Blog

Aprenda como ganhar milhas com cartão de crédito

7 de junho de 2022
milhas com cartão de crédito

Usar o saldo acumulado de milhas é uma forma de reduzir o valor das passagens aéreas ou até mesmo viajar de graça. Sabendo disso, vem a pergunta: como ganhar milhas com cartão de crédito?

As milhas geralmente estão entre as opções de programas de benefícios, nos quais o valor gasto no cartão pode ser convertido em pontos para trocar por recompensas. Esses programas visam incentivar o uso do cartão e fidelizar o público.

Para tirar possíveis dúvidas ligadas ao tema, preparamos este artigo sobre como acumular milhas no cartão de crédito.

O que são milhas do cartão de crédito?

Como adiantamos, as milhas são recompensas comuns em programas de pontos oferecidos por cartões de crédito.

Aqui vale explicar a diferença entre pontos e milhas: os pontos são uma espécie de moeda no programa de incentivo: sempre que você gasta o valor estabelecido pelo programa no cartão de crédito, recebe um ponto.

Sendo assim, o valor da fatura é convertido em pontos a cada mês e o saldo fica acumulado no programa, vinculado ao CPF da pessoa titular do cartão.

A maioria dos programas de fidelidade usa o dólar como referência para a conversão de pontos, logo, a cotação da moeda no dia do fechamento da fatura embasa o cálculo.

Vamos supor então que um programa oferece um ponto a cada dólar gasto. E que o valor da fatura fechou em R$ 2.000 e a cotação do dólar no dia é de R$ 5. Nesse exemplo, a fatura paga vai gerar 400 pontos.

Após acumular saldo suficiente, a pessoa titular pode trocar os pontos por recompensas, incluindo as famosas milhas, que representam desconto em passagens aéreas. Por isso, dependendo do saldo em pontos acumulado e do destino, a passagem pode sair de graça.

Além de milhas, os programas de pontos podem oferecer serviços (hospedagem e aluguel de veículo, por exemplo) e até cashback — um percentual do valor gasto de volta, em dinheiro. 

Mas é preciso tomar cuidado com o prazo de validade, já que os pontos costumam ter data para expirar. Já pensou, ficar um tempão acumulando saldo e não poder usar, porque os pontos expiraram?

Leia mais | Cartão de crédito pré-pago

Como acumular milhas no cartão?

O primeiro passo para ganhar milhas no cartão de crédito é fazer seu cadastro em um programa de pontos que tenha milhas como opção de recompensa.

Após ativar seu cadastro, os gastos serão convertidos em pontos e você pode acompanhar o saldo pelo site ou aplicativo do programa.

Quando atingir o limite necessário, você pode solicitar a troca dos pontos por milhas. O processo para fazer a transferência varia conforme o programa. Lembrando que os pontos costumam ter prazo de validade.

Caso você já tenha um cartão de crédito e queira saber se existe um programa de pontos disponível, é preciso verificar essa informação com a instituição financeira que emitiu o cartão.

Em alguns casos, é preciso pagar um valor mensal ou anual para participar do programa de benefícios e poder acumular milhas no cartão de crédito.

 

Chegou o cartão de crédito Cora

100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio

 

Como trocar os pontos do cartão por milhas?

Já vimos que é preciso acumular pontos com o saldo das faturas pagas do cartão de crédito para ganhar pontos nos programas de benefícios. 

Após atingir o limite mínimo, que varia conforme o programa, os pontos devem ser transferidos para o programa de fidelidade da companhia aérea escolhida. 

Para saber exatamente como fazer essa transferência, é preciso consultar o suporte do cartão ou do programa de pontos.

Os principais programas de milhagens de companhias aéreas no Brasil são: Latam Pass, da Latam, Smiles, da Gol, e TudoAzul, da Azul.

Quanto valem os pontos do cartão em milhas?

O saldo resultante em milhas do vai depender do sistema de pontos do cartão, portanto, é preciso verificar as regras do programa. Além disso, existem campanhas promocionais periódicas que multiplicam o valor dos pontos para serem usados na conversão.

Porém, existem sites que permitem fazer a cotação de milhas aéreas, para ter uma noção de quanto o saldo em pontos pode render. O valor é referente a um milheiro, ou seja, mil milhas.

Utilizando esse recurso, você pode ter uma estimativa do valor em passagens aéreas do saldo em pontos acumulado no cartão.

Dá para acumular milhas com cartão de crédito PJ?

Sim, é possível ganhar milhas com um cartão de crédito PJ, seguindo a mesma lógica de um cartão de pessoa física: o valor gasto é convertido em pontos, que podem ser trocados por milhas aéreas.

Nesse caso, os pontos acumulados no cartão de crédito para empresas são vinculados ao CPF da pessoa titular do CNPJ.

Aliás, explicamos no artigo sobre bandeiras de cartão de crédito que a existência de um programa de pontos pode ser um dos critérios utilizados na hora de escolher um cartão PJ para o seu negócio, principalmente se o valor movimentado por mês for alto.

Porém, esse não deve ser o único critério de escolha, é importante verificar também se há cobrança de anuidade e taxas, e se a instituição responsável pelo cartão tem um bom atendimento, por exemplo.

Se a ideia é ter um  cartão de crédito sem anuidade, você pode aproveitar a função crédito do cartão múltiplo da conta PJ Cora.

O cartão de crédito da Cora é sem tarifas e tem a bandeira Visa. Ele pode ser solicitado com qualquer tipo de CNPJ. Portanto, é uma opção para quem busca um cartão de crédito para MEI

Vale mencionar que a Cora tem selo RA 1000 do Reclame Aqui, um reconhecimento dado a empresas com índices de atendimento ao público excelentes.

Se usado com planejamento e controle, o cartão de crédito pode ser um aliado para manter a saúde financeira do seu negócio. 

Para saber como utilizar esse meio de pagamento a favor da sua empresa, você pode conferir o conteúdo que preparamos sobre cartão de crédito e fluxo de caixa.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.