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Como vender mais no Natal: 5 dicas práticas

13 de outubro de 2022
como vender mais no Natal

Quando o ano vai terminando, o espírito natalino parece invadir o comércio e quem empreende já começa a pensar: como vender mais no Natal? 

No último ano, a data trouxe bons resultados. Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, o Natal de 2021 registrou um aumento de 10% nas vendas em relação ao de 2020. 

Ainda não sabemos como será em 2022, mas para quem deseja aproveitar a data para impulsionar o faturamento do negócio, é preciso se programar com antecedência. 

Pensando nisso, listamos cinco estratégias interessantes para levar em consideração no seu planejamento para os próximos meses. Continue a leitura! 

Como vender mais no Natal? 

Esta é uma pergunta que milhões de lojistas fazem todo ano. Não é para menos: estamos falando de uma das épocas que mais movimentam o comércio, tanto físico quanto online. 

Em todo lugar, vemos consumidores procurando presentes e lembrancinhas, tanto para pessoas queridas quanto para elas mesmas. 

E o seu empreendimento não pode ficar de fora desse aquecimento do mercado! Por isso, vale a pena pensar em alguns pontos. 

1. Invista em decorações natalinas

Antes de mais nada, é importante entender que essa é uma data bastante sentimental para muitos clientes. Afinal, ela proporciona momentos de união entre familiares e amigos, além de inspirar palavras como respeito, paz, gentileza, empatia e celebração. 

Isso significa que um dos primeiros passos para que o seu negócio se destaque é criar o clima natalino tão esperado para esse período do ano. Portanto, invista em uma decoração, dentro e fora do estabelecimento, com todos os elementos típicos do Natal: guirlandas, árvores, renas, estrelas etc.

Se você lida com o público infantil, considere contratar um Papai Noel para interagir com as crianças. E, nas redes sociais e lojas virtuais, aposte em uma comunicação temática. 

Quanto mais envolvente for essa atmosfera, mais seus clientes se sentirão incentivados a visitar a sua loja (seja ela física ou online) para fazer suas compras. 

2. Proporcione um atendimento acolhedor, mas rápido e efetivo

É muito comum que as pessoas fiquem estressadas antes do Natal devido ao aumento das filas e a demora para conseguir comprar os produtos. 

Para combater essa frustração, é uma boa ideia pensar em formas de agilizar os atendimentos. Duas sugestões são a possibilidade de utilizar o Pix, ampliando as formas de pagamento, ou mesmo oferecer o self-checkout. 

Sua empresa faz tudo em um Pix: pagar, cobrar e receber.

Seguro e sem tarifas

Se ainda assim o movimento no seu estabelecimento for grande, procure manter o fluxo o mais organizado possível. Além disso, torne a espera mais agradável e divertida para o cliente, disponibilizando, por exemplo, Wi-Fi grátis ou um conteúdo divertido exibido em uma tela de vídeo. 

Também não se esqueça de treinar a sua equipe para receber os consumidores com um clima de encantamento e fraternidade, ainda que o fluxo de trabalho esteja maior. 

A proposta é manter o espírito mais alegre e animado possível, uma vez que, novamente, estamos falando de uma data especial. 

3. Pense em ações e eventos exclusivos para o Natal 

Pense assim: se nessa época do ano as vendas já acontecem mais naturalmente, imagine se você planejar promoções bem direcionadas para o seu público? 

Algumas possibilidades são:

  • Descontos progressivos, o que influencia as pessoas a comprarem todas as lembranças em um lugar só;
  • Ofertas exclusivas para os melhores clientes da sua marca como uma forma de presenteá-los e aumentar a sua fidelização; 
  • Promoções relâmpago direcionadas para consumidores que não compram no seu estabelecimento há um certo tempo; 
  • Cartões-presentes, o que evita os incômodos das trocas de produtos e ainda divulga a sua loja para mais gente. 

 

Lembre-se de divulgar essas novidades nas suas redes sociais e nos pontos físicos de forma que elas tenham um alcance cada vez maior. 

Outro ponto que vale a pena explorar são os eventos especiais para alimentar ainda mais o clima natalino. A dica de ouro é associá-los ao seu segmento de produtos de forma a incentivar as vendas. 

Olha só essas ideias: 

  • Workshop de decoração natalina ou de receitas típicas da data;
  • Concurso de Papai Noel ou de árvore de Natal mais criativo;
  • Campanha de doação de brinquedos para crianças carentes;
  • Desfile de fantasias de Natal. 

 

Use a sua criatividade e pense sempre em saídas que ofereçam um retorno interessante para o seu negócio. 

4. Analise as métricas e tire ideias para as próximas campanhas

Depois que a correria do fim do ano passar, separe um tempo para recolher os relatórios e estatísticas do seu desempenho durante o Natal

Com esses números, é possível verificar como ficou seu faturamento e quais estratégias realmente contribuíram para as conquistas mais importantes. Assim, fica mais fácil se preparar ainda melhor para o próximo ano.

Muitas vezes, são necessárias algumas tentativas até encontrar as soluções que realmente funcionam com o seu público. Mas, para isso, é preciso sempre fazer comparações com outros períodos antes de iniciar o próximo planejamento. 

Se a sua empresa tem mais de um ano, também é hora de resgatar nos sistemas ou na memória como foi o desempenho do ano anterior. Reservar um tempo para pensar no que deu certo e no que não funcionou tão bem pode ajudar a desenvolver ações com resultados mais interessantes este ano. 

5. Dedique-se ao pós-venda

Engana-se quem pensa que a relação com o cliente termina quando a venda é finalizada. 

Manter o contato com os consumidores após fechar negócio significa não só evitar que eles se esqueçam da sua empresa, mas também aumentar as chances de eles fazerem novas compras. 

Por isso, passado o Natal, envie por e-mail as novidades dos seus produtos, promoções que possam interessar e informações sobre as próximas datas comemorativas. Cultive um relacionamento que contribua para gerar mais fãs da sua marca. 

Também vale a pena fazer pesquisas de satisfação de tempos em tempos para saber como está o atendimento da sua equipe, bem como a experiência das pessoas com a sua empresa. O intuito é sempre promover melhorias. 

Organize e acompanhe suas finanças com o apoio da Cora

Em períodos de alta demanda, como o Natal, é ainda mais importante acompanhar as finanças de perto. Essa é uma forma de garantir que as suas ações estão trazendo bons resultados, além de identificar e corrigir eventuais problemas com mais agilidade. 

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Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis e que o mês de dezembro traga excelentes resultados para a sua empresa. Até a próxima e bons negócios! 

Por Equipe Cora
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