2020: um ano que marcou a Cora e o empreendedor brasileiro

23 de Dezembro de 2020
retrospectiva 2020

Essa é aquela famosa época em que olhamos pra trás e fazemos um balanço do ano que está acabando. E que ano, hein!

Muita coisa foi diferente em 2020… empreendedores precisaram se reinventar para superar a crise. Muitos precisaram adiar planos de expansão ou adaptar toda a sua operação para o online, outros se viram obrigados a fechar as portas e desistir do sonho de empreender.

Em um ano marcado por tantas incertezas e obstáculos — sobretudo para quem empreende — algumas conquistas merecem ser lembradas e celebradas, principalmente as que nos dão esperança de um futuro melhor para o empreendedor brasileiro.

Para reviver as conquistas deste ano, vale a pena relembrar onde começamos. Desde o início, o nosso objetivo era preencher uma lacuna de mercado, por meio da um conjunto de serviços financeiros destinado a ajudar na expansão dos pequenos negócios.

Em dezembro de 2019, recebemos um aporte de US$ 10 milhões, o maior investimento da América Latina para fintechs em estágio inicial. A rodada de investimentos, do tipo “semente”, foi liderada por dois fundos de investimento: Kaszek Ventures e Ribbit Capital.

Esse investimento ajudou nossos fundadores, Igor Senra, Leonardo Mendes e Daniel Fonseca, a tirar do papel um plano ambicioso: criar um produto inovador, com serviços financeiros pensados exclusivamente para as necessidades de quem empreende.

Assim, no início de 2020, o time Cora ganhou o reforço de 50 novos Corajosos (a forma carinhosa que apelidamos os colaboradores da Cora), alinhados com o propósito de apoiar e simplificar a rotina financeiras dos empreendedores.

Leia também | De empreendedor para empreendedor: nosso propósito com a Cora

Compre dos Pequenos

Em março de 2020, a ideia de um colaborador da Cora deu origem ao #Compredospequenos, que ajudou milhares de pequenos negócios a continuar vendendo mesmo com as restrições do isolamento social impostas pela pandemia da COVID-19.

A plataforma, que levou menos de um dia para ser desenvolvida, funciona como intermediária entre o empreendedor e o cliente. Quem estiver interessado em comprar um produto ou um serviço de um estabelecimento cadastrado na plataforma pode adquirir um voucher e realizar o pagamento. Esse valor é repassado integralmente para o pequeno negócio, que vai entregar o produto ou o serviço para o cliente após o fim da crise.

Blog da Cora

Em abril, lançamos o Blog da Cora, um portal de conteúdo criado especialmente para empreendedores, que oferece conteúdos sobre educação financeira, gestão, marketing, tecnologia e todos os assuntos que permeiam a jornada empreendedora.

Acreditamos muito no poder do conhecimento e valorizamos o conteúdo de qualidade. O nosso compromisso é oferecer apoio ao empreendedor em toda a sua jornada. Afinal, o caminho pode ser muito mais fácil quando contamos com ajuda.

Cora é a mais nova instituição financeira autorizada pelo BC

Em junho, a Cora recebeu autorização do Banco Central para operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD). Com a licença, nos tornamos uma instituição financeira especializada em pequenos negócios.

A autorização é uma conquista que nos coloca ainda mais perto de realizar o nosso objetivo de oferecer a infraestrutura financeira necessária para que os pequenos negócios prosperem.

Somos o Banco 403

Após a homologação do Banco Central, recebemos o Código bancário 403Esse é o número que representa a sigla COMPE (Código do Sistema de Operações Monetárias e Compensação de Outros Papéis). É, também, o número que nos deixa ao lado de outras instituições no momento de realizar transações entre contas. Confira a lista completa e atualizada dos códigos dos bancos brasileiros.

Isso significa que, agora, nosso cliente possui um endereço bancário e tem agilidade, autonomia e segurança para realizar transferências pelo aplicativo e receber transferências diretamente em sua conta Cora. Sabemos o quanto essa novidade era esperada por nossos clientes e trabalhamos incansavelmente para torná-la possível.

Somos pessoas das cabeças aos pés

Em outubro, a Cora foi premiada, pelo Great Place to Work Brasil, como uma das 10 melhores empresas de Serviços Financeiros para se trabalhar de todo o Brasil. Também fomos premiados na categoria de empresas de pequeno porte.  

Este é um reconhecimento e tanto para uma empresa de qualquer porte ou idade. Para uma empresa que começou há pouco mais de um ano então? É sensacional!

Somos pessoas da cabeça aos pés e temos muito orgulho do ambiente, time e da cultura que estamos construindo na Cora. Esse prêmio é resultado de muito estudo e dedicação. Acreditamos que só será possível agregar valor ao empreendedor brasileiro, se antes atuarmos na vida de quem trabalha neste produto que tem tudo para ser cada vez mais incrível. 

Lançamento oficial da conta Cora

Em novembro, disponibilizamos duas das funcionalidades mais aguardadas: número de agência e conta e cartão de débito da Cora.

A união dessas duas funcionalidades se tornou um marco, já que reuniu o que faltava para completar a solução da conta PJ Cora, uma conta projetada para simplificar a vida de quem é PJ e facilitar a administração das finanças dos pequenos negócios, além de livrá-los da burocracia e taxas abusivas.

Leia mais | Cora lança conta PJ completa, feita para quem empreende

O PIX chegou na Cora

Em novembro, lançamos o PIX na Conta Cora, gratuito e ilimitado para os nossos clientes.

Com o Pix, o empreendedor ganhou mais uma opção para enviar e receber pagamentos, além de TED e boleto. Claro, isso tudo sem pagar nenhuma taxa: porque o Pix também é gratuito e ilimitado na conta Cora. Esse meio de pagamento permite pagar, transferir ou cobrar 24h por dia, 7 dias por semana e de forma instantânea.

Leia também | Como funciona o PIX para PJ?

Nosso site de cara nova!

No início de dezembro o site da Cora foi reformulado para melhorar ainda mais a experiência do empreendedor. Muito mais moderno e informativo, o novo site reúne tudo o que o empreendedor já pode encontrar na Conta Cora.

Vinte cinco mil empreendedores que confiam na Cora

E, para encerrar esse ano, trazemos a melhor notícia:  alcançamos o marco de 25.000 clientes que acreditam na Cora e estão livres de taxas bancárias e burocracias para empreender.

E que venha 2021! Vai ser um prazer continuar a compartilhar nossa história com você. Estamos ansiosos por tudo que ainda vamos construir juntos. Se você empreende, você é Cora!

 

Abrir Conta Cora

 

Por Equipe Cora