Filmes e séries inspiradores sobre empreendedorismo que você precisa assistir

22 de Setembro de 2020
filmes e séries sobre empreendedorismo

Não é de hoje que o empreendedorismo é retratado nas telinhas do cinema e da TV. São histórias reais ou fictícias que podem inspirar donos de empresas ou quem deseja tirar uma ideia do papel e iniciar sua trajetória empreendedora.

Listamos alguns dos melhores filmes e séries sobre empreendedorismo que você precisa assistir. Prepara a pipoca e vem com a gente!

Filmes e séries sobre empreendedorismo para maratonar

 

1. Walt antes do Mickey

A cinebiografia mostra a trajetória do animador americano Walt Disney até desenhar o personagem de sua vida: o pequeno rato chamado Mickey Mouse, que o levou a construir um império do entretenimento, que anos depois se tornou uma das marcas mais valiosas do mundo.

A trama é baseada no livro homônimo e conta a história não só da criação do Mickey, mas também da trajetória de Walt como animador. E é aí que entram ensinamentos valiosos sobre liderança, foco e resiliência, que são essenciais para um empreendedor.

Ele mostra que empreender não é apenas decidir ter um negócio, é preciso saber criar e executar ao mesmo tempo, além de buscar as pessoas certas na hora de formar uma equipe. Sem falar nos conceitos de branding e gestão de marca utilizados pela Disney que são muito bem explorados no filme. 

Além disso, a obra mostra a importância de ter um bom plano de negócio e não desistir dele. Durante a trajetória é preciso realizar os ajustes de rota necessários, mas sem desviar do destino traçado no início da jornada. Esse é, sem dúvida, um ótimo filme para abrir nossa lista!

Título original: Walt Before Mickey

Ano: 2014

Onde assistir? O filme está disponível na plataforma Globo Play

 

2. Um senhor estagiário

um senhor estagiário

 

O filme conta a história do viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro), um homem aposentado que vê em uma vaga de estágio uma oportunidade de se reinventar.

O conflito de gerações e a relação com sua chefe Jules Ostin (Anne Hathaway) já são ótimos motivos para ver o filme. Mas ele vai além: contrasta as formas diferentes de lidar com negócios e liderança.

Além de ser leve e divertido, o filme nos ensina que sempre podemos aprender com outras pessoas, independente de suas idades. Além disso, a CEO Jules nos ensina como é importante olhar com atenção para a experiência do cliente e o gerenciamento de crises na hora de liderar uma empresa, comportamento muito presente em empresas jovens.

Nome original: The Intern

Ano: 2015

Onde assistir? O filme está disponível na Netflix

 

3. GirlBoss

girl boss

A série é baseada no livro escrito pela própria “Girl Boss” Sophia Amoruso, um dos nomes mais respeitados do mundo da moda.

Embora tenha sido cancelada na primeira temporada, vale a pena assistir a série para conhecer a história da fashionista que decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay e oito anos depois criou uma marca multimilionária, a Nasty Gal.

Além disso, a série aborda um assunto pouco explorado na TV e cinema: empreendedorismo feminino. Ela também explora assuntos importantes para donos de negócios como construção de marca e a importância de confiar nos seus instintos para aproveitar uma boa oportunidade.

Nome original: GirlBoss

Ano: 2017

Onde assistir? A série está disponível na Netflix

 

4. Steve Jobs

A cinebiografia do cofundador da Apple, estrelada por Michael Fassbender, mostra algumas complexidades da vida do magnata. O filme é focado na personalidade do protagonista e acompanha três lançamentos importantes da Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo: o Macintosh, o NeXT e o iMac. 

O filme traz  lições valiosas sobre o que fazer e o que não fazer na gestão de pessoas. A obra também mostra como Jobs, apesar de ser a principal mente criativa por trás da Apple, chegou a ser demitido por problemas de comportamento. Ou seja: não basta apenas ter competências técnicas, as habilidades sociais também são de extrema importância para os donos de negócio.

Nome original: Steve Jobs

Ano: 2016

Onde assistir? O filme está disponível na YouTube

 

5. Fome de poder

The-Founder

O filme traz detalhes sobre a concepção e os eventos que transformaram o McDonald’s na primeira grande cadeia de fast food em escala mundial e como os irmãos McDonald perderam o negócio que construíram.

A obra mostra como é importante pensar além e evitar o comodismo nos negócios e como é importante acreditar em sua marca e se manter fiel a ela.

O empresário Ray Kroc, vivido por Michael Keaton, viu em um restaurante de beira de estrada um modelo de negócio alimentício inovador e acreditou nisso mais que seus próprios idealizadores. O filme também mostra a importância da arte da negociação e da criação de um modelo de operação em escala.

Nome original: The Founder

Ano: 2016

Onde assistir? O filme está disponível na Netflix e no iTunes

 

6. A rede social

The Social Network

O filme conta a história de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, uma das personalidades mais influentes do mundo.

