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Como cobrar um cliente amigo por mensagem: 5 dicas e modelos de textos 

8 de maio de 2023
como cobrar um cliente amigo

Um dos grandes desafios de quem empreende é descobrir como cobrar um cliente amigo sem prejudicar o relacionamento com a pessoa ao mesmo tempo em que preserva a saúde financeira da empresa. 

Pensando em ajudar você a encontrar boas saídas para esse problema, preparamos este artigo com dicas e modelos de mensagens para você usar na comunicação do seu negócio. Confira! 

Leia também | Como cobrar um cliente por e-mail: 7 dicas e modelos de mensagens

Como cobrar um cliente amigo e não prejudicar a relação com ele? Orientações práticas

Se cobrar consumidores já é algo delicado, quando o indivíduo em questão é alguém com quem você tem uma conexão próxima, esse assunto se torna ainda mais desafiador. 

Negócios entre amigos são excelentes formas de fortalecer a sua empresa, sobretudo se ela ainda é nova no mercado. Porém, essas trocas precisam ser benéficas para ambos os lados. 

O que queremos dizer é que, por mais difícil que seja, deixar de cobrar uma pessoa que está com uma dívida em aberto não é uma alternativa. Afinal, a inadimplência é algo bastante prejudicial para o equilíbrio financeiro de uma organização. 

Por isso, no momento de fazer a sua gestão de cobrança e enviar uma mensagem para um cliente próximo, considere as seguintes dicas: 

  • Pense nas palavras que serão usadas com calma, preferindo sempre um tom mais gentil e educado.
  • Deixe claro logo no início o motivo pelo qual você está entrando em contato e que o objetivo é que vocês consigam resolver esse problema juntos.
  • Procure saber e entender o motivo do atraso.
  • Pergunte se a pessoa está passando por alguma dificuldade financeira e se vocês podem chegar em um acordo que seja interessante para os dois.
  • Estabeleça um prazo máximo para que ela faça o acerto devido.
  • Explique o que a falta desse dinheiro pode acarretar para o seu empreendimento, já que alguns clientes não têm a exata dimensão das consequências que um pagamento atrasado pode gerar.

 

Independentemente dos resultados dessa conversa, jamais: 

  • Ameace ou ofenda o devedor.
  • Faça ligações com alta frequência.
  • Difame o amigo ou familiar para conhecidos.
  • Utilize as redes sociais para colocar alguém em uma posição constrangedora.

 

O melhor caminho é sempre o da empatia e do respeito. Caso nada disso funcione, avise calmamente que você precisará utilizar de meios judiciais, dando uma última chance para que a situação seja resolvida. 

Leia também | Saiba como gerar link de pagamento para receber de seus clientes

Como cobrar um cliente amigo: 5 modelos de mensagens para você se inspirar

Agora que sabemos o que fazer e o que não fazer na hora de realizar uma cobrança de um consumidor amigo inadimplente, vamos aos exemplos de mensagens que você pode se inspirar. 

Lembre-se sempre de adequar esses textos à comunicação da sua empresa. Além disso, por mais que a pessoa com quem você esteja conversando seja próxima, o ideal é utilizar um tom leve, mas cordial, já que se trata de uma troca profissional. 

Confira, a seguir, algumas ideias: 

  1. “Oi, [nome da pessoa]! Tudo bem?

Estou enviando esta mensagem porque percebi que você ainda não fez o acerto referente ao [serviço prestado ou produto comprado]

Queria saber se aconteceu algum problema na hora de realizar o pagamento e se eu posso ajudar de alguma forma. 

Acho que combinamos que o prazo máximo era até dia [data do prazo], certo? Se precisar de mais tempo, me avise que eu gero novamente o boleto com a nova data.

Aguardo você me dizer para a gente combinar os próximos passos juntos!”

 

  1. “Oi, [nome da pessoa]! Tudo bem?

Estou enviando esta mensagem porque acredito que você ainda não fez o pagamento do [serviço prestado ou produto comprado], certo? 

Se você se esqueceu ou teve algum problema, não se preocupe! Só quero saber o que aconteceu para poder ajudar no que for possível. 

O prazo atual é até dia [data do prazo], mas posso aumentá-lo caso isso facilite para você, ok? 

Espero o seu retorno para a gente decidir os melhores caminhos!”

 

  1. “Oi, [nome da pessoa]! Tudo bem?

Esta mensagem é só para lembrar você sobre um pagamento que ainda está em aberto aqui comigo, referente ao [serviço prestado ou produto comprado]

Se você está passando por alguma dificuldade para fazer o acerto, por favor, me avise! Posso ajudar, quem sabe, aumentando o prazo do boleto que eu gerei pra você, ok? 

Vamos conversando para que a gente encontre juntos a melhor solução. Como sabe, você é um cliente muito especial para mim!”

 

  1. “Oi, [nome da pessoa]! Tudo bem?

Estava fazendo o levantamento dos últimos pagamentos e percebi que você ainda não fez o acerto do [serviço prestado ou produto comprado], né? 

Acredito que aquele prazo que tínhamos combinado antes passou, mas podemos negociar um novo para facilitar pra você. O que acha? 

Só preciso da sua resposta o quanto antes para eu me programar por aqui com as contas da empresa.”

 

  1. “Oi, [nome da pessoa]! Tudo bem?

Estou enviando esta mensagem para confirmar com você uma informação: acredito que você ainda não fez o pagamento do [serviço prestado ou produto comprado], certo?

Caso você tenha se esquecido ou está com alguma dificuldade, me avise! Podemos combinar um novo prazo para você conseguir fazer o acerto com mais tranquilidade. Aguardo o seu retorno para combinarmos isso juntos!”

Leia também | Como gerar boleto de pagamento gratuitamente: confira o passo a passo

Como a Cora pode ajudar você a cobrar os clientes com mais praticidade?

Você sabia que quem possui uma conta PJ na Cora conta com uma ferramenta que pode ajudar, e muito, nesse processo de cobranças? Vamos falar mais sobre ela agora mesmo!

Entre as muitas funcionalidades disponíveis gratuitamente no nosso aplicativo, está a chamada notificação de cobrança.

Com ela, é possível programar envios automáticos de mensagens e boletos para os consumidores via e-mail. Dessa forma, você evita o desconforto de ter que pensar em textos para cobrar pessoas próximas e ainda automatiza esse processo, ganhando mais tempo para cuidar de outros processos. 

Outros benefícios dessa ferramenta incluem a redução da inadimplência e a criação de uma comunicação mais profissional para o seu negócio. O que está esperando para experimentá-la? 

Agora você já sabe como cobrar um amigo educadamente por mensagem. Mas se você tiver alguma dúvida ou dificuldade, seguimos à disposição! 

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