Como fazer um orçamento: passo a passo simplificado

25 de Agosto de 2021
como fazer um orçamento
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como fazer um orçamento correto e completo ainda é uma grande dúvida de muitas pessoas que empreendem.

O processo de enviar uma proposta para o cliente é determinante para o seu negócio e, por isso, precisa ser muito bem elaborado.

Imagina que você tem um potencial cliente, interessado nos seus produtos ou serviços, pede uma cotação e você não sabe como elaborar esse documento. As chances de ele buscar um concorrente são grandes!

A gente sabe como é importante cada venda e, por isso, criamos um passo a passo simples e bem prático, que vai te ajudar nesses momentos.

O que é um orçamento?

Orçamento é um documento que apresenta o custo detalhado do seu produto ou serviço. A relação inclui a apresentação de valores como mão de obra, materiais e equipamentos utilizados, possíveis impostos e descontos.

A partir dessa cotação, é possível fechar acordos pontuais ou a longo prazo com os seus clientes em potencial.

O orçamento também pode ser elaborado em qualquer momento da sua relação com clientes que já estão na sua base, mas querem incluir outras contratações nos contratos.

Baixe gratuitamente a nossa planilha de Fluxo de Caixa, para ajudar na montagem do seu orçamento!

Se o seu fluxo de caixa pudesse falar…

O que ele diria sobre a sua administração? Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxos de Caixa e organize as finanças da sua empresa

Planilha de Fluxo de caixa

Como fazer um orçamento: passo a passo

O ideal é que você tenha um modelo padrão, mas entender como fazer um orçamento te ajuda a não cometer erros simples, principalmente relacionados a precificação do produto ou serviço.

Cada área de atuação acaba exigindo pontos diferentes do empreendedor. Sabendo disso, criamos o passo a passo considerando esses diferenciais.

Como fazer um orçamento de pintura?

O orçamento para pintura deve ser baseado em uma visita prévia ao local ou serviços tabelados. Cada profissional escolhe a melhor forma de cotação, no entanto, é importante que toda a mão de obra, independente dos casos, seja detalhada.

O melhor passo a passo para fazer um orçamento de pintura é:

  • detalhar apontamentos da primeira visita, com informações e, preferencialmente, imagens do local que será pintado;
  • custo referente às tintas, com informação de quantidade, litragem, cor e marca;
  • lista de todos os materiais como lixa, pincéis, fitas de proteção, EPIs, etc;
  • especificação dos profissionais envolvidos no projeto;
  • valores para terceirização de algum serviço ou maquinário, com contato do fornecedor.
  • cronograma do serviço com prazo de início e fim.

 

É muito importante que você tenha sempre um registro de todo o espaço antes de iniciar o trabalho. Esse detalhamento deve ser feito tanto dentro do orçamento, como especificado dentro do contrato de prestação de serviço.

Essa ação assegura você para danos que podem ocorrer antes da reforma e que gerarão custos extras ao contratante.

Leia mais | O que é fluxo de caixa e por que é importante para o seu negócio

Como fazer um orçamento de obra

Os orçamentos de pintura e obra são bem semelhantes. No entanto, os profissionais envolvidos nos dois projetos são um pouco diferentes.

A obra exige o aval de um engenheiro, um projeto do local a ser reformado e, em alguns casos, maquinários específicos, como andaimes, por exemplo.

Além dos passos que já listamos no tópico anterior, você também precisa incluir no pedido de orçamento todos esses custos extras.

Como fazer um orçamento de serviços

Para o orçamento de serviços, a estrutura muda um pouco. Como estamos falando de mão de obra que não é quantificada, o mais indicado é que você tenha uma tabela de precificação de serviços já bem definida e estruturada, para utilizar como base.

O orçamento determina muitos detalhes do contrato de prestação de serviço e, por isso, precisa ter especificado o que será feito em cada etapa.

