Como funciona cartão múltiplo? Conheça as vantagens e desvantagens

8 de Junho de 2022
cartão múltiplo

Receber um cartão múltiplo ao abrir uma conta-corrente é cada vez mais comum e se você nunca usou esse tipo de cartão antes, vem a dúvida: como funciona cartão múltiplo?

Por isso, preparamos esse artigo explicando o que é cartão múltiplo e qual a diferença em relação a um cartão de crédito ou de débito. Em resumo, essa modalidade de cartão reúne as funções crédito e débito em um único plástico. 

Mas é importante que você entenda como funciona cartão múltiplo, além de conhecer suas vantagens e desvantagens, para usar esse meio de pagamento de forma sustentável e manter as finanças pessoais ou do seu negócio em dia.

O que é e como funciona cartão múltiplo?

Como adiantamos, o cartão múltiplo é aquele que reúne as funções débito e crédito em um único plástico.

Sendo assim, na hora de fazer um pagamento, você deve informar se a compra será paga no débito ou no crédito

Se escolher pagar no crédito, a compra virá na próxima fatura do cartão e, caso escolha débito, o valor será debitado do saldo da sua conta.

Lembrando que só é possível parcelar compras no crédito, logo, se quiser um parcelamento com o cartão múltiplo, sempre será utilizada a função crédito. 

Porém, as compras parceladas podem ter juros, então, lembre-se de conferir isso antes para saber se vale a pena dividir.

Muitas vezes, o cartão múltiplo vem liberado somente para compras no débito quando você abre uma conta-corrente.

Nesse caso, é necessário solicitar a função crédito, o que geralmente requer uma análise prévia pela instituição que emitiu o cartão. 

Se a análise de crédito for aprovada, basta fazer o desbloqueio da função crédito e passar a usar o cartão múltiplo.

Ressaltando que é importante pagar a fatura em dia para evitar o acréscimo de multa e juros. 

Além disso, você deve manter o controle das compras realizadas na função crédito do cartão múltiplo para não estourar o orçamento.

Leia mais | Bandeiras de cartão de crédito o que são e como funcionam?

 

Chegou o cartão de crédito Cora

100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio

 

Qual o limite do cartão múltiplo?

Como vimos, o cartão múltiplo funciona como cartão de crédito e cartão de débito em um só plástico.

Assim, a função crédito terá um limite estabelecido pela instituição financeira que emitiu o cartão múltiplo. O limite de crédito liberado para cada cliente varia, sendo atribuído conforme os critérios da instituição responsável.

Um dos fatores que pode influenciar o valor liberado é o histórico de movimentação na conta-corrente associada ao cartão.

Já na função débito, o limite para compras será o valor disponível na conta-corrente da pessoa titular. Porém, se a pessoa tiver limite de cheque especial, esse valor também poderá ser usado em compras no débito com o cartão múltiplo.

Como solicitar um cartão múltiplo?

Por ter a função débito incluída, o cartão múltiplo deve estar vinculado a uma conta-corrente. Logo, é preciso ter uma conta-corrente para solicitar essa modalidade de cartão.

E, como foi citado, pode ser necessário solicitar a liberação da função crédito, passando por uma análise. Sendo assim, após abrir uma conta e ter o limite de crédito liberado, é possível usar o cartão múltiplo.

Vantagens e desvantagens do cartão múltiplo

O cartão múltiplo oferece vantagens e desvantagens se comparado a um cartão exclusivo para a função débito ou crédito. Entre as principais vantagens, podemos citar:

  • Praticidade: por funcionar para crédito e débito, usando um cartão múltiplo, você economiza espaço na carteira e não precisa se lembrar de pegar dois cartões antes de sair.
  • Sustentabilidade: com apenas um plástico sendo fabricado para duas funções, existe uma economia de matérias-primas, água e energia. Além disso, menos cartões precisam ser descartados após a data de expiração, logo, a geração de lixo é menor.
  • Economia: se optar por um cartão múltiplo sem anuidade, você elimina o gasto com a taxa e economiza.
  • Débito automático: em geral, é possível colocar a fatura do cartão múltiplo em débito automático, evitando assim pagar em atraso por esquecimento.

Apesar dos benefícios, o cartão múltiplo também apresenta algumas desvantagens:

  • Usar a função errada: pode acontecer de pedir para pagar uma compra no débito e o processamento ser feito no crédito, por engano, ou vice-versa. Tais situações acabam bagunçando o planejamento financeiro, mas basta prestar atenção para evitá-las.
  • Mais trabalho em caso de perda: se o cartão múltiplo for perdido ou furtado, você ficará temporariamente sem poder usar as funções crédito e débito, até receber um plástico novo. Entretanto, é possível contornar isso com o uso do cartão virtual e pagamentos por Pix.

Veja também: Cartão de crédito sem anuidade

Como funciona um cartão múltiplo PJ?

Um cartão múltiplo PJ funciona da mesma forma que um cartão múltiplo de pessoa física, ou seja, permite realizar compras na função crédito e débito com o mesmo plástico. A diferença é que o cartão múltiplo PJ é vinculado a uma conta PJ.

Sendo assim, para ter um cartão desse tipo, é preciso abrir uma conta de pessoa jurídica, o que exige ter um CNPJ ativo, assim como para ter um cartão de crédito para empresas.

Usar um cartão múltiplo PJ é uma solução para separar os gastos da pessoa física e da pessoa jurídica, um passo fundamental para controlar as finanças do negócio.

Aliás, o cartão de crédito PJ pode ser usado para melhorar a gestão financeira da empresa, desde que os gastos sejam feitos com planejamento e controle, resultando em uma relação positivo entre cartão de crédito e fluxo de caixa.

Conheça o cartão múltiplo da Cora

A conta PJ Cora é feito por e para pessoas empreendedoras. Com ela, além de não pagar tarifas, você tem a possibilidade de aproveitar um cartão múltiplo.

Ao abrir sua conta de forma rápida e sem burocracia, você recebe o cartão com a função débito liberada e pode se inscrever na lista de interesse para solicitar o cartão de crédito da Cora, sem anuidade.

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Chegou o cartão de crédito PJ da Cora, exatamente do jeito que a gente gosta: com zero tarifas, sem burocracia e feito sob medida para o seu negócio

Título

Descrição