Dia do consumidor: 10 dicas para alavancar suas vendas

29 de Março de 2021
dia-do-consumidor

O Dia do Consumidor é inspirado em um discurso do ex-presidente americano John Kennedy, feito em 15 de março de 1962, que reconheceu a importância da proteção aos direitos do consumidor. Aqui no Brasil, a data foi instituída em 2014 e é ela foi pensada para lembrar, tanto aos consumidores quanto às empresas, a importância de respeitar as leis que protegem os clientes.

Embora ela ainda não tenha um destaque tão grande quanto a Black Friday, essa é uma data que está cada vez mais popular, segundo estudo da Social Miner em conjunto com a Opinion Box. Segundo a pesquisa realizada em 2020, cerca de 64,1% dos consumidores online já conhecem essa data e 54% pretendem aproveitar a data para fazer compras, enquanto outros 31% ainda estão indecisos. 

Isso evidencia que o Dia do Consumidor, ou a semana do consumidor, que acontece a partir do dia 15 de março, vem ganhando relevância para o mercado nacional e pode ser uma das melhores datas do primeiro semestre do ano. Vai perder essa oportunidade? Confira a seguir algumas dicas para você fazer uma estratégia de vendas online e off-line bem-sucedida nesta data!

Como aproveitar a data para vender mais?

Atualmente, os clientes estão cada vez mais conscientes dos seus direitos e não aceitam serem enganados pelas lojas. Isso só contribui para que as empresas repensem suas estratégias de vendas e, ao invés de colocar apenas o produto ou serviço em destaque, passem a trabalhar com foco no cliente durante toda a jornada de compra.  

Sendo assim, nada melhor do que aproveitar a data do Dia do Consumidor para criar estratégias baseadas na experiência do cliente e reforçar boas práticas no atendimento, como: empatia, cordialidade, atitudes prestativas e buscar por soluções que agreguem valor ao seu cliente. Acompanhe todas as nossas dicas para aumentar o seu faturamento e construir uma relação especial com o seu público.

1) Conheça os direitos dos consumidores

O Dia do Consumidor foi criado justamente para reforçar os direitos e normas direcionadas a eles. Por isso, é importante ficar atento ao Código de Defesa do Consumidor e estar alinhado com parceiros e fornecedores para que todos tenham o mesmo propósito e estejam cientes das condições do produto ofertado, das promoções e dos prazos de entrega.

Além disso, é importante estar atento aos principais direitos do consumidor, como: direito à informação, à segurança, à escolha e ao atendimento. Para te ajudar nessa questão, separamos algumas perguntas para você refletir sobre as condições do seu negócio hoje:

  • Sua loja está disponibilizando todas as informações necessárias sobre a promoção, bem como as condições para ganhar descontos especiais?
  • Você e as pessoas que trabalham no seu empreendimento atendem os clientes com eficiência, respeito e agilidade?
  • O seu estabelecimento está oferecendo opções de pagamento e um ambiente seguro para as transações financeiras?

Se a sua resposta foi sim para todas as perguntas, muito bem! Continue com essa visão para o seu negócio. Contudo, se você ficou em dúvida sobre alguma, o ideal é que você procure entender o procedimento interno da sua loja e faça os ajustes necessários para garantir todos os direitos do seu consumidor!

2) Ouça o que o seu cliente diz

No Dia do Consumidor, procure abrir ainda mais o canal de comunicação entre a loja e o cliente. Não deixe de ouvir o que o consumidor deseja, as suas sugestões, reclamações e elogios. Em seguida, trace um plano de ação para que você possa colocar em prática as melhorias sugeridas e desenvolver novos produtos e soluções alinhados ao que eles esperam. 

Lembre-se de que o negócio existe com o propósito de gerar lucro e também para encantar e fidelizar clientes. Mostre a eles que a sua marca se importa com o que eles pensam, esse é o melhor jeito de despertar o interesse do consumidor!

3) Aproveite o dia e ganhe a semana

Há pouco tempo, o Google divulgou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo da população. Segundo o levantamento, 35 milhões de consumidores brasileiros já conhecem o Dia do Consumidor e 73% das pessoas começam a pesquisar promoções até uma semana antes da data.

Por isso, a nossa dica é iniciar suas divulgações com uma semana de antecedência e estabelecer uma data para encerrá-las. Dessa forma, é possível abranger públicos que farão pesquisas durante a época de destaque e as pessoas já terão conhecimento sobre os prazos da sua empresa para se planejarem para as compras.

4) Vender bem para vender sempre 

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a manter o consumidor engajado, mesmo depois do dia de boom de vendas. Algumas dessas alternativas são: oferecer novos cupons de desconto assim que o cliente finalizar uma compra, oferecer promoções exclusivas para compradores antigos e criar um programa de fidelidade.

O que você precisa ter atenção é na abordagem de comunicar essas vantagens. Quando você oferece cupons de desconto para seu cliente é interessante que estes sejam válidos apenas para o mês seguinte, ou seja, com data marcada para expirar. Essa estratégia estimula o seu cliente a aproveitar não só as promoções do Dia do Consumidor, mas a retornar para uma outra compra no futuro e o melhor: com ‘hora’ marcada.

