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Como calcular o preço de venda dos seus produtos e serviços? Entenda

23 de março de 2023
Como calcular o preço de venda dos seus produtos e serviços? Entenda

Entender o que é e como calcular o preço de venda de um produto ou serviço é fundamental para manter a sustentabilidade financeira de uma empresa.

Sem a compreensão adequada desse valor, quem empreende pode encontrar dificuldades para fazer uma precificação adequada e ficar no prejuízo, prejudicando a saúde financeira.

Leia também: Como informar reajuste de preço para o cliente – 4 dicas e exemplos de comunicação

Para aprender a definir o preço de venda com responsabilidade e embasamento, continue a leitura deste artigo para conferir todas as orientações!

O que é preço de venda?

O preço de venda é o valor cobrado dos seus consumidores pelo seu serviço ou produto que eles adquirem. Portanto, quando você vai a uma loja de roupas, por exemplo, e confere o valor de uma camiseta na etiqueta, este é o preço de venda.

É importante que este valor dê retorno a quem está gerindo o negócio, ou seja, precisa cobrir os custos de produção, as despesas fixas e variáveis e a porcentagem de lucro desejada.

Leia também: Como ter sucesso com produtos de preço baixo e alto volume

É preciso, portanto, ter clareza sobre o custo para a produção do produto ou serviço para entender por quanto o mesmo será vendido. Sem se esquecer, é claro, do quanto é necessário ganhar em cima para garantir os lucros.

Por fim, ao chegar a este valor, é recomendado analisar a concorrência para entender se o seu preço de custo é ou não competitivo no mercado.

Quais as diferenças entre preço de venda e preço de custo?

Não confunda os dois conceitos!

O preço de custo se trata da soma de todos os gastos envolvidos na produção de uma unidade de um produto ou na execução de um serviço. Ou seja: é o valor mínimo pelo qual o mesmo precisa ser vendido.

Já o preço de venda, como vimos anteriormente, é o valor pelo qual o produto ou serviço é comercializado, sendo que  o preço de custo e a margem de lucro são considerados para este cálculo.

Como calcular o preço de venda?

Calcular o preço de venda correto dos produtos e serviços é fundamental para que a empresa se mantenha sustentável a longo prazo.

De uma forma simplificada, este valor pode ser baseado na seguinte estrutura genérica:

Custos + Despesas + Lucro = Preço de venda.

Sendo que cada um dos itens acima corresponde a:

• Custos: o quanto a empresa gasta para produzir o produto ou serviço que será vendido ao cliente;
• Despesas: o quanto a empresa gasta para vender um serviço ou produto;
• Lucro: o retorno que a empresa tem ao vender um produto ou serviço e é o valor que garante o crescimento do negócio.

O preço de venda de um serviço

O preço de venda de um serviço costuma ter a maior parte dos custos investidos em mão de obra. 

Vamos conferir um exemplo para ficar mais claro como funciona o cálculo!

Imagine uma empresa que oferece soluções de marketing digital. Nesse cenário, é importante considerar:

• Os custos com os profissionais para um determinado projeto: R$10.000,00;
• As despesas fixas e variáveis, como impostos, água, luz, aluguel etc: R$3.000,00;
• A margem de lucro: R$3.000,00.

Tenha em mente que R$13.000,00 é o valor mínimo que precisa ser cobrado para pagar todos os envolvidos no projeto e as contas da agência. Ao definir a sua margem de lucro, você chegou a um aditivo de R$3.000,00, totalizando os R$16.000,00 para viabilizar o projeto e garantir o reinvestimento na agência.

O preço de venda de um produto

No caso do cálculo do preço de venda de um produto, vamos utilizar como exemplo uma doceria.

Suponha que:

• Os custos com os ingredientes para fazer um bolo e o salário do profissional em questão somem R$30,00;
• As despesas fixas e variáveis, como impostos, água, luz, internet etc: R$100,00;
• A margem de lucro definida é de R$15,00.

Neste cenário, portanto, o preço de venda do bolo é R$145,00.

O que não fazer na hora de definir o preço de venda

Confira os erros que não podem ser cometidos na hora de definir o preço de venda para garantir uma excelente precificação:

1. Precificar apenas com base na concorrência

Cada empresa tem os seus processos, custos e despesas, por isso, a sua precificação não pode levar em consideração apenas os concorrentes.

Leia também: Como economizar dinheiro na empresa: 13 dicas práticas

É necessário ficar de olho nos preços de quem oferece produtos e serviços similares aos seus, mas esse não deve ser o único parâmetro para definir o preço de venda.

2. Desconsiderar alguns itens na precificação

Tudo o que tem algum tipo de influência na produção, venda ou execução de um produto ou serviço deve ser contemplado na precificação.

Isso vale para a entrega de valor também, afinal, se você oferece um atendimento personalizado e isso, de alguma forma, eleva os seus custos, precisa ser contabilizado no preço de venda.

Portanto, tudo o que for implementado para aprimorar a experiência do cliente e oferecer um produto/serviço ainda melhor, deve entrar na conta.

3. Dar descontos em excesso

Os descontos fazem parte de estratégias de vendas, mas não podem ser oferecidos de forma descontrolada. É importante que sigam um padrão e um percentual máximo para não prejudicar o caixa da empresa. 

Sem contar que descontos em exagero também não contribuem para fortalecer a imagem da marca e o relacionamento com clientes que compram no valor “normal”.

4. Desconhecer as particularidades do segmento do seu negócio

Quem está começando a empreender pode precisar de ajuda para entender as particularidades do segmento do seu negócio, que vão além dos custos mais óbvios de produção. 

É preciso estudar cada etapa do processo, além de levar em consideração custos extras e imprevistos.

Uma forma de mapear esses gastos que poderiam passar despercebidos é conversando com profissionais que tenham mais experiência no mercado.

Com todas estas dicas, você já sabe o que levar em consideração no cálculo do preço de venda dos seus produtos ou serviços, não é mesmo? Comece agora mesmo a organizar a rotina financeira da sua empresa para manter o negócio sustentável!

Por Equipe Cora
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