Zuckerberg tem o empreendedorismo no sangue e isso já é motivo suficiente para conhecer mais da história dele. O filme também aborda conflitos enfrentados por jovens empresários, como o relacionamento com sócios, disputas de propriedade intelectual, a busca por investimento e a persistência para levar para frente uma ideia.

Além disso, a obra nos ensina que sempre é preciso estar de olhos abertos para perceber a necessidade de nossos clientes, a fim de nos tornar indispensáveis.

Nome original: The Social Network

Ano: 2010

Onde assistir? O filme está disponível na Netflix e iTunes

 

7. Coco, antes de Chanel

Coco before Chanel

Se hoje as mulheres podem usar calças e andar livremente sem um espartilho apertado, devemos muito a estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel.

A cinebiografia conta a história de Gabrielle desde a sua infância pobre até se tornar “Coco Chanel”, um dos maiores ícones da moda no século 20 e criadora do império Chanel S.A.

O filme mostra que, muitas vezes, mulheres empreendedoras precisam assumir comportamentos exclusivamente masculinos para conseguirem ser ouvidas.

Além de abordar muito bem o empreendedorismo feminino, a obra também nos oferece lições valiosas sobre coragem, inovação, determinação e perseverança e nos mostra como Gabrielle se tornou referência, não só na moda, mas também para outras mulheres.

Nome original: Coco before Chanel

Ano: 2008

Onde assistir? O filme está disponível no Globo Play

 

8. A Vida e a História de Madam C.J. Walker

Self Made

Falando em mulheres empreendedoras, não poderíamos deixar de citar Madam C.J. Walker. É simplesmente uma série inspirada em uma das maiores histórias de empreendedorismo do mundo e não poderia ficar de fora da nossa lista.

A obra — com algumas adaptações – retrata as dificuldades de Madam Walker como mulher negra tentando criar uma empresa nos anos 1900. 

Filha de escravizados, Madam C.J. Walker, foi a primeira mulher negra milionária na história dos Estados Unidos. A história conta como ela construiu uma linha de produtos especializados para cabelos afro, resultado de um problema de autoestima e aceitação do próprio cabelo.

A série mostra desafios constantes na vida de qualquer empreendedor: a busca pelos primeiros clientes, investimento e como conciliar a vida pessoal com o negócio.

Além disso, a série mostra que concorrência não é apenas uma ameaça, ela também nos impulsiona a sair da zona de conforto. Sarah é constantemente desafiada a mudar, inovar seus produtos e negócios, a fim de fidelizar sua clientela.

Nome original: Self Made: Inspired by the Life of Madam C.J. Walker

Ano: 2020

Onde assistir? Todos os episódios estão disponíveis na Netflix

 

9. Joy: o nome do sucesso

Joy-o nome do sucesso

Outra história real de empreendedorismo feminino que ganhou destaque no cinema é a de Joy Mangano, inventora do “miracle mop”, um esfregão que se torce sozinho e que virou febre nos anos 90 após aparecer num programa de vendas na televisão.

É bastante interessante acompanhar a trajetória de Joy, desde a concepção da ideia do esfregão e construção do primeiro protótipo, até a busca por investidores e formas de distribuição do produto.

Estrelado por Jennifer Lawrence, o filme mostra o quanto é importante acreditar em uma ideia, por mais que ela pareça inusitada. E ele também mostra que nem sempre é uma boa ideia envolver a família nos negócios.

Nome original: Joy

Ano: 2015

Onde assistir? O filme está disponível na plataforma Globo Play

 

10. Breaking Bad

Breaking Bad

Não poderíamos encerrar essa lista sem citar a premiada série Breaking Bad, considerada uma das produções de TV  mais importantes de todos os tempos.

Breaking Bad conta a história do professor de química Walter White, que, ao descobrir um câncer, utiliza seus conhecimentos para produzir metanfetamina, com a ajuda de seu ex-aluno, o traficante Jesse Pinkman.

Você deve estar se perguntando o motivo de incluirmos um negócio ilícito nesta lista. Mas, produção e distribuição de metanfetamina à parte, o empreendedorismo está presente em todos os episódios de Breaking Bad.

Por mais que trate de um tema polêmico, a série aborda alguns desafios frequentes para empreendedores, como gestão de qualidade, concorrência e escalabilidade.

Além disso, é interessante observar como o protagonista Walter White se reinventa ao encontrar um novo uso — mesmo que duvidoso —  para um conhecimento que dominava muito bem. Ele também usou seu conhecimento para produzir um produto de altíssima qualidade, resultado de um trabalho metódico e cuidadoso.

Nome original: Breaking Bad

Ano: 2008

Onde assistir? As 5 temporadas estão disponíveis na Netflix

E então, gostou da nossa seleção? Existe outro filme ou série que você gostaria de incluir na lista? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

abrir conta Cora

 

Por Vanessa Ferreira