Além disso, promoções exclusivas para compradores antigos também garantem um retorno positivo para o seu negócio. Isso acontece porque os clientes gostam de serem lembrados e, principalmente, reconhecidos. Por isso, aproveite o maior volume de vendas para planejar uma ação de pós-venda, fidelização, cartão desconto, cupons ou brindes. 

Leia também | Como vender no WhatsApp em 10 dicas infalíveis

5) Programe promoções e ofereça brindes

Aproveite o período para movimentar as peças paradas no estoque. O que o consumidor mais espera desta data são as ofertas e frete grátis! Por isso, é indispensável fazer um planejamento antecipado do que você pode ofertar com promoções e quais brindes pode oferecer no caso de muitos pedidos. 

Lembre-se sempre: o maior presente que você pode oferecer para o seu consumidor no dia dele é a melhor experiência de compra possível. Portanto, planeje-se para vender de acordo com a sua capacidade e esteja apto para atender a demanda que pretende receber, tenha um bom controle de estoque! 

6) Programe o lançamento de produtos exclusivos

Esse pode ser o momento certo para lançar as últimas novidades do seu comércio. Aproveite para dividir a novidade com exclusividade para os seus clientes mais fiéis. Produtos de edição ilimitada são uma ótima maneira de gerar interesse nos consumidores e alavancar as vendas. 

7) Ofereça um atendimento acima das expectativas

Entender o seu público é o primeiro passo para um bom atendimento, mas uma estratégia realmente efetiva de vendas só é possível quando entendemos que, mais do que observar as necessidades do público enquanto consumidores, é preciso entendê-los e tratá-los bem antes, durante e após o atendimento.

Seus clientes são movidos por emoções e ter a sensibilidade de flexibilizar suas formas de abordagem, dependendo da pessoa é o verdadeiro segredo para um bom atendimento. Além disso, nada melhor do que demonstrar para o seu público que a marca que deseja lhe vender algo o valoriza. Por isso, esteja próximo e disponível quando o consumidor mais precisar de você. 

8) Construa a jornada do cliente

A experiência do cliente não depende só do agente de atendimento. Na verdade, todos os processos do negócio impactam a forma como o consumidor percebe a marca. Por isso, para que seja possível melhorar a experiência de compra, é preciso ter uma visão geral de todas as etapas.

Às vezes, uma falha no fluxo de comunicação interna, como a demora para finalização de uma compra, pode impactar negativamente o atendimento. Por isso, é necessário colocar em prática a visão do cliente e repensar todos os pontos de contato que ele tem com a marca.

9) Aposte em uma abordagem omnichannel

Como já foi dito, o cliente não se relaciona com a empresa apenas pela loja. Os pontos de contato que o cliente tem com a empresa, podem incluir, por exemplo: loja física; loja virtual; redes sociais e telefone. Por isso, é essencial que o atendimento seja de excelência em todos os canais.

Uma ótima alternativa para isso é adotar o atendimento omnichannel. O objetivo da abordagem omnichannel é integrar os diversos canais de comunicação do seu negócio. Sendo assim, não basta estar presente em vários canais, é necessário garantir que as informações que circulam neles estejam reunidas em um só lugar.

Se você garante esse tipo de abordagem, os seus clientes terão uma experiência diferenciada e com a integração das informações, o seu time de atendimento ganha agilidade e desburocratiza o processo. Sendo assim, se a sua empresa não adota essa estratégia, a nossa dica é que você aproveite o Dia do Consumidor para lançar uma campanha personalizada em todos os canais da sua empresa!

Leia também | Como vender nas redes sociais: o guia completo

10) Ofereça as opções de pagamento da preferência de seu cliente

Você já procurou saber qual a melhor opção de pagamento para o seu cliente? Se não, esse é o momento certo para pensar nisso. Com a facilidade dos aplicativos de celular e do internet banking, tornou-se muito mais fácil finalizar uma compra por meio do celular, por exemplo.  

Por isso, a nossa dica é: procure adotar uma variedade de meios de pagamento para o seu negócio, saiba a diferença e as vantagens de cada uma e se adeque a preferência dos seus clientes. É melhor vender por boleto, TED, QR Code PIX ou por chave PIX? Se você ficou em dúvida entre eles, saiba que a Cora oferece gratuitamente todas essas facilidades, conheça nossa conta PJ digital

Leia também | Formas de pagamento: como escolher as melhores opções para o seu negócio?

Por fim, procure melhorar a experiência do cliente! É fundamental conhecer os desejos dos seus clientes para oferecer um atendimento de qualidade e aproveitar as datas comemorativas é uma estratégia excelente para avaliar estratégias de venda. Com certeza, se você colocar em prática essas 10 dicas, seu negócio terá uma grande oportunidade de vender mais no dia do consumidor e fortalecer a sua marca!

Quer ficar por dentro de todos os nossos conteúdos de vendas? Assine a nossa newsletter!

Por Leticia Souza

Cadastre-se na newsletter da Cora e receba conteúdos exclusivos para quem empreende

Ao assinar a newsletter, declaro que li e concordo com a Política de Privacidade da Cora.

Título

Descrição

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.