O que é e como fazer um planejamento estratégico, tático e operacional?

10 de Maio de 2022
planejamento estratégico, tático e operacional
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Se na nossa vida pessoal precisamos nos planejar para conseguir cumprir todas as obrigações e alcançar todos os nossos objetivos, imagina em uma empresa? Quem não tem um plano, um mapa, uma rota, um alvo, não sabe, no fim das contas, em que direção está indo e muito menos onde quer chegar. 

O planejamento estratégico, tático e operacional, no contexto das organizações, existe justamente para isso: contribuir para que a empresa tenha um norte, com metas específicas de curto, médio e longo prazos.  

Quer conhecer melhor este conceito? Continue a leitura! Hoje vamos explicar tudo sobre o assunto! Vamos lá? 

Afinal, o que é planejamento estratégico, tático e operacional?

Gerir empresas, sem dúvida, não é uma tarefa fácil. Independentemente do porte – se é pequena, média ou grande – saber definir estratégias que ajudem essa empresa a alcançar os melhores resultados, mensurar problemas, evitar falhas, corrigir erros, medir resultados não é nada trivial. Mas é fundamental para quem quer ver seu negócio crescer e durar por muitos e muitos anos. 

É por isso que a gestão empresarial deve estar presente em todas as áreas do negócio, das mais simples até as mais complexas, e pode ser aplicada diretamente na organização de processos, no controle de finanças, na administração de recursos humanos e em todo o planejamento da empresa. Assim, é possível desenhar e vislumbrar o futuro do seu negócio. 

Portanto, planejamento estratégico, tático e operacional nada mais é do que o processo de elaborar uma estratégia visando os objetivos de uma empresa – desde a definição de metas, as tomadas de decisões, até o conjunto de ações efetivas pensadas para chegar ao objetivo.

Abaixo a gente explica em detalhes o que é cada um desses planejamentos. Confira!

Leia também | Como usar a fórmula margem de contribuição na sua empresa?

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico geralmente é elaborado pela alta administração da empresa e tem foco no longo prazo. Seus objetivos são mais gerais e seus planos mais genéricos, por isso o planejamento estratégico costuma ser feito para um período de 5 a 10 anos.

O mais importante nesse planejamento é considerar todos os fatores internos e externos da organização, como o cenário econômico global e a situação do mercado em que a empresa atua e tentar prever e se preparar para os desafios que surgirem no meio do caminho. 

Por isso, antes de tudo, qualquer empresa precisa ter muito bem definido quem ela é, onde quer chegar, o que é mais importante para ela. Normalmente estas definições são evidenciadas na Missão, Visão e Valores da empresa, conceitos que devem realmente guiar o negócio. Só assim um planejamento estratégico consegue ser traçado de forma assertiva. 

Criar metas para o prazo definido e objetivos estratégicos também deve ocorrer neste planejamento. Tenha muito claro qual a posição de mercado que pretende ocupar ou como quer ser reconhecida por seus clientes nos próximos anos. Assim, sua empresa, sem dúvida, irá trabalhar todos os dias para atingir esta meta. 

Outro ponto de atenção que é importante você saber é que apesar de o planejamento estratégico ser criado para um prazo de até 10 anos, ele precisa ser revisado e atualizado de tempos em tempos. Quando isso não acontece, existe o risco dos planos ficarem obsoletos e, por isso, serem abandonados dentro da empresa.

Lembre-se que o Planejamento Estratégico precisa ser inspirador e capaz de motivar sua equipe. Ele é uma das formas mais simples e poderosas de deixar seus colaboradores engajados com os objetivos da empresa.

Leia também | Como fazer um orçamento empresarial para o seu negócio

O que é planejamento tático?

O planejamento tático geralmente é elaborado pelos gerentes e tem foco no médio prazo (de 1 a 3 anos). A visão é fragmentada por unidades de negócio ou departamentos, por isso as definições das principais ações também ocorrem de forma fragmentada, porém mais detalhada. Claro que sempre de acordo com a visão e o objetivo geral da empresa, definida no planejamento estratégico. 

A principal diferença do planejamento estratégico para o planejamento tático é que enquanto o primeiro é voltado para a organização como um todo, o segundo é orientado para as áreas e departamentos da empresa. Assim, podemos dizer que o planejamento tático nada mais é do que a decomposição do planejamento estratégico para cada setor da empresa.

É nele que as empresas fazem, por exemplo, seus planos de marketing, seus planos de produção, de RH. Normalmente, as perguntas que devem ser respondidas para se elaborar um planejamento tático são: o que fazer? Dá para fazer? Vale a pena fazer? Vai funcionar? Quando vamos fazer? 

Leia também | Aprenda o que é fluxo de caixa e por que é importante para a sua empresa

O que é planejamento operacional?

O planejamento operacional geralmente é elaborado pelos supervisores e tem foco no curto prazo (de 3 a 6 meses). As tarefas rotineiras são privilegiadas e as definições de objetivos e resultados são bem específicas. Normalmente, métodos, processos e sistemas são definidos para que a organização possa alcançar seus objetivos globais (aqueles estabelecidos no planejamento estratégico).

Estes são planos bem mais detalhados que as etapas anteriores, especificando as pessoas envolvidas, cada uma de suas responsabilidades, atividades, funções, divisão de tarefas, equipamentos necessários, recursos financeiros, prazos. 

O resultado da etapa de planejamento operacional é o famoso plano de ações e cronogramas das atividades que precisam ser desenvolvidas dentro do período de tempo que está sendo planejado. 

As questões mais frequentes quando se está elaborando um planejamento operacional são: como fazer? Quem vai fazer? Qual o prazo esperado? Quais as ferramentas e recursos necessários? Quanto vai custar? Quais as alternativas?

Leia também | Como assinar Carteira de Trabalho Digital em três passos

5 motivos para fazer o planejamento estratégico, tático e operacional

Sabendo onde você quer que sua empresa chegue, as chances de você concretizar estes objetivos aumentam consideravelmente. Conheça 5 motivos que justificam porque vale a pena fazer sempre os planejamentos estratégico, tático e operacional: 

  • Aprimora a gestão estratégica

Com  Missão, Visão e Valores bem definidos e com objetivos inspiradores e alcançáveis, toda a gestão estratégica se beneficia. Políticas internas podem ser ajustadas e acabar influenciando positivamente a cultura organizacional. 

  • Alinha os objetivos

Quando a gestão é organizada e a empresa saber onde quer chegar, é possível entender qual o papel de cada pessoa na organização para garantir isso. A organização apoia a tomada de decisões e o relacionamento com clientes e parceiros. 

  • Agiliza as ações

Com o planejamento estratégico, tático e operacional as atividades se tornam dinâmicas e o tempo de resposta entre elas é reduzido. 

  • Identifica as oportunidades

As previsões do planejamento possibilitam analisar a concorrência, as tendências e as ameaças do mercado, fatores que interferem na empresa, no aumento ou redução de recursos. 

  • Antecipa os cenários

Prever cenários ajuda as empresas a estarem mais preparadas para quando as adversidades surgirem. Por isso, é fundamental manter planos de ação considerando cenários realistas, otimistas e pessimistas. 

Agora que você já sabe a importância de fazer um planejamento estratégico, tático e operacional bem estruturado para a sua empresa, continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Cora

E se quiser, aproveite para conhecer nossas soluções para ajudar você na gestão da sua empresa!  Até a próxima e bons negócios!  

 

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Título

Descrição