Marketing Digital para empreendedores: 5 passos para montar uma estratégia

26 de Outubro de 2021
Tudo o que você precisa saber sobre marketing digital para empreendedores
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Se no passado o marketing digital era uma estratégia adicional para empreendedores, hoje em dia ela é fundamental. Independentemente do modelo de negócio adotado, para ter sucesso e atrair clientes, é preciso levar em consideração diversas questões. Nesse sentido, a divulgação da marca e dos produtos na internet é indispensável, já que vivemos  em um mundo cada vez mais conectado.

Muito se fala sobre marketing digital atualmente, mas nem sempre os pequenos negócios conseguem aplicar essas estratégias dentro da sua realidade. Por isso, vamos explicar melhor como funciona o marketing digital para empreendedores e te ajudar a montar uma estratégia para o seu negócio.

 

O que é o Marketing Digital?

O marketing digital é o conjunto de estratégias e ações que uma empresa ou pessoa usa para divulgar sua marca, produtos ou serviços através de mídias digitais. Essas estratégias passam tanto pela construção da marca, com foco em atrair e estabelecer relações com clientes em potencial, como pela divulgação de produtos e serviços, que tem o objetivo da venda para o cliente final.

E essa promoção de marca pode acontecer por diversos canais na internet, como e-mail marketing,  redes sociais, blogs, sites, anúncios, dentre outros.  Até pouco tempo atrás, apenas grandes companhias contavam com estratégias de marketing bem planejadas e executadas. Contudo, essas ferramentas que possibilitam a propagação de conteúdos e marcas ficaram muito mais acessíveis e fáceis de serem adotadas no dia a dia empreendedor.

Assim, hoje é possível aplicar as estratégias de marketing digital para pequenas empresas mesmo sem contar com grandes equipes ou agências caras.

 

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Quais os benefícios do Marketing Digital para empreendedores?

Com esse acesso facilitado, fica visível a importância do marketing digital para os empreendedores encontrarem novos consumidores para seus produtos a um custo bem mais baixo que o da publicidade tradicional. Além disso,  essa estratégia pode gerar outros diversos benefícios para o negócio:

 

Estabelecer a presença online da marca

Ao se deparar com um produto ou marca nova no mercado, é natural que qualquer pessoa recorra à internet para encontrar mais informações, como por exemplo se aquela empresa é confiável. Por isso, quem não está na internet, ou seja, não tem presença online, perde uma grande oportunidade de crescimento.

Para fortalecer a marca no ambiente digital, é importante trabalhar muito bem a sua identidade e seus valores. Isso pode ser feito através do marketing digital, por meio de postagens em redes sociais e blog ou até mesmo pelo site da empresa.

 

Alcançar mais pessoas

Quando estamos na internet, as barreiras geográficas ficam um pouco de lado e conseguimos levar serviços e produtos para muito mais gente. Esse alcance pode ser  impulsionado por estratégias de SEO, redes sociais ou até anúncios do Google.

 

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Segmentar o público

Em complemento ao item anterior,  quando a estratégia de marketing digital investe em anúncios, é possível ter dados sobre os potenciais clientes interessados na empresa. Dessa forma, as campanhas, o texto e a oferta podem ser segmentados para alcançar apenas determinadas pessoas. Isso otimiza o investimento de marketing e permite uma personalização maior da comunicação.

 

Trazer visitas

Com o marketing digital, além de levar a marca para mais pessoas, também é possível  trazer essas pessoas para o site, blog e redes sociais. Assim, elas podem conhecer mais sobre a empresa, demais produtos  e também sanar suas dúvidas.

 

Mensurar facilmente

No mundo digital é muito mais fácil medir as ações que fazemos para entender se foram ou não bem sucedidas. Isso significa que todas as ações de marketing digital para empreendedores podem ser mensuradas.  Dessa forma, é possível  realizar testes e ajustes para melhorar os resultados.  Quais produtos mais atraem clientes? Qual formato de anúncio é mais atrativo (vídeo ou foto)? Qual é o perfil de público que mais engaja com a marca?

Existem diversas ferramentas para coletar esses dados e a maioria dos canais já conta com relatórios próprios de análise. Mas para quem está começando, é legal conhecer o Google Analytics, uma das ferramentas do Google que ajudam na hora de montar e acompanhar a estratégia de marketing online.

 

Investir melhor

Além da possibilidade de otimizar o investimento através de testes e análises, as mídias digitais costumam ter um melhor custo-benefício do que mídias tradicionais de publicidade, como jornais, revistas ou outdoors, por exemplo. Isso porque quem decide o quanto e onde investir é você mesmo. Com os canais digitais, é possível controlar muito de perto os resultados, podendo fazer alterações sempre que for necessário.

Então, mesmo que você não tenha muita verba, investir em anúncios no Facebook ou no Google é totalmente possível. Pequenos investimentos já são capazes de trazer  bons resultados.

 

Fidelizar os clientes

As ferramentas do marketing digital também são capazes de fidelizar seus clientes. Alguns canais, como o e-mail ou as redes sociais permitem que você mantenha um contato mais próximo do consumidor, o que facilita que ele volte para uma nova compra mais pra frente.

