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Como vender mais no Dia das Mães: 5 dicas práticas para faturar

30 de março de 2023
como vender mais no dia das mães

Quem quer saber como vender mais no Dia das Mães deve, em primeiro lugar, entender que não, mães não são todas iguais, não são super-heroínas, não são perfeitas, não querem apenas ser mães. 

Partindo desta ideia, de que a visão sobre a maternidade mudou nos últimos anos (e a forma como essas mulheres se enxergam também), fica mais fácil acertar o tom na hora de aproveitar a data comemorativa e vender mais e melhor o seu produto. 

Quer entender melhor tudo isso e conferir as dicas que separamos para você para alavancar suas vendas nessa época do ano? É só continuar a leitura! 

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Como vender mais no Dia das Mães?

Se tem uma data que faz o comércio se agitar no Brasil é o Dia das Mães. Isso mesmo! A festividade costuma perder em vendas apenas para o Natal.

As perspectivas para 2023 ainda não foram divulgadas pelas entidades que analisam o mercado, mas se repetir o desempenho que teve em 2022, o Dia das Mães deste ano será um grande sucesso. 

 Segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado, as vendas para o Dia das Mães cresceram 18,1% ano passado em comparação aos resultados de 2021. Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo foram os estados que tiveram os melhores desempenhos.

Outro dado que chamou a atenção no Dia das Mães de 2022 foi o aumento do ticket médio do presente. Segundo levantamento feito pela SmartHint, sistema de busca inteligente do grupo Magazine Luiza, o valor médio gasto no site em cada compra saltou de R$ 351,45 para R$ 416,69.

Uma das explicações para o fenômeno, além do aumento da inflação, é que, após dois anos de pandemia (sem festas, sem presentes), as pessoas quiseram compensar a ausência presenteando as mães com itens mais caros. 

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5 dicas práticas para descobrir como vender mais no Dia das Mães 2023

Confira as dicas que separamos para quem quer saber como vender mais no Dia das Mães.

  • Entenda o seu público e capriche na mensagem 

Não foi à toa que no início deste texto falamos sobre as ideias equivocadas (ou ultrapassadas) que costumávamos ter sobre as mães. Para conseguir vender mais, é essencial entender melhor quem é este público e o que ele deseja. 

Um estudo de 2019 do Google já revelava um pouco deste cenário, ao mostrar o quanto as mães atuais preferem ser vistas como “mães reais”, mulheres com vários papéis além da maternidade, do que como “mães ideias”, super-heroínas sem capa que conseguem carregar o mundo (sozinha) nas costas. 

Para fazer uma campanha assertiva, é crucial compreender estas mudanças. Isso revela, inclusive, os desejos delas, o que gostariam de ganhar neste dia. Um spoiler: não se resumem à itens para casa, como batedeira, panela, jogo de jantar, copos novos, ok? Antigamente, essa era a visão difundida. 

Mas é preciso não esquecer nunca que, antes de ser mães, elas são mulheres. Claro que algumas podem perfeitamente sonhar com um eletrodoméstico específico, enquanto outras podem preferir um tênis de corrida. 

O importante aqui é entender que enquanto marca, loja, empresa, não é recomendável reproduzir ideias antigas, padronizadas, e até mesmo machistas sobre as mães, muito menos generalizar o que elas “merecem” ou “desejam”. Lembre-se: elas não são iguais. 

  • Planeje-se com antecedência

Se o Dia das Mães é conhecido por ser uma data onde as vendas tradicionalmente aumentam, não é preciso esperar os 5 minutos do segundo tempo para preparar seu negócio para atender a esta demanda.

Defina os itens, kits ou serviços que podem ter maior apelo para presentear as mães e trabalhe na divulgação deles antecipadamente. Tenha um estoque capaz de atender a demanda que possa surgir, programe os prazos de entrega, converse com fornecedores.

Se tiver uma loja física, defina o clima do seu estabelecimento também com antecedência. Uma vitrine diferenciada? Trilha sonora especial? Brindes para as mães? Cartões-presente? Sorteios?

Leia também | Gestão de estoque: o que é, como fazer e qual é a importância?

  • Invista em promoções e faça parcerias

Data comemorativa é sempre uma boa chance de organizar promoções. Um salão de cabeleireiros, por exemplo, pode montar um combo de cuidados especiais para as mães: corte, hidratação, manicure e pedicure por um preço promocional fixo. 

Uma loja de cosméticos pode montar um kit exclusivo, com uma embalagem diferenciada, para a data. E mais: oferecer uma massagem ou um day spa, por exemplo, com desconto em uma empresa parceira. 

Se sua loja for online, vale a pena disponibilizar um cupom de desconto para o dia das mães, organizar um sorteio online, oferecer frete grátis.

  • Divulgue suas ações para o Dia das Mães

De nada vai adiantar conhecer bem seu público, ter uma boa mensagem para passar, descobrir qual produto quer trabalhar nesta data, organizar tudo com antecedência, pensar em uma promoção bacana, se você não divulgar suas ações. 

Use as redes sociais, comunique seus clientes sobre o que a sua empresa planejou para a comemoração das mães. Sem dúvida, você irá colher melhores resultados.

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  • Tenha um bom atendimento e diversifique a forma de pagamento 

Além de dinheiro, cartão de débito, crédito, é interessante aceitar outras formas de pagamento. Pix, por exemplo, ou até mesmo boleto bancário, pode ser interessante e ampliar o alcance a clientes em potencial. 

Na Cora, quem possui conta PJ pode emitir boletos de cobrança de forma ilimitada, sem taxa e sem burocracia.

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Oferecer várias formas de pagamento é, inclusive, uma maneira de oferecer também um bom atendimento. Mas, claro, tirar dúvidas, tratar os clientes de forma respeitosa, estar disponível também no pós-venda é regra sempre para quem lida com o público. 

Lembre-se também que presentes, dependendo do segmento, podem ser trocados. Isso significa que logo após o Dia das Mães, a procura por este tipo de atendimento pode aumentar. Atender bem pode ajudar a vender mais até mesmo após a festividade. 

E agora, já sabe como vender mais no Dia das Mães? Esperamos que sim! E se quiser, fique à vontade para conhecer todos os serviços que a Cora oferece para quem empreende. Até a próxima! 

Por Equipe Cora
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