De empreendedor para empreendedor: nosso propósito com a Cora

30 de Abril de 2020
Cora bank

Definitivamente, não é fácil empreender no Brasil. É preciso coragem pra fazer acontecer, principalmente em momentos como o que estamos vivendo, de incerteza e instabilidade para os negócios. 

Sabemos que cada negócio carrega uma história e que por trás dessa história está a persistência e o esforço de alguém. Sabemos disso, pois também temos origem empreendedora e sentimos na pele cada um desses esforços.

Para definir brevemente: a Cora é uma Conta Digital criada por empreendedores e para empreendedores,  projetada  para eliminar a burocracia, as taxas abusivas e facilitar a administração das finanças dos pequenos negócios. 

Desde o início, o nosso objetivo era resolver as dificuldades para gerenciar as finanças das pequenas e médias empresas, criando um serviço completamente novo e um produto simples, capaz de descomplicar a rotina dos empreendedores. Mas, antes de explicar quem somos, vamos compartilhar um pouco de onde viemos e como chegamos até aqui.  

Nos últimos dez anos, com o Moip, fizemos parte do ecossistema de startups e tivemos a oportunidade de  acompanhar o nascimento e crescimento de muitas empresas, o que também nos permitiu conhecer modelos de negócios inovadores, desde a sua concepção até se tornarem referências no mercado digital.

Ajudamos milhares de e-commerces a receber pagamentos, muitos deles dando seus primeiros passos no universo online. Acompanhamos, também, centenas de milhares de empreendedores autônomos que viram nas plataformas digitais uma oportunidade de viabilizar seus negócios e se tornarem donos dos seus próprios sonhos. E vimos de perto o poder que esses sonhos têm de impactar a vida de milhares de pessoas.

Ao encerrar esse ciclo, saímos com a sensação de que ainda tínhamos muito a fazer. Se, por um lado, nos apaixonamos pela garra e vontade de fazer acontecer que os empreendedores brasileiros têm no sangue, por outro sentíamos que ainda faltava muito apoio no dia a dia financeiro deles. As “soluções financeiras” disponíveis, muitas vezes, se tornavam problemas e barreiras para o desenvolvimento desses negócios.

Nossa razão de existir

No Brasil, são cobradas as tarifas e os juros mais altos do mundo pelos piores serviços bancários oferecidos. Os pequenos empresários costumam ter a sensação de que os bancos estão realmente trabalhando contra eles, aumentando a quantidade de burocracia em vez de ajudar a administrar seus negócios.  Muito rígidos, os bancos tradicionais não fornecerem as ferramentas necessárias para que os pequenos e médios empreendedores se desenvolvam.

Acreditamos que o empreendedorismo brasileiro pode ser o caminho que conduz à recuperação do país. Mas isso só será possível quando os empreendedores tiverem à sua disposição serviços financeiros criados para favorecê-los, e não somente para garantir o lucro das instituições financeiras. Acreditamos, portanto, que a combinação saudável entre empreendedorismo e finanças pode acelerar o crescimento do nosso país. Não há mais espaço para burocracias, taxas abusivas e processos lentos e onerosos. Empreender deve ser mais fácil e é neste cenário que a Cora surgiu. 

O nosso propósito é apoiar e simplificar a vida financeira do empreendedor brasileiro e contribuir com a sua prosperidade. E, neste momento, nosso propósito se faz ainda mais importante. As necessidades do empreendedor brasileiro nunca foram tão urgentes. Burocracias, taxas altas por serviços financeiros básicos e dificuldades para a abertura de uma conta PJ não fazem sentido. O pequeno empresário deve se sentir amparado e seguro para tocar o seu negócio, livre de todas as barreiras desnecessárias.

Essas são as razões pelas quais estamos construindo a Cora. Isso mesmo “construindo”, pois estamos em movimento, nos adaptando às necessidades do empreendedor brasileiro e crescendo junto com cada pequeno negócio, e ao lado das pessoas que estão por trás deles. 

A gente não está brincando quando diz que quer eliminar absolutamente todas – TODAS – as burocracias que impedem empreendedores e donos de negócios de prosperar. E mal podemos esperar para contar para você tudo o que está por vir! Se você, assim como nós, é inconformado e acredita que empreender é algo que pode construir um futuro melhor, então você também é Cora.

 

banner CTA

Por Equipe Cora