Blog

5 linhas de crédito para empresas que você precisa conhecer

31 de outubro de 2021
linhas de crédito para empresas

O acesso a linhas de crédito para empresas é uma das maiores questões para quem começa um negócio.

Os Indicadores de Demanda por Crédito, levantados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), oscilou bastante desde 2019, sendo a pandemia a grande responsável por isso.

Por exemplo, em 2019, cerca de 34% das pequenas e médias empresas sentiam que o processo para se conseguir uma linha de crédito era bastante burocrático, além de ter altas taxas de juro.

Com a chegada da pandemia, a busca por crédito aumentou, considerando a crise econômica mundial. Consequentemente, houve a ascensão de instituições financeiras que facilitam essa linha de apoio e geram uma melhor economia circular.

Em paralelo ao benefício gerado pela Covid-19, tivemos em 2021, o lançamento do Open Banking Brasil, que também abriu um leque de oportunidades para micro e pequenas empresas expandirem.

Então viemos conversar um pouco sobre as linhas de crédito para empresas, explicar como ela funciona e mostrar quais as principais atuantes hoje, que podem ajudar o seu negócio crescer ainda mais. Confira. 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

O que são linhas de crédito para empresas?

As linhas de crédito para empresas são um montante de dinheiro que você pode solicitar a bancos ou instituições financeiras, com a finalidade de investir no negócio, seja para a melhoria do capital de giro ou do fluxo de caixa, por exemplo.

Alguns desses créditos são cedidos para fins específicos, como expansão do negócio. Outros, têm atributo livre, significando que a pessoa empreendedora opta por aplicá-los da forma que achar mais necessária, como é o caso do cartão de crédito empresarial.

Como conseguir uma linha de crédito para abrir uma empresa?

Apesar de todo o processo de obtenção de crédito estar bem simplificado, ainda há uma necessidade de garantia e redução de riscos para quem concede o crédito e, portanto, algumas comprovações são necessárias.

Cada instituição vai instituir essas regras, mas basicamente o padrão é:

  • não possuir débitos atrelados ao CNPJ e nem ao CPF, caso você seja um Microempreendedor Individual (MEL) ou uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • comprovar a regularidade da empresa junto à Receita Federal;
  • ter uma conta corrente aberta em algum banco;
  • apresentar a viabilidade do seu negócio e a sua capacidade de pagamento;
  • ter registros contábeis atualizados, comprovando a real necessidade da solicitação de empréstimo.

 

Além disso, vale muito a pena analisar alguns pontos antes de solicitar qualquer linha de crédito empresarial. Por exemplo:

  • analise se há, de fato, a necessidade de solicitar uma linha de crédito para a sua empresa. Faça um balanço dos gastos e veja, por exemplo, se alguns cortes não solucionam o problema;
  • tenha em mente o valor real a ser solicitado. Em muitos casos, após o pedido de linha de crédito, pode ser difícil solicitar um novo valor logo e seguida;
  • procure sempre instituições de confiança e que tenham credibilidade no mercado. Evite optar pela “oportunidade imperdível” e prefira as instituições que são de sua confiança. 

 

Leia também | O que é CET? Entenda os custos de um empréstimo

Ganhe tempo e agilidade na sua gestão financeira

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial e organize as movimentações da sua empresa

 

Conheça 5 linhas de crédito para empresas

Agora que você já compreendeu alguns dos principais pontos sobre linhas de crédito para empresas, deixamos uma lista das principais atuantes no mercado e que podem ajudar o seu negócio em algum momento.

1. Empréstimo com garantia

Como o próprio nome já indica, essa linha de crédito é cedida para empresa mediante uma garantia, que é apresentada para a instituição que cederá o valor solicitado.

Geralmente os bancos solicitam a garantia de imóveis e veículos, por exemplo. Nesses casos, além de assegurar – para a instituição – que as parcelas serão pagas, você pode ganhar outros benefícios, como a redução considerável dos juros sobre o empréstimo empresarial.

A desvantagem é o risco. Caso você não saiba se há, de fato, uma capacidade para a quitação da dívida, pode colocar o seu bem em risco. O ideal, nesse caso, é ter muita atenção sobre a quantia solicitada e a previsão de entradas durante todo o tempo do contrato firmado.

Leia também | Cartão de crédito PJ: 5 dicas para escolher o melhor

2. Financiamento

O financiamento uma das modalidades de linhas de crédito para empresas mais comuns no Brasil. Esse é um exemplo de linha de apoio solicitada para fins específicos, como a compra de um imóvel, de equipamentos, entre outros.

As condições de financiamento variam de acordo com cada instituição, podendo ser de até 100% do valor do bem a ser adquirido. O prazo de pagamento também é bem mais vantajoso e pode durar até 60 meses.

3. Antecipação de recebíveis

Também é uma linha de apoio muito comum entre as empresas e permite que os sócios façam a retirada do lucro antecipadamente.

Entre todas as que citamos aqui, a antecipação de recebíveis pode ser considerada a forma mais prática e rápida de se conseguir linhas de crédito para empresas. Você solicita com o próprio banco que mantém a conta corrente e passa por uma análise bem menos burocrática.

Leia também | O que é antecipação de recebíveis e como usar o crédito a favor do seu negócio

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

4. Crédito para capital de giro

A linha de crédito para capital de giro não tem uma finalidade específica e pode ser distribuída dentro da empresa conforme a necessidade do empreendedor.

Geralmente ela é solicitada para aumentar o fluxo de caixa ou criar um posto de trabalho, contratando mais colaboradores.

O pagamento também sofre algumas diversificações. Há bancos que fazem acordos de parcelas bimestrais, semestrais ou até a quitação do valor integral após o final do contrato.

Quanto ao tempo para quitar o valor, geralmente os contratos têm prazo curto, variando de 12 a 18 meses. Ele é realmente indicado para empresas que sofrem uma carência de capital e precisam se estruturar nesse momento crítico.

5. Microcrédito

É uma linha de apoio mais direcionada ao Microempreendedor Individual ou ao Pequeno Empreendedor, que pretende expandir um negócio ou abrir uma nova empresa.

Diferente das linhas de créditos citadas até aqui, essa modalidade possui um limite máximo de R$ 21 mil e, dependendo da instituição, esse valor pode ser menor.

A grande vantagem do microcrédito são as taxas de juros reduzidas, isenção do IOF e uma maior facilidade de aprovação. 

Conhecendo as linhas de crédito para empresas, que citamos neste post, qual delas você acha que se encaixa melhor no seu perfil de empreendedor? Comente!

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.