Não é de hoje que o empreendedorismo é retratado nas telinhas do cinema e da TV. São histórias reais ou fictícias que podem inspirar donos de empresas ou quem deseja tirar uma ideia do papel e iniciar sua trajetória empreendedora.
Listamos alguns dos melhores filmes e séries sobre empreendedorismo que você precisa assistir. Prepara a pipoca e vem com a gente!
Neste conteúdo você vai ver:
Filmes e séries sobre empreendedorismo para maratonar
1. Walt antes do Mickey
A cinebiografia mostra a trajetória do animador americano Walt Disney até desenhar o personagem de sua vida: o pequeno rato chamado Mickey Mouse, que o levou a construir um império do entretenimento, que anos depois se tornou uma das marcas mais valiosas do mundo.
A trama é baseada no livro homônimo e conta a história não só da criação do Mickey, mas também da trajetória de Walt como animador. E é aí que entram ensinamentos valiosos sobre liderança, foco e resiliência, que são essenciais para um empreendedor.
Ele mostra que empreender não é apenas decidir ter um negócio, é preciso saber criar e executar ao mesmo tempo, além de buscar as pessoas certas na hora de formar uma equipe. Sem falar nos conceitos de branding e gestão de marca utilizados pela Disney que são muito bem explorados no filme.
Além disso, a obra mostra a importância de ter um bom plano de negócio e não desistir dele. Durante a trajetória é preciso realizar os ajustes de rota necessários, mas sem desviar do destino traçado no início da jornada. Esse é, sem dúvida, um ótimo filme para abrir nossa lista!
Título original: Walt Before Mickey
Ano: 2014
Onde assistir? O filme está disponível na plataforma Globo Play
2. Um senhor estagiário
O filme conta a história do viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro), um homem aposentado que vê em uma vaga de estágio uma oportunidade de se reinventar.
O conflito de gerações e a relação com sua chefe Jules Ostin (Anne Hathaway) já são ótimos motivos para ver o filme. Mas ele vai além: contrasta as formas diferentes de lidar com negócios e liderança.
Além de ser leve e divertido, o filme nos ensina que sempre podemos aprender com outras pessoas, independente de suas idades. Além disso, a CEO Jules nos ensina como é importante olhar com atenção para a experiência do cliente e o gerenciamento de crises na hora de liderar uma empresa, comportamento muito presente em empresas jovens.
Nome original: The Intern
Ano: 2015
Onde assistir? O filme está disponível na Netflix
3. GirlBoss
A série é baseada no livro escrito pela própria “Girl Boss” Sophia Amoruso, um dos nomes mais respeitados do mundo da moda.
Embora tenha sido cancelada na primeira temporada, vale a pena assistir a série para conhecer a história da fashionista que decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay e oito anos depois criou uma marca multimilionária, a Nasty Gal.
Além disso, a série aborda um assunto pouco explorado na TV e cinema: empreendedorismo feminino. Ela também explora assuntos importantes para donos de negócios como construção de marca e a importância de confiar nos seus instintos para aproveitar uma boa oportunidade.
Nome original: GirlBoss
Ano: 2017
Onde assistir? A série está disponível na Netflix
4. Steve Jobs
A cinebiografia do cofundador da Apple, estrelada por Michael Fassbender, mostra algumas complexidades da vida do magnata. O filme é focado na personalidade do protagonista e acompanha três lançamentos importantes da Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo: o Macintosh, o NeXT e o iMac.
O filme traz lições valiosas sobre o que fazer e o que não fazer na gestão de pessoas. A obra também mostra como Jobs, apesar de ser a principal mente criativa por trás da Apple, chegou a ser demitido por problemas de comportamento. Ou seja: não basta apenas ter competências técnicas, as habilidades sociais também são de extrema importância para os donos de negócio.
Nome original: Steve Jobs
Ano: 2016
Onde assistir? O filme está disponível na YouTube
5. Fome de poder
O filme traz detalhes sobre a concepção e os eventos que transformaram o McDonald’s na primeira grande cadeia de fast food em escala mundial e como os irmãos McDonald perderam o negócio que construíram.
A obra mostra como é importante pensar além e evitar o comodismo nos negócios e como é importante acreditar em sua marca e se manter fiel a ela.
O empresário Ray Kroc, vivido por Michael Keaton, viu em um restaurante de beira de estrada um modelo de negócio alimentício inovador e acreditou nisso mais que seus próprios idealizadores. O filme também mostra a importância da arte da negociação e da criação de um modelo de operação em escala.
Nome original: The Founder
Ano: 2016
Onde assistir? O filme está disponível na Netflix e no iTunes
6. A rede social
O filme conta a história de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, uma das personalidades mais influentes do mundo.
