5 dicas para melhorar seu perfil de crédito empresarial

23 de Dezembro de 2021
perfil de crédito empresarial
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Quem empreende sabe que, a qualquer momento, pode surgir a necessidade de recorrer a linhas de crédito para empresas para promover crescimento ou desenvolvimento de uma área. Mas, para conseguir uma resposta positiva das instituições financeiras, é preciso ter um bom perfil de crédito empresarial. 

Nesses casos fica muito mais fácil conseguir um empréstimo, financiamento ou antecipar recebíveis, por exemplo. Isso porque as instituições financeiras sempre farão uma análise de crédito antes de aprovar qualquer pedido. 

Ter um perfil financeiro positivo ainda possibilita que as taxas de juros cobradas sejam menores e até ter acesso a um cartão empresarial com mais benefícios. Quando isso acontece, os bancos ou fintechs passam a olhar para o negócio com bons olhos e oferecem vantagens que podem fazer muita diferença no dia a dia. 

Entenda abaixo o que é levado em consideração na análise de crédito e como melhorar o perfil de crédito empresarial.

Perfil de crédito empresarial: o que é e como é analisado?

O perfil de crédito existe tanto para uma pessoa física quanto para a pessoa jurídica. Nada mais é do que a forma como uma pessoa ou empresa lida com a sua vida financeira. Alguns pontos de análise que podem ser observados são:

  • Caso você tenha o costume ter dívidas e está sempre recorrendo ao banco para conseguir novos empréstimos. 
  • Se paga tudo à vista, não utilizando nenhuma forma de crédito e só fazendo gastos quando tem todo o dinheiro disponível. 
  • Ou se faz uso de linhas de crédito para emergências ou realizações, mas consegue quitar as dívidas em dia, sem ter mais problemas.

Toda instituição financeira antes de oferecer uma linha de crédito a uma pessoa física ou jurídica irá fazer uma análise de crédito, levando em consideração os dados pessoais ou da empresa e seus dados creditícios, como seu score de crédito.

Por isso, é importante enquanto empresa acompanhar o seu perfil de crédito empresarial e tomar as medidas necessárias para deixá-lo positivo. Assim, quando for preciso recorrer a uma forma de crédito isso não será um problema. 

Inclusive, as empresas que têm um bom score acabam conseguindo negociações melhores, reduzindo juros e sendo muito beneficiadas por isso.

5 dicas para melhorar seu perfil de crédito empresarial

Saber a importância do perfil de crédito empresarial vai te ajudar a controlar melhor a saúde financeira do seu negócio.

Mas nem sempre é fácil saber o que pode ser feito para melhorar esse perfil. Por isso, preparamos algumas dicas abaixo para você aplicar na sua empresa o quanto antes.

Organize seu fluxo de caixa e pague as contas em dia

Essa primeira dica não tem tanto a ver com o perfil de crédito da sua empresa. No entanto, com um fluxo de caixa organizado, onde o dinheiro a receber chega antes das contas a pagar, é muito mais fácil evitar atrasos e dívidas. 

Uma empresa que paga suas contas em dia, costuma ter um score de crédito melhor.

 

Se o seu fluxo de caixa pudesse falar…

O que ele diria sobre a sua administração? Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxos de Caixa e organize as finanças da sua empresa

Planilha de Fluxo de caixa

 

Tenha um histórico positivo de uso de crédito

Isso significa usar as linhas de crédito com responsabilidade. Ou seja, não tem problema se sua empresa precisar de um empréstimo ou financiamento para arcar com um custo imprevisto ou até para investir em determinada ação. 

O importante é que as parcelas desse financiamento sejam pagas em dia. Lembre-se de guardar os comprovantes desses pagamentos para usar na próxima negociação.

Analise as possibilidades de crédito

É muito comum que as pessoas ao precisar de dinheiro recorram a um empréstimo sem nem pensar em alternativas. Mas, nem sempre essa é a melhor forma de conseguir crédito. 

Empréstimos costumam ter juros mais altos que financiamentos, por exemplo. Além disso, existem outras formas de crédito que você deve conhecer antes escolher a melhor para a sua empresa, como:

  • Antecipação de recebíveis

Com isso, a instituição financeira pode adiantar pagamentos parcelados que sua empresa receberia mais pra frente, descontando juros e IOF. A antecipação de recebíveis pode ser muito prática em alguns momentos, mas é preciso cuidado para não virar um hábito.

Essa opção é parecida com o cheque especial e, raramente vale a pena por ser mais cara. Nesse caso, a instituição financeira libera um valor pré-aprovado para que sua empresa faça um saque, mas é preciso pagar uma taxa específica e o prazo é bem menor. O capital de giro é indicado apenas em situações pontuais, para suprir dívidas rápidas e menores.

Preparamos esse vídeo no nosso canal do YouTube para te ajudar a adotar as melhores práticas de gestão de capital de giro na sua empresa. Assista e confira:

 

  • Cheque especial

Esse é mais conhecido e também mais perigoso. O cheque especial é aquele saldo extra que tem na conta bancária e que quando usado tem juros bem altos. A vantagem dele é estar disponível na hora, mas fique atento pois isso pode virar uma bola de neve.

Tendo todas as informações na mão fica mais fácil escolher qual linha de crédito melhor se aplica ao momento da sua empresa na hora de negociar com o banco.

Faça substituição das dívidas

Pouca gente sabe, mas é possível trocar a modalidade das suas dívidas para conseguir juros menores. Isso vale muito a pena quando os juros de um determinado crédito que você precisou estão muito altos. 

Negocie sempre e mantenha uma boa relação com a instituição financeira

Saber quanto você precisa e qual a melhor maneira de pagar é um bom começo para iniciar uma conversa com o banco. Esteja aberto a ouvir a proposta mas sempre pronto para negociar um acordo que seja melhor para a sua empresa.

Quando sua empresa tem um perfil de crédito empresarial positivo você pode começar a negociar novos limites de crédito antes de precisar delas. Isso coloca sua empresa em uma posição melhor na negociação, já que a instituição financeira terá interesse em oferecer opções melhores para você.

Seguindo essas dicas e fazendo um bom controle financeiro empresarial fica mais fácil lidar com imprevistos e sempre ter crédito disponível para investir no negócio. 

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Chegou o cartão de crédito PJ da Cora, exatamente do jeito que a gente gosta: com zero tarifas, sem burocracia e feito sob medida para o seu negócio

Título

Descrição