O boleto bancário é uma das formas de cobrança mais usadas no Brasil. Muitas lojas, como os e-commerces, por exemplo, chegam a oferecer descontos para os clientes que optam por esse meio de pagamento. Isso porque emitir boletos online é uma opção prática tanto para quem vende quanto para quem compra.

A seguir, entenda como emitir boleto bancário corretamente e garantir mais praticidade na cobrança dos seus clientes.

Como vender no boleto bancário?

O boleto bancário é um meio de pagamento que você pode usar para cobrar por produtos ou serviços.

Na prática, o boleto é um título de cobrança, podendo ser entregue impresso ou em formato digital à pessoa consumidora. 

Assim, a pessoa faz o pagamento e você recebe o valor na conta cadastrada. Em geral, o prazo de compensação de um boleto é de até 3 dias úteis. 

Ou seja, esse é o tempo que o dinheiro pode demorar para cair na sua conta, após o boleto ser pago.

Entretanto, algumas instituições, como a Cora, disponibilizam o boleto com QR Code Pix. Nessa modalidade, o boleto vem com um QR Code, além do código de barras. 

Então, se o cliente pagar usando o QR Code Pix, o valor cai na sua conta em poucos segundos.

Quais as formas de cobrar com boleto bancário?

Existem diferentes maneiras de cobrar por um produto ou serviço com boleto bancário

Nesse sentido você pode usar o boleto à vista, boleto parcelado e boleto recorrente:

  • boleto à vista: o valor total deve ser pago até a data de vencimento. É usado para pagamentos pontuais de produtos ou serviços;
  • boleto parcelado: o valor da compra é dividido em parcelas, emitindo um boleto para cada prestação. Por exemplo: uma compra de R$ 800 pode ser dividida em 4 vezes de R$ 200 no boleto parcelado.
  • gerar boleto recorrente: usado em serviços com cobrança periódica, como mensalidades de cursos, escolas, academias e também em clubes de assinaturas. 

O que é preciso para emitir boleto para clientes?

Existem duas opções principais para gerar boletos de cobrança: fazer a emissão a partir de uma conta em uma instituição financeira ou utilizar uma plataforma de pagamentos.

Em ambos os casos, pode haver cobrança por emissão de boleto ou taxa de compensação. 

Ou seja, você pode pagar uma tarifa cada vez que gerar um boleto, ou ter um percentual descontado sobre o valor de cada pagamento recebido.

Entretanto, a partir de uma conta digital PJ com boleto que ofereça isenção de tarifas, você consegue usar esse meio de pagamento sem trazer mais custos ao orçamento da empresa.

Então, se optar por emitir os boletos por uma instituição financeira, é preciso abrir uma conta para utilizar o recurso. 

Já as plataformas exigem um cadastro prévio, pelo site ou aplicativo, e algumas também cobram um valor de mensalidade.

Afinal, como emitir boleto de cobrança?

Emitir um boleto é um dos meios de pagamento e recebimento mais práticos. Existem duas principais formas de emitir boletos: diretamente com um banco ou com um sistema de cobrança e pagamentos.

Além de ser democrático e estar disponível para um número maior de pessoas, se comparado ao cartão de crédito, ele também é fácil para emitir, pagar e receber. 

Portanto, saber como emitir boleto é essencial para ajudar na diversificação de pagamentos do seu negócio. E isso é ainda mais importante pelo fato de a emissão ser feita tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica.

Já o pagamento pode ser realizado em bancos, lotéricas, farmácias e online, mesmo após o vencimento. Assim, esses são alguns dos motivos pelos quais essa se tornou uma das principais formas de cobrança no Brasil.

Se for emitir o boleto por meio de uma instituição bancária, você ou a sua empresa precisarão ter uma conta no banco, um convênio e uma carteira de cobrança que podem ou não estar incluídos nas contas de pessoa jurídica, dependendo do seu contrato.

A emissão do boleto, via banco, precisa ser feita manualmente, e todos os campos devem ser preenchidos corretamente. Em casos de mensalidades ou pagamentos recorrentes, é necessário gerar um novo boleto a cada mês.

Quais os campos obrigatórios no boleto bancário?

Para gerar um boleto bancário, é preciso informar dados da cobrança, assim como da pessoa que vai pagar e de quem vai receber o valor. 

