Como abrir um escritório de contabilidade do zero

11 de Maio de 2022
como abrir um escritório de contabilidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como abrir um escritório de contabilidade? Se você tem essa dúvida e quer saber pode onde começar o seu negócio, este conteúdo é pra você. Afinal, falamos de um segmento que tem passado por um momento importante no mercado. 

Vamos entender direitinho esse contexto? Então acompanhe esse conteúdo que a gente fez aqui na Cora:

Como abrir um escritório de contabilidade: contexto do mercado

Um escritório de contabilidade pode ser um modelo de negócio assertivo no atual momento que vivemos. O principal fator que pesa nesse contexto está na retomada da economia na pós pandemia de Covid-19. 

Muitas empresas retomaram ou têm retomado suas atividades já em níveis pré-pandemia. Com isso, a demanda pela contratação de mais funcionários, aumento das demandas fiscais, dentre outros aspectos desse momento, pesam na necessidade de profissional de contabilidade. 

Além dessas demandas pontuais, há também aquelas recorrentes, das quais são obrigatórias e que precisam ser cumpridas todos os anos, como a Declaração de Imposto de Renda.

Como abrir um escritório de contabilidade do zero

Assim como todo o empreendimento, para um escritório de contabilidade, o empresário precisa fazer um plano de negócios. Um bom ponto de partida é definir primeiro seu campo de atuação: se Generalista ou Segmentado.

  • Generalista: atende todos os serviços que um escritório de contabilidade oferece, como abertura e fechamento de empresas, folha de pagamento, declaração de Imposto de Renda, regularização de documentos etc.
  • Segmentado:  atende de maneira exclusiva um nicho no mercado. No caso de um escritório que vá trabalhar apenas com folha de pagamento de empresas. Neste estabelecimento, os colaboradores e contadores deverão ser especialistas nesta área.

Conheça a sua concorrência

Como em todo negócio, conhecer seu concorrente é essencial. Quem empreende precisa ter consciência de quem são seus concorrentes, quais serviços estão oferecendo e a quais preços têm sido praticados. 

Dessa forma ele identificará melhor seus concorrentes e poderá entender quais são seus pontos fracos e fortes diante da concorrência. Tendo isso em mente, poderá traçar seu diferencial para construir sua carteira de clientes.

O que o seu escritório de contabilidade terá de diferente dentre os diversos outros escritórios de contabilidade que existem na sua cidade? Analise o que pode ser feito de forma diferenciada:  segmentação no mercado, um atendimento de excelência, prazos menores etc.

Estrutura física, online ou híbrida

Há escritórios de contabilidade com investimento para todos os gostos (e bolsos). E na hora de pensar na estrutura de atendimento ao público, você tem como opções as modalidades física ou on-line:

  • Estrutura física

Tem como principal vantagem um atendimento pessoal mais intimista e humanizado. Em contrapartida, os custos de toda estrutura – mobiliário, aluguel do espaço etc. – podem pesar. 

Agora, se você quer investir numa estrutura física, pense primeiro na localização. O ideal é estar próximo a centros comerciais e órgãos públicos como Secretaria de Finanças, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, prefeitura, entre outros.

Sua estrutura deve contemplar bons móveis, cadeiras confortáveis para o público, ar-condicionado, enfim: uma concepção de espaço que traga um ar empresarial, sem abrir mão do conforto. 

Sua clientela deve se sentir confortável em permanecer naquele ambiente. Estacionamento privativo ou mesmo pago no local são itens que agregam valor ao seu cliente.

  • Estrutura online

Tem como principal vantagem a redução drástica de custos, uma vez que o atendimento pode ser feito da sua própria casa, por exemplo. Outro ponto positivo está na ampliação da base de clientes para outras localidades.

Apesar de exigir uma estrutura física menor, há ainda os gastos com tecnologia da informação, tais como: 

  • Notebooks / computadores com boa capacidade de memória e processamento;
  • Serviços de armazenamento/gestão de documentos na nuvem; 
  • Contratação de softwares e programas específicos de gestão contábil etc. 

Um bom investimento em marketing digital, com a estruturação de campanhas específicas para a internet, também pode ser feito para levar seu escritório on-line para um público cada vez maior e mais interessado nos seus serviços. 

Como abrir um escritório de contabilidade em quatro passos: 

1. Faça o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC)

O primeiro item do que é necessário para abrir um escritório de contabilidade é ter o registro no CRC. O decreto de Lei nº 9.295/46 estabeleceu a obrigatoriedade do registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) como consta no artigo 12:

“Art. 12. Os profissionais a que se refere este Decreto-Lei somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos.”

2. Cuide dos registros necessários em outros órgãos

Além do CRC, o registro em outros órgãos públicos também é necessário para abrir um escritório de contabilidade. Entre eles estão:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Registro na Secretaria da Receita Federal (para obter o CNPJ);
  • Registro na Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Registro para obtenção de alvará de funcionamento na prefeitura do município;
  • Registro na Entidade Sindical Patronal (é obrigatório fazer a Contribuição Sindical Patronal anualmente);
  • Registro no sistema Conectividade Social – INSS/FGTS da Caixa Econômica Federal;
  • Licença de funcionamento junto ao Corpo de Bombeiros Militar local;
  • Consulta de local e emissão das certidões, inclusive Alvará de Funcionamento, na prefeitura.

3. Contrate bons profissionais

Para ter os melhores resultados, você precisa ter ótimos profissionais. Contrate colaboradores tão dedicados quanto você. Participe desse momento de seleção, pois cada funcionário será responsável pela sua marca. Na entrevista também será possível conhecer em qual setor do seu escritório de contabilidade aquele funcionário se destacará. Desse modo haverá ganhos mútuos para as duas partes. 

Além do contador, você precisará contratar incialmente um assistente contábil e um fiscal. Com o crescimento do negócio, poderão ser incluídos futuramente uma área de recursos humanos, secretária e outros colaboradores para as atividades da empresa.

4. Considere os investimentos a médio prazo

Não espere que logo no início você já conquistará uma carteira grande de clientes. Na maioria dos casos, o primeiro ano do empreendimento é sempre o mais difícil. Se prepare para isso.

A partir do momento que você colocar o planejamento em prática e continuar a investir no seu escritório de contabilidade, a chegada de clientes é consequência. 

Outro ponto que pode facilitar o crescimento dos negócios é o investimento em marketing. 

Há empresas especializadas que pode realizar toda a estratégia de divulgação e captação de clientes do negócio, como prospecção em redes sociais e toda a comunicação online.

Então, tome nota:

  • Elabore e coloque seu planejamento em prática;
  • Faça uma gestão eficiente de toda a documentação que você irá lidar;
  • Busque contratar bons profissionais;
  • Mensure os preços dos seus serviços: todos os custos devem ser bem avaliados para que exista um equilíbrio entre despesas e lucro;
  • Acompanhe o desenvolvimento e crescimento do seu negócio: se necessário, reavalie as necessidades e faça alterações no projeto;
  • Busque sempre inovar, não estacione na zona de conforto.

Leia também | Como atrair clientes na contabilidade

 

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos ilimitados, transferências (TED e PIX) e cartão de crédito totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Título

Descrição