Como atrair clientes na contabilidade

5 de Agosto de 2021
Como atrair clientes na contabilidade
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A relação entre contador e cliente é pautada pela confiança e sabemos que esse tipo de relacionamento demanda um esforço extra para ser construído. Dessa forma, atrair clientes na contabilidade exige uma série de estratégias.

Não existe uma fórmula mágica para fazer o seu escritório crescer, mas existem algumas dicas que poderão te ajudar a encontrar qual o melhor caminho a seguir. Neste texto, reunimos 5 passos para fazer o seu escritório contábil crescer seguindo um planejamento bem estruturado.

 

Como atrair clientes na contabilidade em 5 passos

Passo 1 – Conheça bem o seu público

A melhor maneira de atrair clientes para o seu negócio é conhecer seu público. Não saber claramente qual é o perfil de cliente que você quer atender torna o processo de prospecção muito complicado. Isso porque você precisará se comunicar de maneira genérica e precisará trabalhar em frentes muito amplas para conseguir chegar até todo mundo.

Dessa forma, como primeiro passo no seu planejamento, defina qual seria o cliente ideal para o seu escritório . Responder a essas perguntas te ajudará com a definição de perfil:

 

  • Qual é o tamanho das empresas que eu pretendo atender? 
  • Essas empresas têm em média quantos funcionários?
  • Qual é o faturamento anual delas? 

 

Além disso, pense também nas características dos empresários que estão à frente desses negócios. Qual é a faixa etária deles? Eles possuem familiaridade com ferramentas digitais? Como você pode se comunicar com eles e por quais canais? No marketing, esse estudo recebe o nome de “personas” e ele é importante para que as estratégias sejam planejadas e executadas de maneira eficiente. 

 

Leia também | Aprenda a elaborar o seu modelo de negócios.

 

Passo 2 – Opte por uma segmentação de mercado

Por falar em “personas”, outro ponto fundamental dentro do planejamento para atrair clientes na contabilidade é optar por uma segmentação de mercado. Esses dois tópicos estão muito relacionados porque direcionam os esforços estratégicos para algo específico.

Durante o processo de identificação do perfil da sua audiência, observe em qual do nicho de mercado ela se enquadra. Isso vai te ajudar a encontrar  quais são os problemas que esses clientes enfrentam para assim poder oferecer as soluções. 

Nesse sentido, a segmentação de mercado permite que a sua oferta de serviços seja cada vez mais personalizada, já que empresas de diferentes segmentos têm diferentes demandas. Encontrar as necessidades dos seus clientes é uma excelente estratégia de prospecção, pois permite que você tenha uma comunicação mais direta ao ponto.

Mas vale dizer que você não precisa focar em apenas um nicho. Isso vai depender da sua experiência e do quão abrangente você pode ser. Se por um lado a segmentação de mercado é capaz de oferecer uma melhor experiência para os clientes. Por outro, ela também limita o alcance dos seus serviços. 

Dessa forma, analise a cartela de cliente que você já atende hoje para encontrar os nichos com maior compatibilidade com as suas soluções. Leve em consideração a região que você atua e quais são os segmentos predominantes.

 

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Passo 3 – Explore os seus diferenciais

Depois de encontrar o público alvo e a segmentação de mercado, é hora de olhar para os concorrentes. Estar sempre atento ao que as outras empresas estão fazendo é uma prática saudável para qualquer empresa, independente da sua área de atuação. Esse exercício permite que você encontre lacunas nos serviços existentes e abre oportunidades para inovações.

Assim, encontre as soluções contábeis que competem pelo mesmo segmento de mercado que você o observe como elas trabalham. Essas empresas realmente atendem às demandas dos clientes? O que ainda falta? Quais diferenciais a sua contabilidade oferece?  O que você pode fazer melhor? Em quais aspectos o seu atendimento ou serviço podem melhorar.

Ao identificar esses pontos, explore essas descobertas nas comunicações da sua marca. Deixe claro para os novos clientes quais são os benefícios que eles podem ganhar ao escolher o seu escritório. Saliente os pontos fortes e trabalhe  nos pontos fracos para que a sua contabilidade possa crescer constantemente.

 

Passo 4 – Invista em marketing digital

Hoje em dia é impossível não falar em marketing digital. Se já estávamos muito conectados antes, a pandemia da COVID-19 nos impôs uma nova realidade online. O isolamento social trouxe novos hábitos para a nossa rotina que deverão permanecer conosco mesmo depois que tudo se normalizar. 

Um exemplo muito claro disso são as compras pela internet. Muitas pessoas tiveram o seu primeiro contato com os e-commerces no último ano e aprenderam que comprar pela internet pode ser muito mais prático. Assim, ter uma presença online é indispensável para empresas que querem captar clientes.

Nesse sentido, conhecer a sua audiência é extremamente importante, pois essas as informações serão base para o planejamento de uma estratégia de marketing digital adequada. Invista nas redes sociais, em um blog e até mesmo em um canal no YouTube para capturar a atenção dos potenciais clientes.

A produção e distribuição dos conteúdos exige certo nível de conhecimento técnico. A boa notícia é que existem muitos recursos (pagos ou gratuitos) para você mesmo aprender as técnicas de marketing. Por outro lado, tenha em mente que parcerias também são uma opção. 

 

Leia também | 5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

 

Passo 5 – Faça campanhas de indicação para atrair clientes na contabilidade

A relação cliente contador envolve muita confiança. Por isso, uma ótima estratégia para apresentar os seus serviços a mais pessoas é através de indicação. A experiência de outros clientes é determinante no processo de escolha de um produto ou serviço. Dessa forma, incentive as pessoas que trabalham com você a indicar a sua contabilidade para outras pessoas.

Grupos para trocas de experiências entre empreendedores nas redes sociais (como Facebook, WhatsApp e Telegram) são muito comuns. Incentivar os seus clientes a compartilhar seus serviços nesses grupos reafirma a confiabilidade e qualidade dos seus serviços.

Campanhas de indicação têm sido cada vez mais utilizadas por grandes empresas, pois elas não apenas captam mais clientes como também fidelizam. Para tornar a indicação mais atrativa, sua campanha pode contar com pequenas recompensas para quem indica.

 

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir também as nossa dicas de marketing digital para pequenas empresas

Por Giovanna Cornelio

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