Blog

Como fazer um orçamento empresarial para o seu negócio

7 de abril de 2022
8. orçamento empresarial

Se tem uma coisa que toda empresa precisa é um bom planejamento e controle financeiro. E, um item que não pode faltar é o orçamento empresarial.

Independente do tamanho da empresa e quantos funcionários ela tem, é imprescindível investir um tempo na produção desse documento. 

Para quem está começando ou tem uma micro ou pequena empresa, essas palavras podem soar como algo distante e desnecessário. No entanto, fazer um orçamento da empresa detalhado é fundamental para operar um negócio com saúde financeira.

Para saber como fazer um orçamento empresarial para o seu negócio continue lendo esse artigo.

O que é o orçamento empresarial?

O orçamento empresarial é uma ferramenta que guia a vida financeira do negócio. Podendo ser feito em um sistema ou planilha, esse documento reúne todas as informações de receitas, despesas e investimentos da companhia e estabelece projeções e metas para os próximos períodos.

Esse orçamento é essencial pois funciona como um guia do planejamento financeiro da empresa. É isso que permite que você antecipe problemas financeiros e encontre oportunidades.

Qual a importância desse documento?

Operar uma empresa sem um planejamento financeiro pode se tornar um risco. Independente do tamanho do negócio é importante ter um plano de negócio que garanta a sustentabilidade do negócio nos próximos anos.

Ao estabelecer metas, fazer projeções de receitas e despesas e desenhar cenários alternativos você cria um documento que permite o acompanhamento dos resultados da empresa.

Com isso, é possível identificar quando tem algo errado que precisa ser ajustado e onde está o problema.

Por exemplo, se em determinado período você notar que o faturamento está muito mais alto que o planejado, é possível se preparar para aumentar a produtividade ou comprar mais matéria-prima para atender a demanda.

5 passos para fazer o orçamento da sua empresa

Pode parecer muito complexo fazer o orçamento da sua empresa, mas com a ajuda de uma planilha de controle financeiro esse processo pode ficar mais fácil. Veja abaixo como fazer isso em poucos passos:

  1. Faça um levantamento das finanças do seu negócio

O primeiro passo do orçamento empresarial é fazer um diagnóstico da situação atual da empresa e levantar o histórico financeiro. Pode ser um pouco trabalhoso, mas olhar para os meses e anos anteriores irá te mostrar quais são as tendências para os próximos meses.

Olhe para os números dos anos anteriores para chegar em algumas conclusões como:

  • Sazonalidade de vendas: se tem algum período que a empresa costuma vender mais ou menos
  • Faturamento mensal e a média de cada ano
  • Lucro: se houve e qual foi o valor
  • Média mensal de gastos fixos
  • Gastos extras: aquelas despesas imprevistas
  • Investimentos da companhia: se houver

Olhando para esses números será possível identificar alguns padrões de crescimento que podem ser utilizados no próximo passo.

  1. Defina objetivos e metas financeiras

Com um bom diagnóstico você será capaz de traçar objetivos que façam sentido para o tamanho da sua empresa. Os números de crescimento de anos anteriores são um excelente indicador do potencial para os próximos anos.

No entanto, para definir metas é preciso levar em consideração outros fatores:

  • Capacidade produtiva da empresa: 

O seu time é capaz de entregar os números definidos na meta? A empresa tem condições de investir em matéria prima para isso? Essas são algumas das perguntas que você deve fazer. 

  • Situação do mercado

Avalie também como anda a economia e o seu mercado precisamente. Houve um aumento de demanda ou os consumidores estão economizando?

  • Olhe para a concorrência

Outro fator que pode afetar o seu sucesso é a concorrência. Por isso, seja realista ao identificar se houve um aumento significativo de empresas concorrendo com a sua. Isso pode fazer com que você tenha que aumentar o investimento da força de vendas ou traçar metas mais baixas.

As metas devem ser números realistas mas também desafiadores, afinal o objetivo é o crescimento. Esses objetivos devem guiar toda a estratégia da empresa para o próximo período.

  1. Liste e classifique todas as entradas e saídas

Com um histórico e metas definidas é hora de colocar na planilha ou em um sistema todos os dados que precisam constar no orçamento. Aqui você irá precisar adicionar todas as Receitas e Despesas mensais:

  • Receitas: todas as fontes de receita do seu negócio, os valores os prazos de recebimento
  • Custo fixos e variáveis: todos os valores que precisam ser desembolsados para oferecer seu produto ou serviço ao mercado, incluindo os tributos.
  • Despesas fixas: os gastos administrativos que se mantêm em todos os meses, como aluguel e conta de luz.
  • Despesas variáveis: contratações temporárias, comissões ou manutenção imprevista, entre outros.

Conhecer todas as entradas e saídas de recursos é fundamental para manter um fluxo de caixa saudável e evitar problemas.

  1. Faça uma projeção para o período

Com todas essas informações você será capaz de fazer uma projeção de como será o próximo ano. Assim é possível saber se os recursos disponíveis são suficientes para que a companhia chegue aos objetivos definidos anteriormente.

Ao realizar essa projeção você pode definir quais serão as ações realizadas em cada mês para facilitar o atingimento dos objetivos. Assim, é possível prever contratações, aumento de demanda e compra de equipamentos que aumentem a produtividade do time, por exemplo.

  1. Acompanhe o seu orçamento empresarial

É importante saber o que o orçamento de uma empresa é uma ferramenta que deve ser usada no dia a dia. Para ter uma gestão financeira eficiente é preciso realizar o acompanhamento das finanças.

Ter uma planilha de controle financeiro atualizada é uma maneira fácil de manter o orçamento empresarial em dia. Fazendo isso é possível ajustar e recalcular a rota caso algum imprevisto ocorra no meio do caminho. Assim será mais fácil ter uma tomada de decisão de última hora, caso tenha necessidade.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.