Zuckerberg tem o empreendedorismo no sangue e isso já é motivo suficiente para conhecer mais da história dele. O filme também aborda conflitos enfrentados por jovens empresários, como o relacionamento com sócios, disputas de propriedade intelectual, a busca por investimento e a persistência para levar para frente uma ideia.
Além disso, a obra nos ensina que sempre é preciso estar de olhos abertos para perceber a necessidade de nossos clientes, a fim de nos tornar indispensáveis.
Nome original: The Social Network
Ano: 2010
Onde assistir? O filme está disponível na Netflix e iTunes
7. Coco, antes de Chanel
Se hoje as mulheres podem usar calças e andar livremente sem um espartilho apertado, devemos muito a estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel.
A cinebiografia conta a história de Gabrielle desde a sua infância pobre até se tornar “Coco Chanel”, um dos maiores ícones da moda no século 20 e criadora do império Chanel S.A.
O filme mostra que, muitas vezes, mulheres empreendedoras precisam assumir comportamentos exclusivamente masculinos para conseguirem ser ouvidas.
Além de abordar muito bem o empreendedorismo feminino, a obra também nos oferece lições valiosas sobre coragem, inovação, determinação e perseverança e nos mostra como Gabrielle se tornou referência, não só na moda, mas também para outras mulheres.
Nome original: Coco before Chanel
Ano: 2008
Onde assistir? O filme está disponível no Globo Play
8. A Vida e a História de Madam C.J. Walker
Falando em mulheres empreendedoras, não poderíamos deixar de citar Madam C.J. Walker. É simplesmente uma série inspirada em uma das maiores histórias de empreendedorismo do mundo e não poderia ficar de fora da nossa lista.
A obra — com algumas adaptações – retrata as dificuldades de Madam Walker como mulher negra tentando criar uma empresa nos anos 1900.
Filha de escravizados, Madam C.J. Walker, foi a primeira mulher negra milionária na história dos Estados Unidos. A história conta como ela construiu uma linha de produtos especializados para cabelos afro, resultado de um problema de autoestima e aceitação do próprio cabelo.
A série mostra desafios constantes na vida de qualquer empreendedor: a busca pelos primeiros clientes, investimento e como conciliar a vida pessoal com o negócio.
Além disso, a série mostra que concorrência não é apenas uma ameaça, ela também nos impulsiona a sair da zona de conforto. Sarah é constantemente desafiada a mudar, inovar seus produtos e negócios, a fim de fidelizar sua clientela.
Nome original: Self Made: Inspired by the Life of Madam C.J. Walker
Ano: 2020
Onde assistir? Todos os episódios estão disponíveis na Netflix
9. Joy: o nome do sucesso
Outra história real de empreendedorismo feminino que ganhou destaque no cinema é a de Joy Mangano, inventora do “miracle mop”, um esfregão que se torce sozinho e que virou febre nos anos 90 após aparecer num programa de vendas na televisão.
É bastante interessante acompanhar a trajetória de Joy, desde a concepção da ideia do esfregão e construção do primeiro protótipo, até a busca por investidores e formas de distribuição do produto.
Estrelado por Jennifer Lawrence, o filme mostra o quanto é importante acreditar em uma ideia, por mais que ela pareça inusitada. E ele também mostra que nem sempre é uma boa ideia envolver a família nos negócios.
Nome original: Joy
Ano: 2015
Onde assistir? O filme está disponível na plataforma Globo Play
10. Breaking Bad
Não poderíamos encerrar essa lista sem citar a premiada série Breaking Bad, considerada uma das produções de TV mais importantes de todos os tempos.
Breaking Bad conta a história do professor de química Walter White, que, ao descobrir um câncer, utiliza seus conhecimentos para produzir metanfetamina, com a ajuda de seu ex-aluno, o traficante Jesse Pinkman.
Você deve estar se perguntando o motivo de incluirmos um negócio ilícito nesta lista. Mas, produção e distribuição de metanfetamina à parte, o empreendedorismo está presente em todos os episódios de Breaking Bad.
Por mais que trate de um tema polêmico, a série aborda alguns desafios frequentes para empreendedores, como gestão de qualidade, concorrência e escalabilidade.
Além disso, é interessante observar como o protagonista Walter White se reinventa ao encontrar um novo uso — mesmo que duvidoso — para um conhecimento que dominava muito bem. Ele também usou seu conhecimento para produzir um produto de altíssima qualidade, resultado de um trabalho metódico e cuidadoso.
Nome original: Breaking Bad
Ano: 2008
Onde assistir? As 5 temporadas estão disponíveis na Netflix
E então, gostou da nossa seleção? Existe outro filme ou série que você gostaria de incluir na lista? Compartilhe com a gente nos comentários!