Sendo assim, o modelo mais indicado deve seguir o seguinte passo a passo:

  • faça um escopo do projeto;
  • estabeleça um cronograma para a prestação de serviço com data inicial e final;
  • estabeleça o preço a ser cobrado pelo serviço dentro desse prazo, considerando pequenas alterações;
  • determine um valor extra, considerado em caso de atrasos ou períodos extras, que vão além da data limite do projeto;
  • deixe pré-determinada uma tabela diferenciada sobre possíveis serviços complementares, que podem ser solicitados pelo cliente durante o projeto.

 

É muito importante para qualquer orçamento de serviço, que você deixe descrito todos os serviços inclusos em cada etapa do projeto, assim como as ferramentas contratadas.

Em situações nas quais você precisa terceirizar o serviço de outro profissional, também deixe detalhado o custo desse serviço.

Controle a posição financeira da sua empresa

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Balanço Patrimonial e tenha um demonstrativo completo da aplicação do capital da sua empresa

PLANILHA DE BALANÇO PATRIMONIAL

Como criar um orçamento eficiente?

Você viu mais acima algumas dicas sobre como fazer um orçamento para áreas específicas. No entanto, para deixar o documento ainda mais atrativo para o potencial cliente, é preciso pensar na forma como ele será apresentado.

Evite enviar um arquivo sem atração, apenas com uma tabela de preço. Mostre para o seu futuro cliente todo o valor agregado no trabalho e como você pode ajudá-lo.

Reúna o máximo de informações sobre o potencial cliente

A gente sabe que quando a oportunidade surge, a vontade – e a pressão – de enviar o orçamento é grande.

Por isso, dedique um tempo para conhecer mais sobre o cliente, descobrindo um pouco sobre como ele atua, com quem ele já trabalhou antes e quais foram os maiores obstáculos encontrados.

Muito importante: apesar de a análise do cliente ser muito importante, vale não prolongar muito o envio do orçamento. Considere um equilíbrio, com o tempo hábil para realizar a pesquisa e construir a melhor proposta!

Faça um escopo do projeto antes de montar o orçamento

Antes de montar a proposta, crie um escopo para organizar as ideias e conferir todo o processo. Dessa forma, você cria orçamentos mais assertivos e com a menor margem de erro de precificação.

Responda o “quem, o que, onde, como, quando e por quê” do projeto.

  • Quem: quem executará o trabalho, quem atuará em cada função do projeto. Esse detalhamento te dirá se é preciso ou não terceirizar mais serviços;
  • o que: o que precisa ser feito e entregue durante o contrato. Essa resposta mostrará todas as ferramentas necessárias para executar o trabalho e quanto custará;
  • onde: detalhe onde o trabalho será feito e onde ele será entregue;
  • quando: qual será o prazo de início e fim do projeto;
  • como: como será executado todo o projeto.
  • por que: as razões pelas quais você escolheu a mão de obra, as ferramentas e todas as outras abordagens da proposta.

 

Entenda o que é Capital de Giro e como calcular!

Estime os custos

A partir do seu esboço, fica muito mais fácil estimar o custo do serviço prestado. Vale lembrar que você deve ter uma tabela de preço para nortear a sua precificação.

O orçamento pode ser construído em cima da hora trabalhada ou de serviços prestados. Nos dois casos, a composição de preço deve incluir uma margem realista. Evite descontos que desvalorizam seu trabalho.

Além disso, quando você tem uma estimativa de custos, consegue manter o planejamento financeiro da empresa mais organizado.

Apresente benefícios

O orçamento é uma apresentação de valores, é certo, mas ele não precisa apenas apresentar os custos do serviço.

Em vez disso, mostre ao seu potencial cliente o valor do seu trabalho e o que ele ganha contratando a sua empresa.

Introduza um pouco do seu perfil profissional, conte mais da sua experiência no mercado, alguns casos de sucesso e os valores defendidos pela sua empresa.

Agora que você aprendeu como fazer um orçamento, o que acha de completar esse processo de precificar produtos e serviços? Leia o nosso Guia da Precificação e aproveite ainda mais dicas para o seu negócio!

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Título

Descrição