial é a parte do processo que identifica as necessidades e objetivos da empresa, bem como traça caminhos possíveis para chegar lá. Nele também cabe a identificação de cenários alternativos para prever maneiras de controlar possíveis problemas financeiros de forma a não comprometer a rentabilidade da companhia.

Ganhe tempo e agilidade na sua gestão financeira

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial e organize as movimentações da sua empresa

Controladoria

A controladoria é a parte da gestão que faz o acompanhamento dos indicadores financeiros da empresa, comparando metas com resultados e definindo e implementando medidas para sanar possíveis problemas.

Administração de ativos

Aqui é controlado todas as entradas e saídas de caixa e o capital de giro da empresa, fazendo a gestão de riscos e também de investimentos.

Administração de passivos

A administração de passivos gerencia a estrutura de capital com foco na liquidez, analisando riscos, propondo redução de custos e cuidando da parte de financiamentos.

Com essas funções mais definidas, você pode se organizar melhor para fazer o acompanhamento financeiro da empresa, mas seguir os passos abaixo vai te ajudar a fazer isso com mais facilidade.

Passo a passo para fazer a gestão financeira empresarial

1. Planejamento

O primeiro ponto para fazer um bom planejamento é analisar o mercado que sua empresa está inserida e traçar metas reais para alcançar a curto, médio e longo prazo. 

Depois disso, você precisará definir a estratégia para chegar a esses resultados, como a empresa vai atuar para atingir essas metas.

Com as metas e estratégias definidas, você precisa estabelecer as métricas que serão utilizadas para medir se está no caminho certo. Essas métricas também vão ser importantes para entender quando é hora de revisar o planejamento ou mudar o método de chegar nos resultados.

Leia também | Como fazer um planejamento estratégico em 10 passos

2. Controle financeiro

Nessa etapa, você vai acompanhar se o que foi definido  no planejamento está sendo executado e quais são os resultados financeiros disso. 

Por isso, é importante registrar e detalhar todas as entradas e saídas de dinheiro, e ter clareza das suas despesas fixas e variáveis, para  assim administrar o fluxo de caixa de forma que ele permaneça equilibrado. 

Leia também | Como fazer um controle de fluxo de caixa eficiente

3. Análises

Com o planejamento em mãos e um controle bem feito vai ser mais fácil analisar os resultados financeiros do negócio, mas é importante separar um tempo para isso.

É nessa etapa que será possível notar quando houver algo fora do comum ou alguma tendência que prejudique as finanças da empresa. Nesse momento você vai identificar as melhorias de processo e de estratégia e prever ajustes para evitar prejuízos.

Tente manter uma rotina diária ou semanal de análise, assim você é capaz de mudar o rumo dos resultados antes do final do mês e garante maior controle sobre as finanças da sua empresa.

4. Investimentos

Para um negócio crescer é importante fazer constantes investimentos nele, seja adquirindo equipamentos, contratando especialistas ou parceiros, fazendo aquisições ou aplicações.

E seguindo os passos anteriores vai ficar mais fácil identificar quais os investimentos mais certeiros para sua companhia alcançar os resultados desejados.

Agora que já passamos pelas funções e a importância da gestão financeira, é importante entender que esses processos podem impactar positivamente em vários aspectos da sua operação, como:

  • manter as contas em dia, evitando multas e juros
  • ter um fluxo de caixa equilibrado, organizando os prazos de entradas e saídas
  • mensurar as demandas de produtos em estoque e mão de obra
  • ter um crescimento sustentável, alcançando lucratividade mais rapidamente
  • fazer investimentos adequados as necessidades da empresa

 

Pode parecer difícil manter toda essa organização no início, mas você pode ter certeza que ter uma boa estratégia de gestão financeira é o que mantém um negócio funcionando por muitos anos. Para te ajudar, a Cora desenvolveu a planilha de controle financeiro, que você pode baixar e começar a utilizar hoje mesmo.

Ganhe tempo e agilidade na sua gestão financeira

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial e organize as movimentações da sua empresa

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Chegou o cartão de crédito PJ da Cora, exatamente do jeito que a gente gosta: com zero tarifas, sem burocracia e feito sob medida para o seu negócio

Título

Descrição