Confira abaixo os campos obrigatórios para montar um boleto:

  • nome da instituição destinatária;
  • prefixo da instituição de destino;
  • linha digitável — representação numérica do código de barras;
  • local de pagamento;
  • data de vencimento;
  • nome do beneficiário e CPF/CNPJ;
  • nome do beneficiário final, CPF/CNPJ;
  • valor do documento;
  • nome do pagador e CPF/CNPJ;
  • código de barras. 

Quais as vantagens de emitir boleto pela Cora?

A Cora é uma conta digital PJ livre de tarifas, inclusive para a emissão de boletos. A compensação é gratuita para até 100 boletos mensais no caso de empresas e até 10 para microempreendedores individuais. Após esses limites, cada boleto compensado adicional custa R$ 1,90

Portanto, na Cora, você emite boletos online ilimitados para cobrar por seus produtos ou serviços.

Desse modo, você pode escolher entre boleto à vista, boleto parcelado e boleto recorrente, o que for mais adequado à transação. Além disso, você pode optar pelo boleto tradicional ou boleto com QR Code Pix.

Todas as categorias de CNPJ são aceitas. Então, não importa se a sua empresa é ME, EPP, LTDA — você pode aproveitar essa e outras vantagens da Cora, como transferências TED e Pix ilimitadas e gestão de cobrança.

Aliás, quem é MEI também pode abrir a conta Cora e gerar boletos ilimitados sem pagar nenhuma taxa.

Como emitir boleto de cobrança na Cora?

O processo de emissão de boletos no aplicativo da Conta Digital Cora é bastante simples e intuitivo. Veja o passo a passo:

  • acesse o aplicativo Cora;
  • no menu superior, clique em “cobrar”;
  • você terá a opção de emitir um boleto com QR Code Pix ou não;
  • também terá a opção de emitir à vista ou parcelado;
  • escolha emitir boleto para novo contato ou para um contato salvo anteriormente;
  • escreva o nome do cliente;
  • escolha a opção pessoa física ou pessoa jurídica;
  • digite o documento do seu cliente (CPF ou CNPJ);
  • digite o valor do boleto;
  • de um nome à cobrança;
  • se preferir, adicione uma descrição;
  • escolha uma data de vencimento;
  • confirme as informações do boleto e clique em confirmar;
  • pronto, o seu boleto foi gerado! 

Qual a diferença do boleto tradicional e o boleto com QR Code Pix da Cora?

Além de oferecer a opção de emitir um boleto com código de barra, a Cora também oferece a opção de emitir um boleto com QR Code Pix. Você sabe o que isso significa?

Isso significa que você oferece mais uma possibilidade de pagamento para o seu cliente. Se ele pagar via código de barras, a compensação do boleto pode demorar até 3 dias úteis. Porém, se ele pagar via QR Code Pix, o boleto é compensado em 10 segundos! É isso mesmo, o pagamento com QR Code é instantâneo.

Uma contribuição e tanto para o seu fluxo de caixa, não é mesmo?

Ah, e o boleto com QR Code Pix da Cora é mais uma novidade da funcionalidade Pix Cobrança. E, por isso, ele oferece as mesmas condições de juros, multas e descontos que o boleto convencional. O que muda é a agilidade do pagamento! É essa a cara do novo boleto Cora:

Imagem de um boleto da Cora ilustra artigo sobre como emitir boleto de graça.

Se você gostou da novidade, aproveite para conhecer a nossa conta PJ! O cadastro é super rápido, pode ser feito em menos de 10 minutos, e aceitamos qualquer categoria de CNPJ. Afinal, a Cora é uma conta especializada em pequenas e médias empresas e nascemos com o propósito de libertar os empreendedores de taxas abusivas.

Hoje, já oferecemos serviços financeiros como TED, Pix e emissão de boleto 100% gratuitos pelo aplicativo.

Como abrir uma conta PJ gratuita na Cora?

Como vimos, para aproveitar a emissão gratuita e ilimitada de boletos online, entre outros benefícios, basta ser cliente Cora.

Mas, se você ainda não tem a conta PJ gratuita, é só seguir os passos abaixo:

  • baixar o aplicativo da Cora no seu celular;
  • após a instalação, clicar em “Quero fazer parte”, na tela inicial do app;
  • preencher as informações da sua empresa (CNPJ, e-mail etc.);
  • informar seus dados pessoais, enviar uma foto do documento de identidade e uma selfie.

Lembrando que é preciso ser sócio ou representante legal da empresa para fazer a abertura da conta PJ. A resposta sobre a aprovação da conta chega por e-mail, em no máximo 3 dias úteis.