O que é balanço patrimonial: importância e como criar

25 de Agosto de 2021
balanço patrimonial
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por mais que seja uma das obrigações de maior importância para a gestão financeira de uma empresa, muitas pessoas ainda se questionam sobre o que é balanço patrimonial e como criar este relatório.

O balanço patrimonial completo geralmente é feito uma vez por ano, mas é comum que o financeiro da empresa mantenha o acompanhamento trimestral ou mesmo mensal, dependendo da frequência de relatórios gerados e da necessidade de cada negócio.

Se você precisa criar o balanço contábil do negócio e não sabe por onde começar ou como organizá-lo, a gente te ajuda!

Neste conteúdo você entenderá melhor sobre uma ferramenta tão essencial para a saúde financeira da empresa. Deixamos também um modelo de balanço patrimonial muito prático e funcional para quem está iniciando.

Controle a posição financeira da sua empresa

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Balanço Patrimonial e tenha um demonstrativo completo da aplicação do capital da sua empresa

PLANILHA DE BALANÇO PATRIMONIAL

O que é balanço patrimonial?

Balanço patrimonial é um relatório contábil, que faz apontamentos sobre o financeiro da empresa, com a finalidade de entender mais como o negócio está se saindo atualmente, como ele se saiu no passado e como espera se sair em um futuro mais imediato.

Sendo assim, para você entender melhor o que é balanço patrimonial, podemos explicá-lo também com uma fórmula simples:

Ativos da empresa = Passivos + Patrimônio Líquido

O básico da contabilidade diz que, para o balanço patrimonial estar saudável, é necessário haver um equilíbrio-igualdade entre as três partes acima.

Para criar um balanço patrimonial completo e correto, você precisa entender bem cada uma das três partes que o compõe.

Ativos da empresa

Entram como ativos da empresa tudo o que a empresa possui e é quantificável, ou seja, tudo o que pode ser convertido em dinheiro.

Os ativos podem ser subdivididos em dois tipos:

  • ativos circulantes: corresponde a tudo o que a sua empresa espera converter em dinheiro dentro de um período, como caixa, despesas pré-pagas, estoque, títulos negociáveis ​​e contas a receber;
  • ativos não circulantes: são todos os investimentos de longo prazo que a sua empresa não conseguirá converter em capital próprio no período de medição do balanço, como terrenos, equipamentos, patentes, marcas e propriedade intelectual.

Passivos

Os passivos são todas as dívidas e responsabilidades financeiras da sua empresa. Aqui entram as folhas de pagamento de funcionários, pagamentos de aluguel, pagamento de impostos – como o Simples Nacional -, pagamentos de dívidas, dívidas com fornecedores e títulos a pagar.

Assim como os ativos, os passivos podem ser classificados em dois tipos:

  • passivo circulante: é a dívida com vencimento no período analisado pelo balanço financeiro, como contas a pagar e outras despesas provisionadas;
  • passivo não circulante: é toda conta que a empresa não espera pagar dentro do período analisado pelo balanço, como arrendamentos, títulos a pagar ou empréstimos.

Patrimônio líquido

O último item da fórmula inclui todo o dinheiro que sobraria se os ativos fossem vendidos e os passivos fossem pagos.

É todo o investimento feito pelos sócios – ou empreendedor individual -, além das reservas financeiras da empresa.

Dá para chegar até esse resultado através de uma subtração simples, aplicando a seguinte fórmula:

Patrimônio líquido = Ativo – Passivo

Leia mais | O que é fluxo de caixa e por que é importante para o seu negócio]

 

Se o seu fluxo de caixa pudesse falar…

O que ele diria sobre a sua administração? Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxos de Caixa e organize as finanças da sua empresa

Planilha de Fluxo de caixa

 

Como criar um balanço patrimonial sem erro?

Agora que você já entendeu o que é balanço patrimonial, sabe cada item que o compõe para que esse documento serve, chegou a hora de criar o seu!

Atualmente, parte desse processo já pode ser feito com ferramentas de automação, que trazem relatórios mais completos. No entanto, entender a composição de todo o balanço financeiro, ajuda a identificar possíveis erros e corrigi-los, evitando que cause danos a longo prazo.

O padrão, deve seguir a seguinte ordem:

  • determine o período do balanço contábil;
  • relacione os ativos (circulantes e não circulantes);
  • relacione os passivos (circulantes e não circulantes);
  • calcule o patrimônio líquido;
  • adicione o total do passivo ao total do patrimônio líquido e compare aos ativos.

Por que um balanço patrimonial é importante?

Depois que você descobre o que é balanço patrimonial e a importância desse relatório, compreende o quanto ele impacta o planejamento financeiro da sua empresa.

A partir do balanço, você tem uma resposta instantânea sobre o quão equilibrado está o seu negócio naquele momento. Você também compreende melhor as relações financeiras porque o documento fornece os seguintes insights sobre o seu negócio:

Liquidez

Quando você compara os ativos e passivos circulantes da sua empresa, consegue ter uma imagem clara da liquidez do negócio e de quanto dinheiro você tem à disposição para investimentos mais imediatos.

Uma empresa bem equilibrada mantém sempre os ativos maiores do que os passivos. Isso permite contar com uma reserva para cobrir as obrigações financeiras do negócio sem tanta dificuldade.

Entenda o que é Capital de Giro e porque acompanhar esse índice é importante para sua empresa!

Eficiência

Comparando os resultados da empresa com o balanço patrimonial, dá para medir a eficiência sobre como os ativos estão sendo bem aplicados.

Por exemplo, o balanço permite analisar o giro de ativos (vendas/ativo total), o retorno sobre o patrimônio líquido (lucro líquido/patrimônio líquido) e o retorno sobre os ativos (lucro líquido/ativo total).

Esses cálculos são importantes indicadores de renda do seu negócio.

Análise de dívidas

Assim como você conhece os indicadores de renda, também poderá entender melhor os indicadores de dívidas da empresa, a partir do balanço patrimonial.

Esses indicadores medem todas as dívidas ativas e as relacionam com o seu patrimônio. O indicador mais popular é o EF, que consiste no seguinte cálculo: 

dívida bruta/patrimônio líquido.

A partir da análise de dívidas, você entende melhor o nível alavancagem de seu negócio, o que indica quanto risco financeiro você enfrenta.

 

Ganhe tempo e agilidade na sua gestão financeira

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial e organize as movimentações da sua empresa

 

Modelo de balanço patrimonial

Você chegou até aqui entendendo o que é balanço patrimonial, conhecendo todas as funcionalidades desse registro e as etapas para construir o seu relatório.

Só que sabemos muito bem o quanto a correria do dia a dia pode impedir esse processo. Por isso, criamos um modelo exclusivo e o disponibilizamos gratuitamente para você.

Vale lembrar que, mesmo com um modelo explicativo, ainda vale consultar um contador da sua confiança para que ele faça uma análise mais assertiva do financeiro da sua empresa.

 Faça o download da sua planilha de balanço patrimonial!

Controle a posição financeira da sua empresa

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Balanço Patrimonial e tenha um demonstrativo completo da aplicação do capital da sua empresa

PLANILHA DE BALANÇO PATRIMONIAL

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Chegou o cartão de crédito PJ da Cora, exatamente do jeito que a gente gosta: com zero tarifas, sem burocracia e feito sob medida para o seu negócio

Título

Descrição