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Por que a conta digital para CNPJ virou a queridinha das empresas

28 de agosto de 2022
Pessoa empreendedora utilizando a sua conta digital para cnpj pelo tablet.

A conta digital para CNPJ tem ganhado cada vez mais o coração das pessoas que administram empresas. Também, não é para menos, já que este tipo de conta, além de facilitar a rotina do setor financeiro das empresas, ainda têm ajudado no capital de giro, na redução de taxas e ainda oferecido crédito de qualidade.

A verdade é que, em meio a uma rotina com tantas decisões a serem tomadas, a concorrência cada vez mais acirrada e um mercado tão competitivo, quem empreende precisa de ajuda para resolver as coisas do dia a dia sem perder muito tempo.

É aí que a tecnologia tem ganhado espaço em diversos setores das empresas, onde a automatização de processos é cada vez mais necessária, otimizando o tempo para pensar estrategicamente em soluções inovadoras que aumentam as vendas e melhoram a lucratividade.

Mas sobre as vantagens de uma conta digital para pessoa jurídica, você provavelmente já leu muito por aí – inclusive, aqui no Cora Blog tem um conteúdo sobre isso. Porém, você sabe como e por que esse tipo de conta tem se tornado a queridinha das empresas?

É exatamente sobre isso que este texto se propõe a falar, com informações importantes para você entender de uma vez por todas o que realmente é uma conta PJ, por que essa solução tem sido fundamental para a estratégia das companhias e como avaliar se é segura para a sua empresa.

 

O que é conta digital PJ?

Em resumo, uma conta digital PJ nada mais é que uma conta bancária feita para empresas, com algumas funcionalidades diferentes de uma conta pessoal, como emissão de boleto de cobrança.

Diferente de uma conta tradicional, a digital costuma ser muito mais simples e prática, eliminando processos burocráticos tanto na abertura quanto na movimentação diária.

Para abri-la, é necessário estar inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – o famoso CNPJ – e estar em dia com todas as obrigações fiscais competentes à categoria.

Apesar de não existir uma lei que obrigue as empresas a terem contas exclusivas, ela é extremamente estratégica para qualquer negócio,seja ele pequeno ou grande, afinal, somente assim é possível separar as finanças da empresa das pessoais.

Na correria do dia a dia, fazer isso não é uma tarefa simples, mas pode ficar mais fácil quando as contas já estão separadas.

Além disso, muitas companhias só pagam fornecedores com conta PJ, ou seja, caso você participe de um processo para contratar a prestação de serviço da sua empresa, mas não tenha uma empresa, dificilmente seu negócio será selecionado no processo.

Diferenciais para as empresa

É cada vez mais notável a participação da tecnologia nos processos financeiros. Afinal, as soluções criadas trazem a possibilidade de gestão das operações bancárias via internet, sem a necessidade de deslocamento para agências físicas.

Além disso, há alguns outros destaques quando o assunto são vantagens da conta digital para CNPJ. Confira alguns.

  • Praticidade no processo de abertura de conta;
  • Controle financeiro;
  • Gestão via Internet Banking e por aplicativo;
  • Produtos e serviços exclusivos;
  • Facilidade no atendimento;
  • Menos burocracia;
  • Taxas mais atrativas;
  • Isenção de alguns serviços

O “boom” das contas digitais

Como já dito anteriormente, a tecnologia tem ajudado muito o processo de automação das empresas. Com isso, o dia a dia passa a ser mais prático e menos operacional.

O setor financeiro, talvez, seja um dos que mais tem se beneficiado das boas soluções tecnológicas – daí o motivo desse “boom” das contas digitais.

O resultado é um grande número de bancos que operam exclusivamente pela internet caindo na graça dos brasileiros e acompanhados de perto por fintechs que oferecem contas ou carteiras digitais.

Oficialmente, a escalada desse tipo de banco no Brasil teve início em abril de 2016, quando o Banco Central publicou a resolução nº 4.480 para regulamentar a abertura e encerramento de contas nesse tipo de serviço.

