11 frases para cobrar clientes inadimplentes

3 de Outubro de 2021
frases para cobrar clientes
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Independente do seu negócio, se vende produtos ou presta serviços, uma questão que você provavelmente vai passar, durante sua vida de pessoa empreendedora, é a gestão de cobranças da sua empresa.

Certamente esta não é a mais fácil das tarefas, e muitas vezes pode causar desconforto tanto para quem cobra, quanto para quem é cobrado.

Por isto, saber como cobrar um cliente educadamente, garantindo que o relacionamento entre vocês não fique abalado é muito importante. 

Neste artigo vamos te mostrar algumas formas de abordar seu cliente a respeito de pagamentos atrasados de forma respeitosa e efetiva, através de modelos de frases para cobrar os clientes.

 

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O que levar em consideração na hora de cobrar

Quando chega o momento em que é necessário conversar com o seu cliente a respeito de valores em atraso, existem alguns pontos importantes de se levar em consideração, como o perfil da pessoa ou empresa e a sua  situação financeira.

Ao invés de partir para uma cobrança muito direta ou agressiva, vale a pena ter empatia e pensar em uma melhor forma de falar sobre o assunto e em propostas para sanar o problema para os dois lados.

Ser flexível e estar aberto à negociação de formas de pagamento da dívida pode ser uma saída, se isto for possível para você. E se não for, é interessante mostrar que você entende pelo que ele está passando e que está disposto a fazer ajustes para que a dívida seja paga.

Outra questão importante é o meio de comunicação que você irá utilizar e isto também depende de quem é este cliente e como vocês costumam se comunicar.

Muitas vezes, o e-mail pode ser um canal mais formal para tratar um atraso de pagamento, mas é importante, neste caso, trabalhar o texto para que a mensagem de cobrança fique amigável.

Caso o cliente em questão já esteja acostumado a falar com você por Whatsapp ou Telefone, pode ser interessante utilizar um destes canais para parecer mais informal e dar mais abertura para a conversa.

Não se esqueça também do artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor, que trata deste tema:

 

“Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.”

 

Desta forma, é essencial se atentar:

  • ao tom da mensagem: evitando constranger e ser rude 
  • ao horário: limitando estas mensagens ao horário comercial e dando tempo para que o cliente responda
  • ao meio de comunicação: utilizando meios de fácil acesso, que não exponham a pessoa

 

Leia também | Gestão de cobrança na Cora: muito mais que a emissão de boletos

 

Frases amigáveis para cobrar clientes inadimplentes

Ao fazer uma cobrança sempre leve em conta a importância de manter este cliente na sua carteira, se for o melhor para a sua empresa.

É um consumidor que está com você há muito tempo ou pouco? Ele já esteve inadimplente antes ou é a primeira vez? Há chance de ter havido um simples esquecimento ou é provável que tenha sido uma questão de falta de recursos?

Com estas questões em mente é hora de partir para a cobrança de fato. Elaboramos abaixo algumas opções de frases feitas para cobrar clientes:

 

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Frases para cobrar clientes em atraso há pouco tempo

“Olá, [nome do cliente]! Ainda não identificamos o pagamento da sua última fatura e gostaríamos de saber se aconteceu alguma coisa e como podemos ajudá-lo”

 

“Bom dia! Reparamos que tem uma pendência no seu pagamento e, para nossa organização, gostaríamos de combinar uma nova data para que o valor seja quitado. Quando seria melhor para você?”

 

“Olá, como vai? Poderia me informar qual a melhor data para efetuar o pagamento da sua fatura? Desde já agradeço.”

 

“Olá, espero que esteja tudo bem! Notamos aqui que seu boleto ainda não foi pago neste mês, por isso, estamos enviando um boleto com nova data. Ficamos à disposição para negociar outro vencimento, caso prefira. Obrigado (a)!”

 

“Olá, [nome}! Tudo bem? Sua mensalidade do último mês ainda está em aberto. Aconteceu alguma coisa? Aguardamos seu contato para conversarmos e resolvermos juntos esta situação”

 

“Olá, [nome do cliente]! Sua fatura referente ao mês de Agosto encontra-se em aberto em nosso sistema. Você poderia confirmar se o pagamento já foi realizado?”

Frases para cobrar clientes com cobranças antigas

“Como vai, [nome]? Sabemos que o momento atual não está fácil, por isto gostaríamos de conversar sobre suas faturas em aberto e negociar a melhor solução para todos. Conte conosco para ajudá-lo a resolver esta questão.”

 

“Olá! Pensando em facilitar a regularização da sua fatura em aberto, estamos enviando um novo boleto atualizado. Caso precise de uma extensão, entre em contato para combinarmos uma data melhor.”

 

“Olá, [nome]! Estamos entrando em contato para informá-lo que agora é possível realizar o pagamento de suas faturas por cartão de crédito ou transferência. Também estamos à disposição para negociar o valor em aberto. Entre em contato para chegarmos juntos a melhor solução.”

 

“Olá, [nome do cliente]! Ainda não identificamos o seu pagamento em nosso sistema. Que tal entrar em contato com nossa equipe para chegarmos a uma solução? Aguardamos seu retorno.”

 

“Olá, [nome do cliente], como vai? Identificamos alguns títulos pendentes em seu nome. E, como você é um dos nossos melhores clientes, queremos resolver juntos essa situação. Esperamos seu contato para combinarmos a melhor solução.”

Dicas para cobrar um cliente de forma eficaz

Estas são algumas opções de frases para você utilizar na hora de entrar em contato com algum cliente inadimplente. Sempre que necessário, faça as adaptações nos textos para adequar o modelo de mensagem de cobrança ao canal e a pessoa que irá recebê-la.

Confira abaixo, algumas dicas de como deixar este momento mais fácil:

 

Não utilize a palavra “dívida”

Evite termos que possam constranger a pessoa, como a palavra dívida ou formas de comunicação que possam fazê-lo se sentir culpado como “você atrasou o pagamento”.

 

Tenha empatia e tente entender a motivação do atraso

É possível que seu cliente esteja passando por um período mais “apertado” e que você possa flexibilizar o pagamento até ele poder quitar todo o valor devido.

 

Pense em uma proposta de negociação ao abordar o cliente

Se mostrar aberto a negociação pode facilitar a comunicação com o cliente, fazendo com que ele pague a dívida e continue contratando seus serviços ou produtos. Mas também é importante levar em conta o quanto a sua empresa pode ceder. 

Por isso, olhe com calma para suas necessidades e proponha uma solução que atenda você e o cliente. Lembre-se também que negociar não significa dar desconto, você pode oferecer extensão de prazos ou parcelamento do valor para facilitar a vida do cliente.

 

Não leve para o pessoal

E tente se mostrar aberto para a conversa para que a pessoa do outro lado também não veja sua cobrança como uma forma de ofensa ou perseguição.

 

Tenha scripts de cobrança

Para guiar sua equipe, pense em ter scripts de cobrança bem trabalhados. Assim você melhora a comunicação e seu time se sentirá mais seguro na hora de estabelecer uma conversa deste tipo com seus clientes. 

Pensando nestes momentos, a Cora desenvolveu um ebook que pode te ajudar a ter este script de cobrança. Esta é mais uma forma de facilitar sua gestão financeira e manter seus clientes satisfeitos sempre.

 

Por Equipe Cora

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