O que é regime de caixa e como funciona na prática

23 de Novembro de 2021
o que é regime de caixa

Principalmente os novos empreendedores já se depararam com alguns relatórios de contabilidade que são essenciais para uma empresa. E precisamos conversar sobre um deles, pois entender o que é regime de caixa e como essa ferramenta funciona na prática, vai ajudar bastante o controle financeiro do seu negócio.

Todo mundo sabe o quanto o gerenciamento de despesas é um diferencial para o sucesso da empresa. Se a sua contabilidade anda desorganizada, provavelmente toda a estrutura do negócio estará abalada, já que é com o controle financeiro que se movimentam as vendas, o relacionamento com o cliente, a produção e o marketing.

Organizamos o máximo de informações e simplificamos alguns conceitos para que você possa entender certinho o que é regime de caixa, como trabalhar a ferramenta na sua empresa e quais as vantagens que esse documento traz para o futuro do negócio. Confira.

O que é regime de caixa?

Podemos explicar o que é regime de caixa com um exemplo bem prático.

Quando você vende um produto ou executa um serviço, que gera uma nota fiscal, não necessariamente o dinheiro da fatura entrou, de fato, no caixa da empresa. Uma venda parcelada é um bom exemplo disso que estamos falando.

Nesses casos, o pagamento dos impostos incidentes é feito apenas após a quitação de cada parcela, feita pelo cliente. Assim, você paga o imposto na mesma proporção de parcelas que repassou o produto ou serviço para o cliente, sem ter déficit no fluxo de caixa da empresa.

Sendo assim, na teoria, o regime de caixa é o registro contábil de despesas e receitas de uma empresa, feito apenas quando o valor gera um movimento real no fluxo de caixa, ou seja, quando entra ou sai dinheiro.

 

Se o seu fluxo de caixa pudesse falar…

O que ele diria sobre a sua administração? Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxos de Caixa e organize as finanças da sua empresa

Planilha de Fluxo de caixa

 

E o Regime de Competência?

Sempre que for necessário conversar sobre o que é regime de caixa e as funcionalidades dessa ferramenta, você ouvirá também outro termo: regime de competência.

As duas ferramentas trabalham juntas, mas são alimentadas em momentos diferentes. O regime de competência é o registro de todas as despesas e receitas, feito no momento que o evento aconteceu, mesmo que o valor não tenha entrado na conta empresarial.

Sendo assim, primeiro a sua contabilidade vai registrar o regime de competência, apontando que houve uma movimentação no financeiro e, posteriormente, se fará o registro do regime de caixa, quando o dinheiro, de fato, for movimentado.

A importância do Fluxo de Caixa no Funcionamento do Regime de Caixa

O regime de caixa segue completamente a movimentação do fluxo de caixa, já que compreende que comprar e pagar são duas coisas diferentes. Você pode, por exemplo, comprar insumos para produzir suas mercadorias, mas começar a pagar somente daqui há 30 dias. Por isso, não faz sentido registrar uma saída financeira se ela, de fato, não aconteceu.

Nesse caso, manter o fluxo de caixa atualizado e organizado é essencial para que o seu regime de caixa também faça sentido para a contabilidade.

Uma vez que há registros errados, a empresa pode acabar pagando impostos mais de uma vez ou até mesmo, deixar de pagá-los.

 

Precisando de uma forcinha com a sua gestão financeira?

Baixe gratuitamente o nosso ebook e aprenda os conceitos básicos sobre finanças empresariais

Gestão financeira empresarial

 

Qualquer empresa pode fazer o regime de caixa?

Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), e outros negócios que optaram pelo Lucro Presumido e pelo Simples Nacional como modelo de tributação, podem optar pelo regime de caixa.

Para essas empresas, o regime permite que haja um menor comprometimento dos valores em caixa, já que nada será tributado sem o registro de entrada. Assim a sustentabilidade do negócio pode ser mais bem analisada e projetada.

As outras modalidades de empresa podem optar pelo regime de competência, que é considerado a opção oficial do Imposto de Renda. 

Cuidados importantes ao optar pelo regime de caixa

Optar pelo regime de caixa parece ser a melhor opção à primeira vista, no entanto, é preciso analisar bem para a empresa não acabar com problemas com o fluxo de caixa ou, até mesmo, com a Receita Federal.

A primeira atenção é quanto aos registros no fluxo de caixa. Como citamos mais acima, essa documentação é muito importante para que não haja erro no regime. Sendo assim, toda receita que entra e toda a despesa que sai, efetivamente, deve ser registrada.

O ideal é que você opte por um software que trabalhe de forma automatizada. As planilhas são eficientes, mas o trabalho manual pode sim gerar riscos de erros.

Outro cuidado importante é quanto ao registro. Ele só deve ser feito quando o dinheiro realmente sai ou entra na conta da empresa.

Caso você ou seu time do financeiro não se atente e registre logo quando a fatura for gerada, pode acontecer de um valor ser contabilizado para um mês no qual haverá a movimentação bancária.

O resultado é que, dependendo do valor, pode faltar recursos e uma dívida ser gerada, se acumulando para o mês seguinte e podendo criar uma imensa bola de neve para o financeiro.

Conseguiu entender o que é regime de caixa? Você pode conferir também outros conteúdos aqui no blog da Cora sobre gestão financeira para empresas e ter ainda mais sucesso na sua contabilidade!

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Título

Descrição