O “boom” foi impulsionado em 2020, onde a resolução nº 4.753 do Banco Central passou a valer e derrubou uma série de amarras do sistema bancário, a principal delas sendo a regra que exigia apresentação de documentos físicos – em papel – para abertura de contas.

Além disso, não há como negar que o Banco Central tem adotado medidas para facilitar a atuação de fintechs em prol de uma competitividade maior no setor.

O Pix é um exemplo prático e bem claro disso, pois foi idealizado para incluir vários tipos de instituições no sistema, não somente bancos.

Não se pode negar, ainda, que esse grande avanço também foi impulsionado por uma situação não tão agradável: a pandemia da Covid-19. Nesse período, as ações de isolamento social levaram muita gente a recorrer a serviços financeiros online, especialmente no período entre março e abril daquele ano.

Quem está por trás delas?

Hoje em dia, até mesmo os bancos tradicionais têm criado contas digitais para se manterem no mercado. A resposta é que esse setor, tão dominado por grandes bancos durante muitos anos, se viu ameaçado com o surgimento das fintechs. Foi então que precisou buscar alternativas tão competitivas quanto.

Mas mesmo hoje sendo possível encontrar contas digitais em qualquer prestador de serviço financeiro, as fintechs seguem sendo as preferidas, principalmente por conseguirem oferecer soluções pensadas realmente no que as empresas precisam.

Como definição, uma fintech é uma empresa de tecnologia que proporciona soluções para os clientes através de serviços digitais. A ideia é que todos os processos feitos anteriormente apenas em agências físicas possam ser feitos no celular ou computador, de onde o usuário estiver.

O termo surgiu a partir da combinação das palavras financial e technology, do inglês, definindo startups financeiras que desenvolvem produtos totalmente digitais que tem a tecnologia como principal diferencial.

Segundo estudo da Finnovation, através do mapa de fintechs do Brasil, em 2021 foram registradas 1.021 fintechs funcionando no país, um número bem expressivo dentro do segmento, que hoje já conta com:

  • Fintech de pagamento;
  • Fintech de crédito ou empréstimo;
  • Fintechs de crowdfunding;
  • Fintech de bitcoins;
  • Controle financeiro;
  • Solução digital de adiantamento de salários para funcionários de empresas;
  • Investimentos.

Confiável, segura e vale a pena

Diante todo este conteúdo que você acabou de ler, não há como negar que as contas digitais são confiáveis, seguras e valem muito a pena para sua empresa. Agora, não dá para negar que, antes de sair por aí abrindo uma conta em qualquer fintech, é preciso estar bem atento ao que a empresa tem a oferecer.

A Cora é um exemplo de boa parceria para seu negócio, afinal, uma conta digital PJ criada por quem empreende para quem empreende, projetada para libertar as pessoas empreendedoras de burocracias e taxas abusivas, descomplicando a gestão financeira dos negócios.

A fintech chegou ao mercado oficialmente em outubro de 2020 e, de lá para cá, já conta com mais de 500 mil clientes, economizando muito dinheiro e tempo – o bem mais valioso para quem tem um negócio. 

Leia também | Banco Cora é confiável? Conheça o sistema de segurança do banco PJ

Os idealizadores da Cora são Leonardo Mendes e Igor Senra. E por trás dessa fintech, estão alguns investidores que veem nessa startup um modelo de negócio importante para a impulsionar micro e pequenas empresas em todo o Brasil. São eles a Ribbit Capital, Kaszek Ventures, Greenoaks Capital e QED Investors.

É por meio dos recursos vindos desses fundos que a Cora consegue idealizar e desenvolver soluções cada vez mais práticas e inteligentes para seus clientes.

Agora que você conheceu um pouco mais a fundo sobre tudo que está por trás de uma conta digital para CNPJ, que tal abrir a sua agora mesmo? Aproveite que a Cora não cobra taxa de abertura, nem manutenção, além de isentar sua empresa da anuidade do cartão de crédito.

Por Equipe Cora
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“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

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