No caso do e-mail marketing é possível automatizar comunicações que lembrem o cliente da sua marca e do seu produto de forma personalizada. Uma forma de fazer isso é usando datas comemorativas para promover produtos ou até mesmo oferecer descontos.

 

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5 passos para montar uma estratégia de marketing digital para empreendedores

1-Defina os objetivos

O primeiro passo para montar uma estratégia de marketing digital é definir os objetivos da sua companhia e de cada canal de marketing que você irá utilizar. Por exemplo, no blog da sua marca você pode ter o objetivo de atrair visitas, enquanto que com anúncios no Instagram você quer fazer vendas online.

 

2- Conheça os canais e utilize os que fazem sentido pra você

Tenha em mente que quantidade não é qualidade. Você não precisa ter uma conta em cada uma das redes sociais para ter uma boa estratégia de marketing. Pense que quanto mais canais de comunicação você tiver, mais conteúdo será necessário produzir. Além disso, você também precisará interagir com as publicações para garantir o engajamento com os potenciais clientes.

Se você trabalha sem ajudantes ou funcionários, essa será mais uma atividade para a sua rotina. Por isso, escolha os canais que a sua audiência mais utiliza e também os que mais fazem sentido para a sua estratégia. Listamos as principais formas de atingir sua audiência pelo marketing digital:

  • SEO: é a otimização do seu site e blog para que as pessoas interessadas cheguem até você através dos mecanismo de buscas na internet (Google, Bing, etc);
  • Email Marketing: são as comunicações que uma empresa envia por e-mail para a sua base de clientes ou usuários;
  • Mídias Sociais: Facebook, Instagram e Linkedin são algumas das redes sociais disponíveis para empresas se comunicarem com seus seguidores (clientes e potenciais clientes);
  • Inbound Marketing: é uma metodologia que permite criar caminhos para que o usuário se torne um consumidor. Algumas pessoas chamam essas estratégias de “marketing de atração”, pois os potenciais clientes chegam até a sua marca por meio dos conteúdos e informações de qualidade produzidos;
  • Marketing de Conteúdo: como o nome sugere, trata-se de todo o tipo de conteúdo que você produzir (postagens de blog, vídeos, ebooks, infográficos, etc). O marketing de conteúdo é essencial para diversas estratégias do marketing de digital, como você já deve ter notado;
  • Mídia Paga: são os anúncios (ads), que podem ser feitos em mecanismos de busca (como o Google), redes sociais (como no Facebook e Instagram),  Portais de Notícias, dentre outros.

3- Faça um planejamento estratégico das suas ações de marketing digital

Embora seja fácil divulgar sua marca na internet, é importante se planejar antes de começar. Com os objetivos definidos, você precisa montar a sua estratégia em cada mídia para atingir aquele objetivo. Nesse ponto, é importante levar em consideração o tamanho da sua empresa e quanto tempo pode ser alocado para realizar as tarefas. Caso você não tenha muito tempo pra isso, não se preocupe.

Foque nas mídias mais interessantes para a sua audiência e se dedique na produção de conteúdo para elas. Conforme a sua empresa crescer, você terá mais condições de alocar um time para cuidar  somente dessa área.

Também é interessante você planejar a verba mensal que será destinada às suas estratégias de marketing digital. Lembrando que muitos canais são gratuitos, então você tem liberdade para balancear os investimentos.

 

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4- Acompanhe os resultados

Uma vez que o seu plano de marketing digital estiver sendo executado, mensurar os resultados passará a ser uma parte do seu dia a dia.  Como dissemos, uma das vantagens dessa estratégia é poder medir todas as ações. Logo, acompanhar os resultados diariamente é essencial para garantir que seu tempo e dinheiro estão sendo investidos da melhor maneira possível.

Existem muitas métricas usadas no marketing online para fazer essa mensuração, entre elas as mais importantes são:

  • ROI (retorno sobre investimento): a receita atingida sobre o investimento total da empresa;
  • ROAS (retorno sobre investimento em anúncio): receita atingida dividida pelo investimento feito em anúncios;
  • CAC (custo de aquisição do cliente): o total investido no marketing digital dividido pelo número de novos clientes no mesmo período;
  • CPC (custo por clique): métrica comum para medir a eficácia de anúncios, é total investido pela quantidade de cliques;
  • CTR (taxa de cliques): indica quão clicado é um anúncio, ou seja, é a quantidade de cliques dividido pela quantidade de impressões do anúncio.

 

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5- Reveja a estratégia sempre que for necessário

Quando acompanhamos os dados de perto, conseguimos identificar quais pontos precisam ser ajustados para atingir o resultado desejado. Por isso, no marketing digital nunca chegamos à perfeição, mas sempre vamos ajustando os canais e a comunicação para melhorar o retorno.  Dessa forma, é possível acompanhar as mudanças nas plataformas e as novas tendências dos usuários sem ter muitos prejuízos.

Seguindo esses passos, será possível montar e executar uma estratégia para começar a divulgar a sua marca na internet, fazer seus produtos chegarem a mais pessoas e, consequentemente,  aumentar o seu faturamento.

 

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