Como fazer um controle de fluxo de caixa eficiente

18 de Outubro de 2021
controle de fluxo de caixa
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O controle de fluxo de caixa é peça-chave importante para uma boa gestão financeira de qualquer empresa. É a partir das entradas e saídas de dinheiro que você, empreendedor, consegue tomar decisões importantes sem comprometer a sustentabilidade do negócio.

Apesar de ser uma necessidade que exigirá atenção durante toda a sua vida empresarial, é quando o negócio está começando que o fluxo de caixa precisa de mais atenção. Nesse momento você acaba precisando fazer inúmeros investimentos e, o descontrole e a falta de planejamento podem causar um problema irreversível.

Um bom exemplo foi essa pandemia da Covid-19. Entramos em uma crise econômica em todos os setores e muitos pequenos negócios precisaram fechar as portas por não conseguirem se manter.

Neste post, trouxemos um pequeno guia para ajudar você a fazer um controle de caixa que realmente funcione e ajude a melhorar as suas movimentações financeiras sem nenhum erro. Confira!

Se o seu fluxo de caixa pudesse falar…

O que ele diria sobre a sua administração? Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxos de Caixa e organize as finanças da sua empresa

Planilha de Fluxo de caixa

O que é um controle de fluxo de caixa?

O controle do fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão empresarial que ajuda no controle das movimentações financeiras, apresentando o saldo atual e real das contas PJ, além das saídas de dinheiro registradas.

Podemos dizer que é um sistema de organização simples, que ajuda a reconhecer e identificar melhor como está a saúde financeira do seu negócio.

Leia Mais | O que é balanço patrimonial: importância e como criar

Controle a posição financeira da sua empresa

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Balanço Patrimonial e tenha um demonstrativo completo da aplicação do capital da sua empresa

PLANILHA DE BALANÇO PATRIMONIAL

Principais tipos de fluxo de caixa

Antes de mostrar como montar o seu controle de fluxo de caixa, vale muito compreender os diferentes tipos de fluxo para que não haja erro na hora do planejamento.

Fluxo de caixa operacional

Como o nome já indica, é o fluxo de caixa que aponta todas as movimentações financeiras que têm relação às operações que mantêm a empresa em funcionamento.

Nesse modelo você contabilizará apenas os pagamentos e os recebimentos da empresa, sem considerar impostos, investimentos e juros.

Esse é um tipo de fluxo muito indicado para empresas que estão iniciando e não têm uma contabilidade muito complexa.

Leia Mais | O que é e como calcular margem de lucro

Fluxo de caixa simples

Também é um controle simples e indicado para empresas que não têm muitas movimentações financeiras.

Nesse tipo, você registra basicamente as despesas fixas e variáveis, os valores recebidos pela venda do seu produto ou serviço.

A grande diferença desse modelo para o fluxo operacional, é que no fluxo de caixa simples você detalha todas as contas parceladas e prevê contas a pagar e receber nos próximos meses.

Fluxo de caixa direto

Talvez seja o tipo mais popular, utilizado para fazer uma análise mais direta e profunda sobre o financeiro de uma empresa.

No documento é registrado todas as entradas e saídas no valor bruto, ou seja, antes dos descontos.

A principal vantagem do fluxo de caixa direto é categorizar as movimentações de acordo com a natureza contábil de cada uma delas, como tributos, contas a receber, pagamentos de clientes, duplicatas, empréstimos, etc.

Essas categorias também são atualizadas diariamente, para que o gestor consiga traçar um plano de ação para tomar decisões mais assertivas.

Fluxo de caixa projetado

Também é um dos mais importantes, no qual o gestor financeiro analisa todas as entradas e saídas no momento e constrói uma visão futura do caixa da empresa.

O fluxo de caixa projetado é criado como um planejamento estratégico para tomadas de decisão que sejam importantes, como a expansão da empresa, por exemplo.

Baixe a sua planilha de controle financeiro empresarial em um modelo grátis do Google Sheets, pronto para usar.

 

Ganhe tempo e agilidade na sua gestão financeira

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial e organize as movimentações da sua empresa

Como criar um controle de fluxo de caixa eficiente

Tudo o que você viu até aqui vai ajudar a compreender melhor os próximos passos. Cada uma das ações que deixamos abaixo, pode ser aplicada nos mais diferentes tipos de fluxo de caixa. 

Com um controle de fluxo de caixa mais eficiente, você tem uma melhor saúde financeira e mantém a sua empresa sustentável. Confira o vídeo com as nossas 4 dicas:

Saiba de que ponto está partindo

Para chegar em qualquer lugar, é preciso saber exatamente de onde está partindo. Se você não sabe como está a saúde financeira da sua empresa hoje, dificilmente conseguirá um controle de fluxo de caixa que gere bons resultados.

Então analise a sua empresa neste momento. Saiba como está o planejamento financeiro empresarial para todas as áreas em que o dinheiro está sendo movimentado.

 Depois de ter uma boa ideia do financeiro da empresa, você pode começar a traçar o plano de ação que deseja.

Caso encontre algum problema durante a análise, é muito importante corrigi-lo antes de fazer um planejamento financeiro e arriscar o capital de giro da empresa.

Categorize todas as movimentações detalhadamente

Quando você cria categorias para todos os ativos e passivos da empresa, sabe exatamente para onde o dinheiro está indo e quanto está entrando pela venda de produtos ou serviços.

Categorize também o dinheiro que entra em seu caixa. Detalhe se o pagamento entrou em dinheiro, cartão de crédito ou débito, se foi à vista ou parcelado, etc.

Mantenha o fluxo de caixa atualizado

De preferência, faça essa atualização no menor intervalo de tempo possível. O mais indicado é monitorar todas as entradas e saídas diariamente.

Como sabemos que nem todo pequeno empresário tem uma equipe que ajude na gestão empresarial, você pode estipular prazos menores, mas não mais do que três dias de diferença.

Defina as suas métricas

Trace metas alcançáveis. A gente sabe que o sonho de todo empresário é se tornar um grande negócio, mas até você chegar lá, é preciso saber subir degrau por degrau.

Quando você acompanha as suas métricas, sabe imediatamente o que precisa corrigir e o quanto está crescendo. Esse monitoramento é muito importante para a saúde financeira da empresa e ajuda nas melhores tomadas de decisão.

Aposte em sistemas de controle de fluxo de caixa

Até dá para iniciar esse processo com planilhas de Excel, mas você mesmo notará, depois de um tempo, que elas se tornam ineficientes.

Com um software, você automatiza todas ações do fluxo de caixa e corre risco mínimo de contabilizar algo errado

Agora conta para nós se não ficou bem mais fácil criar um controle de fluxo de caixa na sua empresa? E para ajudar ainda mais, disponibilizamos uma planilha de fluxo de caixa em um modelo grátis do Google Sheets, pronto para usar. Otimize o controle financeiro da sua empresa!

Se o seu fluxo de caixa pudesse falar…

O que ele diria sobre a sua administração? Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxos de Caixa e organize as finanças da sua empresa

Planilha de Fluxo de caixa

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Chegou o cartão de crédito PJ da Cora, exatamente do jeito que a gente gosta: com zero tarifas, sem burocracia e feito sob medida para o seu negócio

Título

Descrição